quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O já famoso vídeo de um jovem a gozar com a ministra da Educação deve, antes de nos provocar o riso, ou mesmo depois deste, deve levar-nos a reflectir.
A primeira reflexão vai para o simples facto de um qualquer miúdo estar a gozar com um ministro, o que por si só configura um acto de falta de educação, e não estou a falar da educação relativa á formação académica.
A segunda vai para os progenitores. Por certo que tiveram conhecimento do acto, possivelmente até foram os incentivadores, e se julgam estar perante um grande facto, desenganem-se, não os abona em nada, antes pelo contrário (e é por demais evidente que este menino teve a ajuda de alguém).
A terceira vai para a educação. Toda a gente fala da importância da mesma. Os governos após Abril, afectam recursos, alteram legislação, encomendam estudos, etc. e etc.. Os docentes movimentam-se, os encarregados de educação acomodam-se, os alunos marimbam-se e o resultado é o que está à vista.
A quarta vai para a senhora ministra. A comunicação foi infeliz.
Felizmente, e no meio de toda esta amálgama, vão existindo honrosas excepções.

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...