segunda-feira, 31 de março de 2025

uma imensa vontade rir...
o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a única explicação para a oposição não querer participar nos debates para as legislativas de maio, em que representará a coligação com o PSD, é o medo.
disse aos jornalistas que encara a posição do BE, Livre e PAN com normalidade porque "o receio faz parte da vida"
realmente é muita lata que o presidente de um partido que direi satélite e mais, que vive encostado para não desaparecer, venha com essa conversa.
esquece-se o referido presidente que há diferenças substanciais entre o CDS/PP e o PSD, basta ouvir o senhor deputado Paulo Núncio para perceber essas diferenças.
mais, não é o senhor Nuno melo que vai ser cabeça de lista em coisa nenhuma e muito menos candidato a primeiro ministro e até duvido que o programa do governo apresentado por Luís Montenegro e pelo PSD, tenha contributos do partido do Largo do Caldas.
para terminar não julgo que seja da competência de Luís Montenegro decidir com quem debate.
por mim apoio a ideia de Rui Calafate: as televisões deveriam deixar a cadeira vazia de Luís Montenegro.

quinta-feira, 27 de março de 2025

podemos ser um país a sério?
fiquei hoje a saber que o ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que se demitiu por ter constituído duas imobiliárias dias antes da aprovação da polémica lei dos solos, foi esta quarta-feira confirmado como cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) por Bragança, nas legislativas antecipadas de 18 de maio.
quer dizer, saiu há dois meses por suspeita de conflito de interesses, acaba de ser entronizado quer pela concelhia de Bragança, quer pela Comissão Nacional do PSD.
claro que eu percebo este integrar de Hernâni Dias na lista a deputados.
com esta atitude fica justificada a candidatura do próprio Luís Montenegro.
se fosse um país a sério ficava arredado destas coisas, se a ética ainda fosse palavra de ordem ficava em casa...
a ética fugiu mesmo da São Caetano à Lapa.

já aqui tinha referido que Aguiar Branco foi o pior presidente que já teve a Assembleia da República e continuo a confirmar isso mesmo.
espero que seja potestativa a CPI

já nas anteriores eleições legislativas referi que o PPM só tinha sido contatado devido à sigla.
agora o presidente do partido diz que foi enganado e que agora ou é diferente ou não há AD
espero para ver.
depois de escrever isto fiquei a saber que vai ser diferente: o PPM está afastado da AD

 

segunda-feira, 24 de março de 2025

Montenegro aproveitou o resultado eleitoral na Madeira para se empertigar cavalgar esse mesmo resultado.
é curioso que Albuquerque não o quis na Madeira e a sintonia entre o PSD madeirense e o do continente não é nenhuma.
assim sendo, não vejo razão para tanto entusiasmo.
agora que o PS e o Chega saíram derrota grande, disso não tenhamos dúvidas.

deixo-vos um naco de prosa maravilhosa de Tiago Franco e publicada numa rede social:


" RESULTADO NA MADEIRA: O MIGUEL É INOCENTE |
Não me perguntem porquê mas as eleições na Madeira, desde que o Alberto se foi embora, trazem-me sempre à memória o Roque Santeiro. Para a garotada que passa aqui, o Roque Santeiro foi a melhor novela de sempre da vida a dois canais.
Não gosto das análises que a esquerda faz dos resultados eleitorais na ilha do Ronnie. Há 50 anos que dizemos o mesmo: "a Madeira é um caso especial, são todos primos, não se pode extrapolar para a realidade nacional, bla, bla".
Pode, pode meus amigos. Pode e deve. Os madeirenses, podem falar de uma forma mais difícil ao ouvido destreinado mas são portugueses como todos nós. Gostam de eleger tudo o que é merda.
Miguel Albuquerque tem um camião de suspeitas em cima dele. Como estes casos se arrastam indefinidamente, confesso que não sei em que capítulo vai a série. O início foi espectacular, com 200 paraquedistas a saltarem no Funchal, computadores abafados, muito fogo de artifício e o bom do Miguel a encostar a espinha na prisão. Tinha tudo para ser um blockbuster para depois foi perdendo interesse. Ficam só as suspeitas, as investigacões eternas e "à justica o que é da justica".
A decência aconselharia que um dirigente nestas condicões se afastasse. Em Portugal é currículo. E camaradas, não é apenas na Madeira. É no país todo. Gente que alegadamente rouba, tem problemas com a justica ou acusacões de violência doméstica, até rapaziada que vai presa, não voltam a concorrer e a ganhar eleicões? Não aparecem nas televisões como senadores, com a nobre missão de educarem a populacão? Não são recompensados com mais cargos políticos de destaque? O Isaltino, a Felgueiras, o Sócrates, o Relvas, os Tutti-Frutti todos, o Valentim Loureiro, o Bugalho, os Cheganos em geral, o Montenegro daqui a dois meses.
A quantidade de gente que se elege neste país com problemas com a justica devia ser um caso de estudo. É o "rouba mas faz" aplicado à política portuguesa.
Há uns anos tudo isto me incomodava. Era o tempo em que me aborrecia ter nascido num país de terceiro mundo e, por vezes, tinha a arrogância de pensar que a evolucão também podia ser uma moda lusa.
Hoje já não me chateia. Sou mais egoísta e menos paciente. Se um trabalhador por conta de outrém, que leva para casa menos de 900 euros (7 em cada 10 portugueses), acha que o futuro (dele e dos filhos) está em partidos que tentam, essencialmente, canalizar dinheiro dos impostos para o sector privado...quem sou eu para discutir essa ideia?
Se pagam impostos noruegueses, recebem salários do Ruanda, vivem em subúrbios que são atentados arquitectónicos, enchem-se de Medicares por causa das filas do SNS e, na única escola que conseguem pagar (a pública), os filhos passam semanas sem aulas mas, mesmo assim, acham que isto só lá vai com PPPs, vistos gold e injecões na banca, pois meus amigos, por quem sois?
Fazem muito bem em votar no Albuquerque, no Montenegro, no Ventura, nos gajos da IL, no PS e em todos os que, de uma maneira ou de outra, nos transformaram no pior exemplo de integracão na UE. Não foi fácil conseguir entrar pobre e manter esse estatuto por 40 anos. Mas conseguimos.
E como estamos a gostar...continuemos.
Faz parte da democracia e por mim, tudo bem.
Se eu fosse conselheiro do Astromar dir-lhe-ia para (alegadamente) roubar um pouco mais. "Get rich or die tryin'", como nos aconselha o poeta das rimas em camisa de alças. É isso que procuramos com estas eleições, não é? Resolver casos de justiça nas urnas.
Descansa Miguel, és inocente. O povo decidiu, está decidido."

