segunda-feira, 19 de setembro de 2022

são tempos imprevisíveis os que se perfilam no futuro a nível internacional.
dois seres teimam, em prol da grandeza dos EUA e o esmagamento das outras potências, vão espalhando insegurança. refiro-me a Biden e a Pelosi
Biden disse estar disposto a enviar tropas para Taiwan se esta fosse invadida pelos chineses.
a senhora Pelosi avançou com comentários de apoio a Arménia na questão do ataque que sofreram os arménios, que é uma das partes do famoso conflito do Nagorno Karabakh. a outra parte é o Azerbaijão.
trata-se de uma região situada na Transcaucásia e que está em disputa entre os dois países.
é assumido por muitos, e nomeadamente pelo estudioso americano Robert H. Hewsen, que as tribos primitivas que habitavam esta região "certamente não tinham origem arménia", e "embora certos povos iranianos possam ter-se estabelecido ali durante o longo período do domínio persa, a maior parte dos nativos não era indo-europeu. estes povos, segundo Hewsen, foram conquistados pelo Reino da Arménia no século II a.C..
claro que historiadores arménios dizem o contrário...
tirando esse aspeto, acho curioso que Pelosi então não fale da ocupação israelita em terrenos da Cisjordânia...
por mim reformava os dois

finalmente Isabel II foi sepultada.
acabou o espetáculo televisivo e a senhora descansa em paz

5 comentários:

ematejoca disse...

O pior é que regressa o Volodymyr Zelenskyy a fazer imposições intoleráveis à Alemanha 🇩🇪
O tipo já andava chateado de perder o protagonismo durante o luto da rainha.
E assim vai o mundo …

brancas nuvens negras disse...

Acabou a morte da rainha, se não inventarem mais nada volta a guerra da Ucrânia.

Janita disse...

Ainda que mal lhe pergunte...Quem é Pelosi?

A derradeira despedida a uma Rainha, de TODOS os seus súbditos, demora o seu tempo.
Agora, descansa feliz Sua Magestade, e os súbditos sentem a consciência tranquila...

Boa semana, caro Zaratustra. (o que eu adoro dizer alto este nome.)

zaratustra disse...

Cara Janita Pelosi é a sra. Nancy Pelosi presidente da Câmara dos representantes nos Estados Unidos.
Zaratustra é um nome com sonoridade... Já Friedrich Nietzsche assim pensava

Janita disse...

Obrigada. 👍
Fui tentar conhecer a senhora Pelosi e, sinceramente, não gostei nem um pouco da sua cara.
Quanto ao nome Zaratustra, sim, é um nome forte. Que o diga o meu amigo Zé da Trouxa. Ele e Nietzsche são velhos amigos...

Boa noite.

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...