domingo, 17 de outubro de 2010

Há vergonhas que merecem ser expostas sempre e a qualquer hora. Estou a referir-me às verbas para a RTP. Em altura de crise o governo decidiu, e bem, que haveria de diminuir as verbas a transferir para as empresas da órbita do Estado.
Pois que então o governo decidiu diminuir mais ou menos 30 milhões (33,1).
Face a isto pensei eu que a RTP iria fazer um esforço e colaborar nesta luta que é de todos.
Que ingenuidade a minha.
O governo decidiu, ao mesmo tempo que baixou a transferência, decidiu aumentar
em 29,3 por cento a taxa para o audiovisual, paga por todos os contribuintes na factura mensal da electricidade.
Um escândalo. Uma vergonha.
Isto é, o que o governo não transfere, vai chegar na nesma aos cofres da televisão, uma vez que cada contrato doméstico da EDP vai passar a dar para a RTP 2,25 euros por mês.
Feitas as contas de uma forma grosseira constatamos que a RTP/RDP vai receber com este aumento um valor total de 146 milhões, mais 33 milhões que no ano transacto (113 milhões em 2010).
Estão resolvidos os 33 milhões a menos.
Como ainda recentemente foi capa de jornal de que uma jornalista da RTP iria sofrer cortes no vencimento anuais no valor de 7 mil euros anuais, percebem-se os 33 milhões.
Acresce a este escândalo o facto de eu receber o sinal televisivo através de um distribuidor (ZON), assim sendo o problema não é meu, é da ZON. No dia em que a distribuidora decidir fechar a RTP, está à vontade. E assim sendo se eu deixar de ver o canal como é que o posso pagar?
Detesto que me tomem por parvo.

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...