sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A sra Merkel e o sr. Sarkozy foram hoje derrotados pelo G20. Primeiro a Alemanha e depois veio a França apoiar, pretendiam que os investidores/possuidores de títulos de dívida pública fossem obrigados a assumir as perdas em caso de reestruturação da dívida de um Estado emissor desses títulos.
Ora os investidores dos mercados secundários não aceitaram isso e desataram a penalizar quem necessita de procurar dinheiro no mercado para se financiar, como é o caso da Grécia, de Portugal, da Irlanda, da Espanha e mesmo da Itália, embora a esta numa escala inferior já que a dívida é mais interna.
O que acontece é que a cimeira do G20, veio hoje dizer que não pode ser assim e que os investidores não podem, nem devem ser penalizados nesta matéria.
A partir daí os juros da dívida pública portuguesa e irlandesa baixaram de imediato.
É esta Europa a duas mãos que não entendo e recuso aceitar. De um lado o eixo franco-alemão(com mais uns três ou quatro países desejosos de entrar para esse alinhamento) e do outro lado estão os outros países).
A Europa não é isto.

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...