domingo, 4 de setembro de 2022

João Paulo I foi hoje beatificado pelo Papa Francisco.
para mim seria mais importante o esclarecimento total da sua morte.



5 comentários:

A Sombra das Núvens disse...

Li, mas estando de acordo não se me oferece nenhum comentário.

Maria Rita disse...


Isso é que era! Depois da morte de Paulo VI, aquilo foi um reboliço lá para o Vaticano, era eu menina e moça, ouvia Rádio logo de manhã, pois lá em casa não havia televisão, e estava a par de tudo o que se passava no país e no mundo...O risonho Papa nem chegou a aquecer o 'Trono' Papal... Logo a seguir, novo corre-corre até se ver o fumo branco.
Nunca ninguém me tirou da cabeça que a morte foi tudo menos natural.
Então, vai ser canonizado e só agora... porquê? Saberá esclarecer-me sábio Zaratustra?

Maria Rita disse...

...Também posso estar a fazer confusão. Tomara que não... e que tudo o que aqui escrevi, de afogadilho, diga a bota com a perdigota. :)

zaratustra disse...

Maria Rita vou dizer a minha opinião.
O Papa Francisco está a sentir que estará a caminhar para o final da sua vida papal. Talvez esta decisão seja uma meia reposição de uma justiça. É verdade que estes processos de canonização são demorados e pelo que diz o processo, o milagre que sustenta o processo refere-se à suposta cura inexplicável de uma criança argentina, que sofria de uma grave doença cerebral. A causa de canonização foi aberta em novembro de 2003, somente 25 anos após a sua morte, e terminou em novembro de 2017, com o decreto sancionado pelo Papa Francisco, que proclamava as virtudes heroicas de João Paulo I. Em outubro passado, a jornalista e vice-postuladora da causa da canonização, Stefania Falasca, anunciou que o conselho médico responsável por examinar o caso da menina argentina "decidiu por unanimidade que a cura era cientificamente inexplicável". Então pouco depois, seria assinado o decreto que reconhece o milagre atribuído à sua intercessão - e justifica, aos olhos da Igreja, a beatificação. Foi a 13 de outubro de 2021, pelo punho do Papa Francisco.
Mas também não devemos deixar de juntar a tudo isto (e talvez o mais importante) o facto de João Paulo I ser um papa diferente, que quis revolucionar o Vaticano e os poderes instituídos não o permitiram, e digo isto porque João Paulo II, embora não tenha sido uma decisão pacífica - existiram muitas reticências por parte de alguns setores da Igreja - foi beatificado pela Igreja em maio de 2011 e mais tarde canonizado, em 2014, um espaço de tempo muito menor do que João Paulo I.

Maria Rita disse...



E disse o senhor muito bem. Mais elucidada, sobre o assunto, não poderia ter ficado.
Concordo com a ideia de que o Papa Francisco deseje corrigir algumas injustiças, prevendo que a sua partida esteja a chegar. Tudo o resto que fez o favor de salientar são informações que agradeço pois desconhecia-as totalmente.

Obrigada e tenha uma boa noite.

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...