pode uma secretária de Estado mandar cala uma deputada?
estão invertidos os papéis.
julgam-se todos poderosos
porta da rua senhora secretária de Estado
(a situação foi hoje no Parlamento entre a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo e a deputada da CDU Paula Santos e foi assim o diálogo:
"hoje, na comissão parlamentar era a discussão do OE de 2026 para a saúde.
Paula Santos, deputada do PCP, já tinha ultrapassado o seu tempo.
o presidente da comissão, foi dizendo "muito obrigado, senhora deputada, queira terminar , senhora deputada".
tinha já dito quatro vezes quando se ouve a voz da secretária de Estado, mesmo sobre a do presidente da comissão:
- Pode terminar, senhora deputada?!
fez-se um silêncio no hemiciclo e a deputada Paula Santos parou de olhos abertos.
- Quem controla os trabalhos sou eu - disse o presidente da comissão.
- Isso é que não! - disse Paula Santos."
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
e a montanha pariu um rato, ou talvez não
esta será a melhor definição para a análise feita por Marcelo sobre a saúde.
esperava-se uma análise que refletisse com cabeça, tronco e membros, a problemática da saúde e em especial do momento assaz preocupante que atravessa o SNS.
afinal foram somente conjeturas, diria mesmo banalidades de base (para utilizar o título do autor Raoul Vaneigem)
Marcelo continua a passear alguns ao colo.
vale a pena ler o livro Que Presidente da República Portuguesa de Vital Moreira.
morreu uma grávida.
não é preciso dizer mais nada.
peço somente ao sr. ministro Pinto Luz que seja coerente com o que disse aquando da morte de uma grávida enquanto Marta Temido era ministra.
aliás começo a entender que esta coisa de olhar para os outros fez escola no PSD.
Carlos Moedas falou de Jorge Coelho, mas acomodou-se no seu cantinho.
Pinto Luz falou de Marta Temido, mas agora nem uma sílaba.
gente muito pequenina...
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
a melhor definição que li sobre Marcelo.
escrita por Ascenso Simões no Expresso:
"O país vai a votos para eleger o mais alto magistrado da Nação. E fá-lo depois de uma década de presença de Marcelo que se transformou naquele membro da família que aparece sempre para jantar, não deixa falar ninguém e, mesmo que as crianças já tenham ido dormir, continua a atanazar-nos a cabeça sem perceber que só por respeito por nós próprios não o colocamos na rua."
é significativo que a PJ tenha feito buscas no Novo Banco no dia em que este foi vendido.
o ministro da Educação apelou às empresas de construção para contratar trabalhadores: "Vamos precisar do vosso trabalho, temos centenas de escolas para recuperar"eu se fosse a ele falava primeiro com o colega de Governo, Leitão Amaro.
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
já agora o senhor ministro pode dizer quanto foi pago aos jornais, para nós dividirmos pelas 4500 assinaturas e sabermos quanto custou cada uma.
se quisermos fazer uma análise inteligente (não como o outro) poderemos até dizer que é bom estarmos nas graças da comunicação social
que mal terá feito a Marisa Matias?
terça-feira, 28 de outubro de 2025
não sei se ria se chore com a notícia.
o sublinhado a negro é da minha autoria e serve para realçar a idiotice da ideia.
"O Governo português estabeleceu uma meta ambiciosa de disponibilizar dez mil casas no mercado de arrendamento acessível até 2035 através da concessão de imóveis públicos a entidades privadas, conforme avança esta terça-feira, 28, o jornal Público.
Esta iniciativa faz parte de um novo programa de parcerias público-privadas (PPP) que visa colocar o "património do Estado ao serviço da habitação".
De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, o executivo planeia levar 16 imóveis a hasta pública, a maioria deles localizados em Lisboa, mas também na região Norte.
Estes imóveis poderão ser vendidos a privados e utilizados para fins não habitacionais, incluindo atividades turísticas.
Além disso, o Governo irá concessionar 14 imóveis públicos, estabelecendo parcerias com entidades privadas e outras entidades públicas, como municípios.
