segunda-feira, 21 de abril de 2025

não sou crente, mas reconheço que o Papa Francisco veio trazer uma lufada de ar fresco à Igreja, foi a modos que um Concílio Vaticano II renovado.
calculo que não vai ser fácil arranjar um "seguidor", a Cúria move-se por interesses nem sempre muito claros (ainda hoje paira um certo manto de silêncio sobre a morte de João Paulo I).
e Portugal não foge à regra.
se encontramos membros da Igreja alinhados com esta renovação, também encontramos alguns para quem esta renovação é um crime (convém recordar que alguns membros da Igreja portuguesa estiveram presentes num encontro secreto em Sintra onde pontuou uma visão ultraconservadora da Igreja).
regressando ao início e como não crente deixo um obrigado a Francisco pela sua visão e atitudes desempoeiradas em prol de uma Igreja dos nossos dias. 

cada vez mais interessante...
eu tinha dito anteriormente que achava impossível a senhora ministra da Administração Interna desconhecer algumas páginas do RASI e eis que hoje diz o DN que a Secretária-geral do SSI assume que a decisão de excluir a análise da PJ à extrema-direita do RASI foi “na sequência” de uma reunião do GCS na qual Margarida Blasco e Rita Júdice estiveram presentes.


4 comentários:

  1. Este Papa merece a nossa homenagem.

    ResponderEliminar
  2. Adeus, Francisco!
    Venha Tolentino de Mendonça, 59 anos, Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, duvido, Tolentino tem muitos anticorpos na ala conservadora da Igreja, eu também gostaria muito

      Eliminar
  3. Tolentino é o meu favorito: liberal, intelectual, poeta.
    No mais global Conclave vão sentar-se, lado a lado, cardeais com profundas diferenças pastorais e de mundividência.
    Católica, não crente, receio que o próximo Papa seja um velho conservador com mais de 300 anos.

    ResponderEliminar

a justiça a escorregar pela vergonha... o pessoal do BPN escapa à prisão e o outro ainda fala de ética... Álvaro Sobrinho do ex-BESA não vei...