terça-feira, 18 de abril de 2023

estes dias têm sido dias de tiro ao Lula
o posicionamento sobre a guerra na Ucrânia tem sido aproveitado principalmente pelos Estados Unidos para demonstrar o seu descontentamento face ao presidente brasileiro.
mas será mesmo a questão da guerra na Ucrânia?
convém não esquecer o posicionamento de Lula face ao dólar enquanto moeda do mercado internacional e face à criação do banco dos Brics
isto sim é a dor de cabeça dos americanos e também de algumas economias europeias que lidam mal com isto.
para além do que anteriormente disse convém também não esquecer que será mais fácil a estas economias emergentes capitalizarem as boas vontades e apoios dos países do sul, sejam da América, sejam da África.
perspectivam-se alterações na política externa mundial e pelo que vejo são de elevada monta.
aguardemos...


acabei eu de escrever o texto anterior e tomo conhecimento da posição do G7:
"os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7, reunidos em Karuizawa no Japão, prometeram hoje (18 de abril) que os países fornecedores de assistência à Rússia, no âmbito da guerra na Ucrânia, vão pagar "um preço alto"".
como se nós não percebêssemos o que está em causa.
não usem a guerra como desculpa

5 comentários:

brancas nuvens negras disse...

Tudo o que li aqui é uma análise esclarecida. Tudo o que saia do pensamento único é para diabolizar.
Não basta que as autoridades dos países falem pelos seus povos como se fosse um pensamento único, há muita gente esclarecida que não pensa igual aos EUA e à dita União Europeia.

Maria Antonieta disse...

Há muita gente esclarecida, culta e inteligente, que não pensa como o Lula da Silva nem lhe passou procuração para falar as alarvidades que falou. Ele esqueceu-se que representa um todo, que é o Povo brasileiro.
O seu "posicionamento" sobre a guerra na Ucrânia, vai contra tudo o que este blog defende: Verdade e Justiça!
Porquê esta cobertura a alguém faccioso e falso?
Não entendo!

zaratustra disse...

Maria Antonieta o que escrevi é diferente do que apresenta. O que eu escrevi é que os americanos e alguns europeus estão a soltar os cães a Lula não pelo que ele disse sobre a Ucrânia, mas pela questão dos BRICS. Nunca aqui referi que estou de acordo com a posição defendida defendida pelo Lula, mas ele tem legitimidade para o fazer, é Presidente do Brasil e foi eleito democraticamente.
Mas sobre a questão da guerra na Ucrânia, o autor deste blogue tem uma opinião muito própria.
Primeiro, nada justifica esta guerra, esta destruição de vidas e de bens e é um facto indesmentível que o agressor é a Rússia, mas é um facto que a Ucrânia tem feito incursões no Donbast com perca de vidas humanas e se preparava para invadir o Donbast e a Crimeia. Também é verdade que os acordos de Minsk foram mandados às urtigas por parte da Ucrânia.
Mas continuo a dizer: a Rússia invadiu a Ucrânia.
Por outro lado, tudo isto está a favorecer outros países. Favorece especialmente os Estados Unidos que depois da guerra ter começado, tem feito negócios fabulosos com a Europa.
Enfim tudo isto tem muita hipocrisia e os verdadeiros sofredores são o povo russo e o povo ucraniano.
Por cá, a guerra possibilitou que meia dúzia de personagens ganhem dinheiro a rodos com comentários nas pantalhas televisivas, comentários que por vezes mais não são do que meia dúzia de palavras carregadas de má educação e pouca ou nenhuma exatidão.
É muita hipocrisia.

zaratustra disse...

por lapso não especifiquei as incursões por parte dos ucranianos no Donbast a que faço referência ocorreram antes da invasão da Ucrânia
por outro lado agradeço a apreciação que faz do que por aqui vou escrevendo

brancas nuvens negras disse...

Totalmente de acordo com a argumentação de Zaratustra no texto acima.

Rita Ferreira, editora de sociedade, publicou no Expresso o seguinte: “O plano de verão que a ministra da Saúde pediu a Fernando Araújo é, a...