quinta-feira, 10 de abril de 2025

e as televisões todas caladinhas e os comentadeiros nem abriram o pio...
aguardam-se as cenas dos próximos capítulos protagonizados pela China

quarta-feira, 9 de abril de 2025

a última grande novidade da guerra na Ucrânia é o facto de Zelensky ter implicado directamente a China no conflito que grassa no país por ter encontrado dois soldados chineses.
espero que a Rússia nunca capture nenhum dos portugueses que estão a combater ao lado da Ucrânia e, que eu saiba, estão lá por manifesta vontade pessoal e isto para que Portugal também não seja também implicado.

segundo Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, o 2.º período escolar ficou marcado pela falta de professores
palavras, palavras, palavras... sr. ministro

tudo como dantes, quartel em Abrantes
esta é uma das muitas expressões populares que significa que nada se alterou...
enquanto o governo continua em alegre campanha eleitoral, basta ter escutado ontem o sr. ministro da Presidência, Leitão Amaro, as urgências de ginecologia e pediatria continuam a ser encerradas, continuamos sem saber, apesar das conclusões do relatório da IGAS, de quem é a culpa pelas mortes durante a greve do INEM (pasme-se que a ministra da Saúde é de novo candidata), os doentes sem médico de família continuam a aumentar, a habitação continua a ser um problema para os portugueses, o custo de vida é um pavor e há alunos ainda sem professor...
para além disto, a ética para alguns é algo de que só ouviram falar.

a terminar gostaria de deixar uma sugestão a Anselmo Crespo: pedir umas aulas ao Rui Calafate


segunda-feira, 7 de abril de 2025

pensava eu que já tinha visto tudo, mas afinal não.
Marie Le Pen comparou-se a Martin Luther King...
estamos conversados.

sempre tive algum apreço pelo ministro Manuel Castro Almeida.
julgo-o uma pessoa capaz e dotado de conhecimentos técnicos, aliás aquando da composição do governo afirmei que era talvez o melhor ministro de todo o elenco.
mas eis que, neste afã de campanha, decide "borrar a pintura"...
as suas declarações sobre o programa eleitoral do PS são no mínimo patéticas e desprovidas de senso.
convinha que ele não se esquecesse que andou um ano em campanha diária à conta do que ficou do anterior governo.
a seriedade política é um ponto fundamental.

não sei de quem foi a ideia de escolher Pedro Duarte para substituir o falecido Miguel Macedo no programa "O Princípio da Incerteza" na CNN Portugal, mas o autor da ideia bem pode "limpara as mãos à parede" já que foi como "andar de cavalo para burro". 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

persiste a falta de vergonha e as trapalhadas...
ontem assistiu-se a um vergonhoso conselho de ministros/arruada.
a ética que tanto foi criticada antes, é agora jogada ao lixo com atitudes perfeitamente anómalas.
e de nada vale Luís Montenegro todo sorridente dizer que não sabe de nada e que não anda a distribuir panfletos, porque isso fica-lhe mal, é uma atitude desprezível e uma tentativa despudorada de fazer dos outros parvos.
a propósito do ainda senhor Primeiro Ministro e candidato a sê-lo também lhe fica mal a questão da explicação do parecer.
primeiro disse que não deu nenhum parecer, agora diz que deu, mas que foi depois de comprar o betão.
deixo o betão para outras kalendas, mas reforço a questão do parecer: primeiro não deu e agora deu...
é tudo mito poucochinho...

segunda-feira, 31 de março de 2025

uma imensa vontade rir...
o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a única explicação para a oposição não querer participar nos debates para as legislativas de maio, em que representará a coligação com o PSD, é o medo.
disse aos jornalistas que encara a posição do BE, Livre e PAN com normalidade porque "o receio faz parte da vida"
realmente é muita lata que o presidente de um partido que direi satélite e mais, que vive encostado para não desaparecer, venha com essa conversa.
esquece-se o referido presidente que há diferenças substanciais entre o CDS/PP e o PSD, basta ouvir o senhor deputado Paulo Núncio para perceber essas diferenças.
mais, não é o senhor Nuno melo que vai ser cabeça de lista em coisa nenhuma e muito menos candidato a primeiro ministro e até duvido que o programa do governo apresentado por Luís Montenegro e pelo PSD, tenha contributos do partido do Largo do Caldas.
para terminar não julgo que seja da competência de Luís Montenegro decidir com quem debate.
por mim apoio a ideia de Rui Calafate: as televisões deveriam deixar a cadeira vazia de Luís Montenegro.

quinta-feira, 27 de março de 2025

podemos ser um país a sério?
fiquei hoje a saber que o ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que se demitiu por ter constituído duas imobiliárias dias antes da aprovação da polémica lei dos solos, foi esta quarta-feira confirmado como cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) por Bragança, nas legislativas antecipadas de 18 de maio.
quer dizer, saiu há dois meses por suspeita de conflito de interesses, acaba de ser entronizado quer pela concelhia de Bragança, quer pela Comissão Nacional do PSD.
claro que eu percebo este integrar de Hernâni Dias na lista a deputados.
com esta atitude fica justificada a candidatura do próprio Luís Montenegro.
se fosse um país a sério ficava arredado destas coisas, se a ética ainda fosse palavra de ordem ficava em casa...
a ética fugiu mesmo da São Caetano à Lapa.