Entretanto, é importante notar que o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, recentemente declarou a intenção de "acabar com o conceito de arrendamento acessível", propondo a substituição por um novo modelo denominado "renda moderada".
Esta nova abordagem, que ainda precisa de aprovação na Assembleia da República, prevê benefícios fiscais para os proprietários que estabeleçam rendas máximas de 2.300 euros, independentemente da tipologia das casas ou da localização municipal."
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
morreu Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça.
podemos designar por Homem de causas.
foi durante o seu mandato como ministro que foi criado o Dec.-Lei 383/89 que fez nascer na ordem jurídica portuguesa a responsabilidade civil do produtor (tema esse que serviu de base à tese de doutoramento de João Calvão da Silva).
foi também um dos fundadores da APAV.
e mais recentemente fez parte da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa (Comissão essa que foi desfeita pela Igreja sem se perceber porquê)
eu disse aqui, que este acordo de paz por Gaza me parecia uma estátua com "pés de barro".
a anexação da Cisjordânia por parte de Israel é a prova disso mesmo
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
morreu Francisco Pinto Balsemão.
é inegável o legado que deixou em matéria de comunicação social.
a Impresa era a menina bonita dos seus olhos, foi ele que lhe deu vida, que dela tomou conta sempre em prol da liberdade de expressão.
partiu sem ter de ver a tomada do grupo por mãos italianas.
termino a escrita de hoje com um excelente artigo de opinião de Pacheco Pereira, publicado no Público de 18 de outubro.
obrigado pela lucidez
Mesmo quando não tinha o PCP e o Bloco ao seu lado, mesmo quando estes o atacavam, o PS era o muro eleitoral que impedia a direita de chegar ao poder ou a limitava no exercício do poder. Mesmo quando perdia eleições, estava lá e era um muro fiável pela sua dimensão. Tinha fissuras e tentações, mas não era possível o descalabro da esquerda sem o PS tombar. E o PS está a cair, eleitoralmente, politicamente e ideologicamente, e arrasta atrás de si o Bloco e o PCP. Apenas o Livre tem resistido.
A vaga de direita não começou agora, mas de algum modo mudou qualitativamente com a aparição do Chega. O Chega é o grande revolucionário do sistema político-partidário e, embora não tenha acabado com o bipartidarismo, enfraqueceu-o na sua utilidade para o partido do Governo, que agora tem sempre duas opções. Este processo é também favorecido pela deslocação à direita do PSD desde os tempos da troika, com o abandono dos últimos sinais da social-democracia da sua génese. Este processo foi agravado pela tentativa de competir com o Chega, adoptando a sua agenda. Os resultados não têm sido brilhantes.
Há hoje vitórias eleitorais do PSD sobre o PS, a mais importante é a que traduz a ocupação do voto urbano pelo PSD. Mas há igualmente vitórias políticas e ideológicas. A vitória táctica mais relevante foi a de interiorizar no PS os argumentos da direita sobre a crise dos socialistas. A ideia de que o PS tem perdido por causa de uma sua putativa radicalização e esquerdização entrou no lugar-comum, mas está longe de ser verdadeira. O PS não se radicalizou, bem pelo contrário, e mesmo o anterior secretário-geral foi o que inverteu o sentido útil da política de imigração, o que não é de somenos.
A chantagem política e ideológica do aparelho comunicacional da direita, cada vez mais forte, passa pelo apoio às claras ou disfarçado a José Luís Carneiro, a António José Seguro e, nas autárquicas, a Ricardo Leão, em Loures, e, pela divisão em Lisboa, a João Ferreira, do PCP. A que se soma uma clara chantagem política sobre o Orçamento e, em linhas gerais, a qualquer entrave que o PS possa colocar às políticas do Governo.
Hoje, a mínima afirmação de qualquer política que pareça vagamente merecer o nome de socialista é imediatamente classificada de “ideológica” versus técnica, e “radical”. E quando se analisa o conteúdo dessas políticas hoje consideradas “radicais”, são políticas que não são mais do que de centro-esquerda ou sociais-democratas, que há alguns anos ninguém classificaria como “radicais”.
