sexta-feira, 23 de setembro de 2022

começo por dizer que não sou católico, nem professo outra qualquer religião.
dito isto confesso o meu grande respeito e apreço pelo cardeal e poeta José Tolentino Mendonça.
assim sendo é com imenso orgulho que saúdo a sua elevação de arquivista e bibliotecário da Santa Sé para responsável do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano.
esta nomeação surge no âmbito da entrada em vigor da nova constituição Praedicate Evangelium ("Anunciai o Evangelho"), que regula e renova o funcionamento da Cúria Romana e também pela substituição do bem conhecido e influente cardeal Gianfranco Ravasi, que completa 80 anos em outubro.


4 comentários:

ematejoca disse...

Eu sou católica, apostólica romana — não acredito em Deus desde os meus quinze anos.
Também eu admiro esse nosso poeta, com o qual compartilho ser “amiga de Serralves”.

Janita disse...

De um modo geral, não necessitamos professar a religião católica - ou qualquer outra - para nutrir um profundo respeito e apreço pelo 'nosso' Cardeal José Tolentino Mendonça. É a sua nobreza de carácter e grande sensibilidade criativa, que nos toca o coração.
Gostei de saber que também aprecia as suas qualidades humanas, culturais e poéticas.
Se me permite, trago-lhe um pequenino poema que me diz muito. Chama-se: Inscrição.


"O brilho é o leve
júbilo
que sustenta os versos

Ainda que sejamos obscuros

e nenhum nome
sirva jamais para dizer
o fogo."

Boa noite. :)

brancas nuvens negras disse...

O meu regozijo também vai para a escolha do nosso Tolentino.

zaratustra disse...

Janita, agradeço-lhe o belíssimo poema de Tolentino Mendonça. Bom fim de semana ou o que resta dele

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...