sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

estava eu posto em sossego, sentado no sofá a ver o Telejornal quando de repente me deparo com uma peça sobre a visita da Associação Coração Silenciado ao Presidente da República.
foi dito na referida peça que Marcelo sugeriu a criação de uma comissão independente tutelada pelo Estado para investigar os abusos sexuais na Igreja católica.
e que para além da comissão, o Presidente defendeu ainda que "é responsabilidade do Estado o problema das indemnizações, não deixando de reconhecer que a Igreja tem de tratar do assunto também".
para início de conversa devo deixar bem vincado que acho asqueroso, vil e criminoso os abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja Católica ou que a  ela estejam ligados por laços de trabalho ou de voluntariado.
dito isto sigo ao que me trouxe a este comentário.
que eu saiba Portugal é uma República Laica, ora assim sendo não consigo ver onde é que o Estado deve ser responsável pelo pagamento de indemnizações.
se me disserem que o Estado poderá nomear um defensor oficioso, aceito, pagar indemnizações sou contra e nada me move contra quem sofreu essas ações criminosas, move-me apenas ajuizar sobre a responsabilidade criminal e indemnizatória dos culpados.
de igual forma, penso que o grande sentir católico do Presidente deve estar isento.

o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) hoje ficou mal na fotografia, não vale tudo

Sem comentários:

Rita Ferreira, editora de sociedade, publicou no Expresso o seguinte: “O plano de verão que a ministra da Saúde pediu a Fernando Araújo é, a...