A mínima afirmação de qualquer política que pareça vagamente merecer o nome de socialista é imediatamente classificada de 'ideológica' versus técnica, e 'radical'
E o PS, mais por inacção do que por acção, tem-se deixado manietar por este cerco, que inclui o domínio cada vez maior da direita pela capacidade de classificar, nomear, “chamar nomes”. Uma comunicação social, hoje muito dominada pela direita, funciona como megafone para as classificações. O Chega insulta, o PSD e o CDS nomeiam, e o PS passa da afirmação à justificação.
É certo que há um vento de direita nas democracias que o populismo faz soprar mais forte, mas é também verdade que a esquerda tem muita responsabilidade na criação de condições para esse vento, em particular em Portugal. O resto da esquerda abriu também caminho para esta perda de identidade e correlativa fragilização. O Bloco nunca deixou de ser um partido de elite com causas de elite, e o seu abandono da luta social a favor das “causas fracturantes” ajudou a criar um mundo de espectáculo muitas vezes afrontoso ao cidadão comum. O PCP, que tinha na esquerda um quase monopólio da luta social, tornou-se um sindicato médio, preso nas suas metacausas pela posição a favor da rendição da Ucrânia, a que chama “paz”.
A actual crise da esquerda portuguesa não passa apenas pela sua crise de identidade, passa também por uma perda de coragem política, pela sua moleza numa ecologia política muito agressiva à direita. Como os democratas americanos face a Trump, que só agora começam a perceber que o medo e a voz baixa só fortalecem uma política que assume hoje a forma dominante de bullying.
Por tudo isto, ideias, políticas e métodos, a direita domina a governação e a política, o Chega controla a agenda e a “narrativa”, o PS voa tão baixinho que dizer que voa é um exagero, e hoje o consumo da política, fundamental, em democracia mudou-se para locais mal frequentados como as redes sociais. Uma geração está a crescer nesta ecologia e não vai ser grande coisa.
Resistir é o único verbo com dignidade, vai ser duro, leva tempo e faz estragos, mas é a única maneira de travar a ascensão da brutalidade, da ignorância e de uma sociedade de pobres e excluídos, perdidos na sua invisibilidade."
terça-feira, 21 de outubro de 2025
o sr. D. Rui Valério, Cardeal Patriarca de Lisboa, diz numa entrevista ao "Nascer do Sol" que “não se pode descrever a situação em Gaza como genocídio”
que engraçado, por essa ordem de pensamento os abusos sexuais na igreja foram o quê, aulas de educação sexual...
a organização do evento está a cargo de Faria de Oliveira, Luís Palha e Alexandre Relvas.
vai faltar um grande e importante nome, refiro-me a José Oliveira e Costa fundador do célebre BPN.
segunda-feira, 20 de outubro de 2025
e agora sr. eng. Carlos Moedas?
a responsabilidade política é só para os outros...
ainda eu dizia mal da ministra da Administração Interna
hoje, numa visita a uma esquadra da PSP, resolveu o problema da criminalidade violenta: são os órgãos de comunicação social que passa a vida a dar notícias dessa criminalidade.
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
não me despeço, vou andar por aí
de quando em quando faz falta um apontamento de humor...
esta foi a frase lapidar de Hugo Soares numa resposta à questão, colocada na Grande Entrevista, das notícias sobre a vontade dos procuradores que estão na averiguação preventiva à Spinumviva de abrir um inquérito formal.
é preciso ler com cuidado as palavras do braço direito de Montenegro e atual líder de bancada do PSD na AR, até porque não vi o mesmo afã sobre outras publicações anteriormente colocadas e que versaram membros da oposição.
também espero que quando fala em escrutínio não queira significar o afastamento das Raquéis Varelas (já se contam só pelos dedos de uma mão) do espaço de comentário.
isto é a prova provada que estamos perante um acordo fictício e que tem tudo para ser mandado às urtigas por Israel.
as IDF destruíram a seu belo prazer e agora querem que se encontrem os corpos no meio daqueles escombros todos?
mais, importa esclarecer uma situação importante, alguém duvida que uma coisa é o braço político do Hamas situado no Catar e outra coisa são os elementos do braço armado em Gaza e isso também será um entrave a tudo isto, até mesmo ao bom desenrolar das coisas.
