quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ultimamente Passos Coelho tem-nos brindado com umas pérolas espectaculares. Umas ditas em Espanha, outras aos microfones da TSF, enfim um fartote.
Hoje, na entrevista dada à Ângela Braga da TSF foi um bodo aos pobres.
Disse o líder do maior partido da oposição que é necessário colocar «o Estado e as associações empresariais a trabalhar em conjunto para procurar novos mercados nas economias que estão a crescer a um ritmo mais vigoroso», sendo esse o caso do Brasil e Angola. Passos Coelho considera estes países cruciais e que podem servir de trampolin para a China e para a Índia sendo por este motivo que pretende ainda este ano desçocar-se ao Brasil, Angola e Moçambique.
Primeiro já todos tinhamos percebido que o nosso futuro está directamente ligado aos mercados emergentes, e quando digo todos, são mesmo todos. Bastaria ter tomado atenção à passagem de Lula da Silva pelo nosso país, ou a deslocação recente de Cavaco e Sócrates a Angola para perceber isso mesmo. Por isso se esta é a grande "cacha" de Passos Coelho, eu fico com a nota de rodapé.
Mas tudo isto ainda é mais curioso se nos recordarmos do pensamento do PSD quando Lula chegou à presidência: tinha sido um mau passo do Brasil, ter escolhido um esquerdista para presidente. Hoje já não pensam assim?!
Quanto a Angola até fico pasmo como é que o PSD já decide caminhar para um país governado por uma ditadura.
Isso significa que a entrada de Isabel dos Santos no capital da ZON já não levanta reservas?
Vai visitar os países ainda este ano. Acho bem, só lamento ter de fazer uma analogia com o ciclismo: já por lá passaram o primeiro, o segundo e o pelotão todo, agora é a vez do carro vassoura.
Mas desta entrevista ficou-me uma pulga atrás da orelha. O que quis dizer Passos Coelho com a aliança ibérica para garantir a presença de portugueses e espanhóis em novos mercados fora da Europa.
Se tomarmos como exemplo o caso da VIVO, podemos dizer que foi uma aliança que correu bem.
Quando se espera que o líder do maior partido da oposição tenha ideias concretas e importantes para o país, assistimos a isto.
É pois fácil de perceber o porquê do PSD começar a cair nas sondagens.

Sem comentários:

hoje escreveu-se uma página negra na nossa democracia eleger vice-presidentes na AR que quiseram derrubar o regime democrático é uma afronta...