domingo, 23 de março de 2025

será que é hoje que alguém chega à conclusão que a ambição desmedida de Paulo Cafôfo é prejudicial ao Partido Socialista na Madeira?
ainda olhando para a Madeira, mais duas pequenas notas: não compreendo como pessoas com o estatuto de arguidos se apresentam em eleições, é o ponto mais baixo da democracia.
a segunda nota é: onde está a carta de ética aprovada pelo PSD?


sábado, 22 de março de 2025

a cada dia que passa mais se vai conhecendo da dita Spinumviva e de Luís Montenegro.
de nada vale os srs. ministros atirarem com a teoria da lama, porque não é a oposição que atira lama contra o governo, neste caso a lama veio de dentro do próprio governo

quarta-feira, 19 de março de 2025

terça-feira, 18 de março de 2025

ainda bem que existem alguns (poucos é verdade) comentadores isentos sobre a guerra da Rússia/Ucrânia, porque escutar o Nuno Rogeiro é simplesmente patético

 

segunda-feira, 17 de março de 2025

para quem não se lembra aqui fica o que falei sobre a queda de Assad

continua a verificação sobre Luís Montenegro.
a empresa, a casa...
são demasiadas coisas para explicar.
aguardam-se pois essas explicações que tardam

estou cansado do julgamento (que ainda não começou) da Operação Marquês.
 

domingo, 16 de março de 2025

Fernando Alexandre,  ministro da Educação, foi ao Princípio da Incerteza e saiu de lá com a certeza de que aprendeu muito com o Pacheco Pereira. 

sexta-feira, 14 de março de 2025

o corrupio de políticos nas televisões excede tudo o que é possível e imaginário.
se pensarmos que vêm aí dois meses de campanha eleitoral...

Marcelo com o seu quê de maquiavélico, deu mais umas alfinetadas em Luís Montenegro durante a comunicação de ontem ao país.

preocupa-me o dia 19 de maio...

entretanto novos dados vão aparecendo sobre o primeiro ministro.
o lastro já vai extenso e não estou a ver que vá parar por aqui.

não prometeram, mas estão a cumprir: entregar o SNS aos privados.

Aguiar Branco ficará conhecido como o pior presidente da Assembleia da República.


terça-feira, 11 de março de 2025

hoje é dia de confiança
uma confiança que não existe, mas que ele teima em levar a plebiscito.
tem sido caricato este urgente aprovar de matérias
barragens, ordenados, e tudo e tudo
como se todos nós tivéssemos colado na testa uma placa a dizer burros.
o que mais me custou ouvir ontem, foi: mesmo se for considerado arguido, serei candidato.
perante tal anúncio pensei de imediato nos primeiros dois versos da estrofe 95 do canto IV dos Lusíadas (o episódio do Velho do Restelo):

— "Ó gloria de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade a quem chamamos fama!
..."

que tristeza...


agora mais à noite...
façam um desenho ao Anselmo Crespo para que é preciso uma Comissão Parlamentar de Inquérito, já que ele teima em não perceber

segunda-feira, 10 de março de 2025

Vítor Gaspar vai abandonar o FMI em novembro de 2025.
nessa altura o Banco de Portugal já tem nova equipa?

domingo, 9 de março de 2025

deliciado com o trabalho de Pedro Mexia sobre Camilo Castelo Branco na revista do Expresso.
vale a pena adquirir o Expresso só por este trabalho.





cortar energia?????!!!!!
aqui ninguém condiciona o dinheiro israelita espalhado pelo mundo




sábado, 8 de março de 2025

a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse hoje que a aprovação de novas parcerias público-privadas (PPP) em cinco hospitais não estão relacionadas com a atual crise política no país.
claro, e nós somos estúpidos...