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
os EUA anunciam mais ajuda à Argentina que só continua se Milei ganhar eleições.
o total do apoio dos EUA à Argentina deve assim subir para 40 mil milhões de dólares.
já percebo o porquê da Iniciativa Liberal esteja tão calada sobre o sucesso de Milei e da Argentina.
terça-feira, 14 de outubro de 2025
não sou adepto de Maduro, mas sou um defensor acérrimo da Adolfo Pérez Esquivel e da carta que escreveu a 12 de outubro e que foi publicada no jornal argentino Página 12 nesta segunda-feira (13) a Corina e que deixo aqui:
“De Nobel para Nobel
Carta aberta a María Corina Machado
Envio-lhe as saudações de Paz e Bem que a humanidade e os povos que vivem na pobreza, no conflito, na guerra e na fome tão desesperadamente necessitam. Esta carta aberta é para expressar sua gratidão e compartilhar algumas reflexões.
Fiquei surpreso com sua designação como Prêmio Nobel da Paz pelo Comitê Nobel. Isso me fez lembrar das lutas contra as ditaduras no continente e em meu país sob ditaduras militares que suportamos de 1976 a 1983 e resistimos às prisões, à tortura e ao exílio com milhares de pessoas desaparecidas, crianças sequestradas e desaparecidas e os voos da morte dos quais sou um sobrevivente.
Em 1980, o Comitê Nobel me concedeu o Prêmio Nobel da Paz. 45 anos se passaram e continuamos trabalhando a serviço dos mais pobres e ao lado dos povos latinoamericanos. Em nome de todos eles, assumi esta alta distinção, não pelo Prêmio em si, mas pelo compromisso ao lado dos povos compartilhando as lutas e esperanças para construir um novo amanhecer. A paz se constrói dia a dia, e devemos ser coerentes entre palavras e ações.
Aos 94 anos, continuo aprendendo com a vida e me preocupo com sua postura e suas decisões sociais e políticas. Por isso, envio estas reflexões.
O governo venezuelano é uma democracia com seus altos e baixos. Hugo Chávez abriu caminho para a liberdade e a soberania do povo e lutou pela unidade continental; foi um despertar da Pátria Grande.
Os Estados Unidos a atacaram constantemente; não podem permitir que nenhum país do continente escape de sua órbita e dependência colonial; continuam a sustentar que a América Latina é seu “quintal”. O bloqueio americano a Cuba há mais de 60 anos é um atentado à liberdade e aos direitos do povo. A resistência do povo cubano é um exemplo de dignidade e força.
Estou surpreso com o quanto você se apega aos Estados Unidos, e você deve saber que eles não têm aliados nem amigos, apenas interesses. As ditaduras impostas na América Latina foram instrumentalizadas por seus interesses de dominação, destruindo a vida e a organização social, cultural e política dos povos que lutam por sua liberdade e autodeterminação. Nós, o povo, resistimos e lutamos pelo direito de sermos livres e soberanos, não uma colônia dos Estados Unidos.
Apoie o VIOMUNDO
O governo de Nicolás Maduro vive sob a ameaça dos Estados Unidos e do bloqueio. Basta considerar as forças navais no Caribe e o perigo de invasão do seu país. Vocês não disseram uma palavra, ou apoiam a interferência desta grande potência contra a Venezuela. O povo venezuelano está pronto para enfrentar essa ameaça.
Corina, pergunto-lhe. Por que você pediu aos EUA que invadissem a Venezuela? – Quando recebeu o anúncio de que receberia o Prêmio Nobel da Paz, você o dedicou a Trump. O agressor do seu país, mentindo e acusando a Venezuela de narcotráfico, uma mentira semelhante à de George Bush, que acusou Saddam Hussein de possuir “armas de destruição em massa”. Um pretexto para invadir o Iraque e saqueá-lo, causando milhares de vítimas, mulheres e crianças. Eu estava em Bagdá no final da guerra, no hospital pediátrico, e vi a destruição e as mortes causadas por aqueles que se proclamam defensores da liberdade. A pior forma de violência é a mentira.
Não se esqueça, Corina, que o Panamá foi invadido pelos EUA, causando morte e destruição para capturar um antigo aliado, o General Noriega. A invasão deixou 1.200 mortos em Los Chorrillos. Hoje, os EUA tentam tomar novamente o Canal do Panamá. É uma longa lista de intervenções e sofrimento na América Latina e no mundo por parte dos EUA. As veias da América Latina continuam abertas, como diz Eduardo Galeano.
Preocupa-me que você não tenha dedicado o Prêmio Nobel ao seu povo, mas sim ao agressor da Venezuela. Acredito, Corina, que você precisa analisar e saber onde se posiciona, se você é apenas mais uma peça do sistema colonial estadunidense, sujeita aos seus interesses de dominação, que nunca poderão ser para o bem do seu povo. Como opositora do governo Maduro, suas posições e opções geram muita incerteza. Você recorre ao pior quando pede que os EUA invadam a Venezuela.
O importante a ter em mente é que construir a paz exige muita força e coragem para o bem do seu povo, que eu conheço e amo profundamente.
Onde antes havia barracos nas montanhas sobrevivendo na pobreza e na miséria, hoje há moradia digna, saúde, educação e cultura. A dignidade do povo não se compra nem se vende.
Corina, como diz o poeta: “Caminhante, não há caminho, o caminho se faz caminhando”. Agora você tem a oportunidade de trabalhar pelo seu povo e construir a paz, não de provocar mais violência. Um mal não se resolve com outro mal maior. Teremos apenas dois males e nunca uma solução para o conflito.
Abra sua mente e seu coração ao diálogo, ao encontro com seu povo, esvazie o jarro da violência e construa a paz e a unidade entre seus povos para que a luz da liberdade e da igualdade possa entrar.
Adolfo Pérez Esquivel 12-10-25″
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
hoje assistimos a mais um espetáculo a premiar o egocentrismo de Trump.
até parecia que o senhor da Casa Branca estava na sala oval a ditar ordens e não como convidado em Sharm el-Sheikh
desejo que o acordo tenha futuro e que termine o massacre do povo palestiniano, mas acho estranho que não estejam presentes o Hamas e os israelitas.
a RTP decidiu fazer alterações que não passaram só pelo despedimento de Raquel Varela, alteraram também o grafismo e o nome da RTP3.
passou a RTP Notícias e a cor passou a ser o vermelho, sendo que a RTP sempre foi azul.
passamos para o canal 6 e parece que estamos no 5
plagiar a SIC Notícias não é bonito.
e pronto vamos às eleições
claro que o PSD venceu.
Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Beja, Guimarães, são pontos importantes.
mas o PS também clama vitória pelas cinco capitais de distrito e porque Bragança e Viseu são muito importantes
quanto aos outros partidos vamos esperar para ver como se rearranjam os elencos camarários para depois sim poder dizer quem saiu também a ganhar para além do PSD.
domingo, 12 de outubro de 2025
sábado, 11 de outubro de 2025
a Maria João Avilez tem aparecido a comentar as Autárquicas.
por favor alguém que a ajude a sair daquilo com dignidade
o Alta Definição contou hoje com Eduardo Sá.
quem não viu e tiver oportunidade de ver, não deixe de o fazer, porque sim aquilo é mesmo serviço público.
obrigado
diz o governo que com este orçamento os impostos vão baixar, mas esqueceu-se de dizer que os impostos indirectos vão subir 4,5% o que é um valor deveras considerável
e resta saber se a questão dos combustíveis não aumenta este valor
alguém pode explicar aquela embrulhada dos F-35.
existiram ou não reuniões do embaixador israelita com o governo português.
quem mente?
sexta-feira, 10 de outubro de 2025
e pronto aí está um "bom" aproveitamento de fundos
ontem foi dia de acordo.
um acordo feito à medida de Israel, EUA e alguns países do Golfo para quem os palestinianos são um embaraço enorme.