Montenegro diz que "não fez nem mais nem menos do que faz qualquer português"
pois é, mas não é qualquer português que é primeiro ministro.
continuam a querer passar-nos atestados de burrice

sexta-feira, 7 de março de 2025

estou cansado destes jogos florentinos tão característicos do "Príncipe" de Maquiavel...
a última movimentação conhecida foi dada pela voz do ministro Castro Almeida.
como já perceberam que por muito que tentem, não conseguem imputar as culpas para os partidos da oposição, saiu então a terreiro que o governo retira a moção de confiança se o Partido Socialista retirar a Comissão Parlamentar de Inquérito e  Luís Montenegro dá todas as explicações.
mas porque não deu as explicações à duas semanas atrás?
porquê aquele triste espectáculo de sábado à noite com os ministros a fazerem de figurantes numa peça a que não pertencem? 
eu no caso deles teria preferido sair do governo, a prestar-me a tão triste figura.
o que se seguirá?
de que vale Hugo Soares ter imposto a figura de Montenegro como continuador?
esperemos por novos capítulos que irão surgir até terça-feira...
a terminar marque-se a cambalhota da Iniciativa Liberal.
o tacticismo político a funcionar em pleno.
é o deixem-me aproveitar agora pode ser que sobre algo para mim...

é engraçado ver Marques Mendes a pedir a Marcelo para este fazer uma "ultima tentativa"
é o chão a fugir-lhe debaixo dos pés...

segunda-feira, 3 de março de 2025

continuemos para bingo
ou se não quisermos usar a palavra bingo diremos: cada cavadela cada minhoca

https://leitor.jornaleconomico.pt/noticia/solverde-politica-de-privacidade-do-site-nao-e-revista-desde-setembro-de-2020

e viva a folia...


domingo, 2 de março de 2025

ora vamos lá à noite de ontem
Luís Montenegro veio ontem de arrogância extrema falar de um Portugal feito oásis. 
está  muito longe disso este país.
mas ontem não era dia de comício, era dia de explicações e quanto a estas zero, continuamos na mesma, ou talvez não, porque se adensaram as certezas do senhor Primeiro Ministro ter estado a receber uma avença de uma empresa particular enquanto desempenhava funções de número um do Governo, coisa que lhe está vedada pelo estatuto dos cargos políticos e governativos (que eu me lembro, Manuel Pinho foi considerado culpado por situação idêntica).
claro que a noite saiu bem a Montenegro teve uma ajuda preciosa: a moção de censura do PCP que, como muito bem Pedro Nuno Santos definiu, mordeu o isco.
e de nada vale o sr ministro Miranda Sarmento vir dizer que já não é necessária uma moção de confiança porque a de censura do PCP tem chumbo anunciado.
que eu tivesse percebido Paulo Raimundo disse que a moção de censura visava as políticas deste governo.
ora o que está aqui em causa é a atuação do senhor Primeiro Ministro (aliás nem percebo, a não ser pela questão de comício) o porquê da presença dos ministros ontem.
ontem ficou claro que acabou a confiança no chefe do governo e como tal era a porta de saída o fim lógico de todo este caso.
diz ainda que Montenegro que vai pedir escusa relativamente a decisões que envolvam as empresas ligadas ao seu gabinete, ora isto é uma falácia já que é ele o chefe do governo e todas as decisões passam por ele.
para terminar, três simples questões:
o que vai fazer o Ministério Público?
vai ou não a conservatória que efetuou o registo de cedência de quotas ser investigada à luz do Código Civil?
senhor Presidente da República (que tanto gosta de opinar sobre tudo e sobre todos) o que se lhe apraz dizer sobre isto (não nos esquecemos de Galamba, nem de Costa)?


um acrescento do Correio da Manhã



sábado, 1 de março de 2025

o CDS não tem vergonha de ter um militante como Paulo Núncio?
eu se fosse militante desse partido pedia a minha desfiliação enquanto tal personagem fosse militante.
é uma vergonha para gente que fundou o CDS/PP

escutei o Primeiro-Ministro e tive vergonha de ele ser Primeiro-Ministro do meu país.

o PCP acaba de fazer um favor a Luís Montenegro com a apresentação de uma moção de censura. Era deixar que fosse o governo a apresentar uma moção de confiança.
a vitimização está em marcha

e o CDS aflito com medo de desaparecer de vez.



os ativistas da Climáximo com o ataque a Rui Rocha e os ciganos com as intervenções contra o Chega, estão a prestar um péssimo serviço. a vi...