se eu acredito no acordo, não acredito, mas estou grato por ter parado, para já, o genocídio perpetrado pelo governo israelita.
um amigo e leitor deste espaço comentou comigo o meu texto sobre Passos Coelho e Montenegro, dizendo que eu estava completamente errado.
eu ri-me e acrescentei-lhe mais um facto: as eleições em Sintra, onde os dois estiveram em dias diferentes, já que a ligação teve dias melhores em tempos idos
e espero que estas notícias sobre as questões pendentes na investigação preventiva a Luís Montenegro (que tanto o deixaram "arreliado") não sejam a preparação para o regresso de Passos, porque desenganem-se todos aqueles que o empurram para PR, ele quer é ser primeiro ministro.
que grande melão
(María Corina Machado)
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Carlos Moedas não acerta uma.
fala de insegurança e crimes violentos e o relatório da polícia desmente.
fala em acréscimo de violações no Martim Moniz mas segundo diz o Diário de Notícias, os números citados pelo autarca não dizem respeito apenas ao Martim Moniz, mas sim a toda a 1.ª Divisão Policial da PSP, uma área que abrange zonas como o Rossio, a Baixa, Arroios e Alfama;
fala de que os outros candidatos se aproveitaram do acidente do elevador, quando é ele que se vitimiza a todo o instante e não teve a ética de fazer aquilo que sempre exigiu aos outros;
decidiu "tomar posse" de obras que não lhe dizem respeito
assim é fácil ser presidente de Câmara.
diz o jornal Público que o Governo quer vender 14
imóveis públicos a privados que poderão vir a ser utilizados para fins não
habitacionais e ainda concessionar outros 14 imóveis públicos, em regime de PPP
ou com outras entidades públicas, como municípios, e permitirá que a renda
praticada albergue o conceito criado de «renda moderada», os tais 2300€
se a isto juntarmos a questão da baixa de IRS para os proprietários de imóveis
para arrendamento, está feito o cocktail para uma maior destruição do mercado
habitacional.
ainda bem que este governo se preocupa com o problema da habitação, olha se não
se preocupasse...
eu sei que isto é mais uma das medidas de eleitoralismo puro e duro, mesmo sabendo isso gostaria que alguém me explicasse a medida que foi ontem publicada "Diário da República", assinada pelo secretário de estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira e que diz que os jovens desempregados, com menos de 30 anos, se encontrarem um novo local de trabalho podem acumular até 35% do valor mensal do subsídio de desemprego com o salário que vão receber.
e porque não os desempregados até 40 anos, ou 50, ou mesmo 60?
e se vai trabalhar porquê continuar a receber subsídio de desemprego?
ou será que é para ajudar a pagar a tal renda moderada?
e a terminar...
Luís Montenegro não gostou de saber que a ideia será abrir um processo relativamente à investigação preventiva que decorre à 6 meses e divulgada pela Sábado e pela CNN.
após isto dificilmente a investigação será "varrida" para debaixo do tapete.
terça-feira, 7 de outubro de 2025
são mesmo as autárquicas?
com o nível de promessas que Montenegro anda a fazer pensava eu que estávamos a disputar as legislativas.
todos os dias sai um coelho da cartola e nada da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
se eu fosse ao Montenegro amarrava-me à cadeira, não vá o Passos empurrá-lo e ele se estatelar no chão.
até parece o outro, mas esse caiu no forte de S. Julião e este será empurrado na S. Caetano à Lapa.
faleceu Fernando Paulouro das Neves.
foi a alma viva do Jornal do Fundão ao qual dedicou toda a sua vida como jornalista, chefe de redação e diretor.
esteve ligado ao teatro e foi autor de um número considerável de obras.
esteve ligado ao Sindicato dos Jornalistas e à Comissão da Carteira de Jornalista.
podemos resumir dizendo que morreu um homem da cultura e um defensor acérrimo da sua região.
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
domingo, 5 de outubro de 2025
sábado, 4 de outubro de 2025
e agora deixo uma pergunta a esta UE:
o que fazer com o resultado da Chéquia?
vou gostar de ver, não que fique satisfeito com mais este avanço do populismo, mas porque tudo isto é a prova viva da inépcia dos dirigentes da UE em fazer frente à desagregação da Europa.
tenho vergonha do senhor ministro da Defesa.
alguém explica ao senhor Primeiro Ministro que os F-35 são aviões militares, de guerra.
e por falar em Primeiro Ministro, esta coisa de dar mais atenção aos eleitos autárquicos do PSD é o quê?
e as indicações da senhora Embaixadora em Israel, sobre as condições em que se encontram os portugueses detidos não é matéria mais que suficiente para o senhor ministro Paulo Rangel chamar o embaixador israelita.
Pacheco Pereira hoje no Público, a ler
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
continuo curioso pelas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa e do senhor Procurador Geral sobre a investigação ao juiz Ivo Rosa.
de repente, ou não, os participantes da flotilha foram apelidados de tudo e mais alguma coisa, e que tudo isto não tinha sido mais que uma autopromoção e um passeio no Mediterrâneo, enfim...
recordo aqui o Lusitânia Expresso e a viagem de eurodeputados do PPE para fiscalizaram as eleições na Venezuela e o que disseram por não lhes ser permitida a entrada.
ficam aqui estes dois casos como coerência, ou melhor, a falta dela...
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
a Europa continua por caminhos ínvios...
querem utilizar os ativos russos na Europa e que se encontram bloqueados, para comprar armas para a Ucrânia e para a reconstrução do país.
não sei se isto tem proteção judicial, ou se estamos naquelas medidas do politicamente correto que depois se verificam ser politicamente incorreto.
uma coisa eu sei, a ser correto, aceito a questão da reconstrução, não do armamento.
a Europa entrou na espiral de loucura e essa espiral vai sair-nos cara, até porque o que assistimos é a um crescendo da China, Rússia e Estados Unidos
a Europa, fragmentada numa União patética, vai ficando para trás e nem o eixo franco-alemão lhe dá consistência já que, quer um quer outro, fabricam "alguns passos de dança" mas mais no sentido de "rematar para canto" os problemas internos (coisa que não tem acontecido, acrescente-se).
o Reino Unido, que está fora da União, também tem problemas internos e está mais interessado em fabricar acordos com os EUA.
a Itália de maneira nenhuma pretende fugir aos ditames de Trump e por isso vai dando umas vezes na cabeça e outras na canela.
por falar em ativos bloqueados gostaria que a Europa bloqueasse os de Israel para reconstruir Gaza e a Cisjordânia, mas claro isso era pedir muito...
fiquei ontem a pensar no que aconteceu ao juiz Ivo Rosa e pergunto-me: onde está o Estado de Direito?
que loucura é esta do metrobus?
a direita "trauliteira" do PSD está hoje a fazer comentário nas televisões
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
desta vez o motivo foi a lei dos estrangeiros.
ainda desconheço a formulação da lei, mas pelo que entendi tem pelo meio uns "alçapões".
vou esperar pela lei para fazer o meu comentário final.
entretanto aproveito para deixar aqui duas indicações.
uma faz hoje capa no Jornal de Negócios
sabemos que as contas públicas com superavit têm origem nos saldos da Segurança Social, saldos esses que existem devido aos muitos descontos dos emigrantes trabalhadores.
para além disto ainda existe outra problemática.
existe um elevado número, para não dizer a maioria, de trabalhadores emigrantes nas áreas de agricultura e pescas e do turismo, dois pontos fortes da nossa economia.
com a sua saída como ficamos?
e eu a pensar que a senhora só era especialista em swaps.
e a DSI (Doutrina Social da Igreja) "desceu" ao Bloco de Esquerda. estou curioso para ver o posicionamento da Igreja portuguesa. l...
-
e pronto, mais uma aventura de Luís Montenegro. agora com os imóveis claro que depois tem de dizer coisas várias, mas nenhuma delas credível...
-
o Ministério Público tirou mais um coelho da cartola. sempre que há eleições algo aparece para investigar que arraste o Partido Socialista. ...