já aqui tinha referido que Aguiar Branco foi o pior presidente que já teve a Assembleia da República e continuo a confirmar isso mesmo.
espero que seja potestativa a CPI

já nas anteriores eleições legislativas referi que o PPM só tinha sido contatado devido à sigla.
agora o presidente do partido diz que foi enganado e que agora ou é diferente ou não há AD
espero para ver.
depois de escrever isto fiquei a saber que vai ser diferente: o PPM está afastado da AD

 

segunda-feira, 24 de março de 2025

Montenegro aproveitou o resultado eleitoral na Madeira para se empertigar cavalgar esse mesmo resultado.
é curioso que Albuquerque não o quis na Madeira e a sintonia entre o PSD madeirense e o do continente não é nenhuma.
assim sendo, não vejo razão para tanto entusiasmo.
agora que o PS e o Chega saíram derrota grande, disso não tenhamos dúvidas.

deixo-vos um naco de prosa maravilhosa de Tiago Franco e publicada numa rede social:


" RESULTADO NA MADEIRA: O MIGUEL É INOCENTE |
Não me perguntem porquê mas as eleições na Madeira, desde que o Alberto se foi embora, trazem-me sempre à memória o Roque Santeiro. Para a garotada que passa aqui, o Roque Santeiro foi a melhor novela de sempre da vida a dois canais.
Não gosto das análises que a esquerda faz dos resultados eleitorais na ilha do Ronnie. Há 50 anos que dizemos o mesmo: "a Madeira é um caso especial, são todos primos, não se pode extrapolar para a realidade nacional, bla, bla".
Pode, pode meus amigos. Pode e deve. Os madeirenses, podem falar de uma forma mais difícil ao ouvido destreinado mas são portugueses como todos nós. Gostam de eleger tudo o que é merda.
Miguel Albuquerque tem um camião de suspeitas em cima dele. Como estes casos se arrastam indefinidamente, confesso que não sei em que capítulo vai a série. O início foi espectacular, com 200 paraquedistas a saltarem no Funchal, computadores abafados, muito fogo de artifício e o bom do Miguel a encostar a espinha na prisão. Tinha tudo para ser um blockbuster para depois foi perdendo interesse. Ficam só as suspeitas, as investigacões eternas e "à justica o que é da justica".
A decência aconselharia que um dirigente nestas condicões se afastasse. Em Portugal é currículo. E camaradas, não é apenas na Madeira. É no país todo. Gente que alegadamente rouba, tem problemas com a justica ou acusacões de violência doméstica, até rapaziada que vai presa, não voltam a concorrer e a ganhar eleicões? Não aparecem nas televisões como senadores, com a nobre missão de educarem a populacão? Não são recompensados com mais cargos políticos de destaque? O Isaltino, a Felgueiras, o Sócrates, o Relvas, os Tutti-Frutti todos, o Valentim Loureiro, o Bugalho, os Cheganos em geral, o Montenegro daqui a dois meses.
A quantidade de gente que se elege neste país com problemas com a justica devia ser um caso de estudo. É o "rouba mas faz" aplicado à política portuguesa.
Há uns anos tudo isto me incomodava. Era o tempo em que me aborrecia ter nascido num país de terceiro mundo e, por vezes, tinha a arrogância de pensar que a evolucão também podia ser uma moda lusa.
Hoje já não me chateia. Sou mais egoísta e menos paciente. Se um trabalhador por conta de outrém, que leva para casa menos de 900 euros (7 em cada 10 portugueses), acha que o futuro (dele e dos filhos) está em partidos que tentam, essencialmente, canalizar dinheiro dos impostos para o sector privado...quem sou eu para discutir essa ideia?
Se pagam impostos noruegueses, recebem salários do Ruanda, vivem em subúrbios que são atentados arquitectónicos, enchem-se de Medicares por causa das filas do SNS e, na única escola que conseguem pagar (a pública), os filhos passam semanas sem aulas mas, mesmo assim, acham que isto só lá vai com PPPs, vistos gold e injecões na banca, pois meus amigos, por quem sois?
Fazem muito bem em votar no Albuquerque, no Montenegro, no Ventura, nos gajos da IL, no PS e em todos os que, de uma maneira ou de outra, nos transformaram no pior exemplo de integracão na UE. Não foi fácil conseguir entrar pobre e manter esse estatuto por 40 anos. Mas conseguimos.
E como estamos a gostar...continuemos.
Faz parte da democracia e por mim, tudo bem.
Se eu fosse conselheiro do Astromar dir-lhe-ia para (alegadamente) roubar um pouco mais. "Get rich or die tryin'", como nos aconselha o poeta das rimas em camisa de alças. É isso que procuramos com estas eleições, não é? Resolver casos de justiça nas urnas.
Descansa Miguel, és inocente. O povo decidiu, está decidido."

domingo, 23 de março de 2025

será que é hoje que alguém chega à conclusão que a ambição desmedida de Paulo Cafôfo é prejudicial ao Partido Socialista na Madeira?
ainda olhando para a Madeira, mais duas pequenas notas: não compreendo como pessoas com o estatuto de arguidos se apresentam em eleições, é o ponto mais baixo da democracia.
a segunda nota é: onde está a carta de ética aprovada pelo PSD?


sábado, 22 de março de 2025

a cada dia que passa mais se vai conhecendo da dita Spinumviva e de Luís Montenegro.
de nada vale os srs. ministros atirarem com a teoria da lama, porque não é a oposição que atira lama contra o governo, neste caso a lama veio de dentro do próprio governo

quarta-feira, 19 de março de 2025

terça-feira, 18 de março de 2025

ainda bem que existem alguns (poucos é verdade) comentadores isentos sobre a guerra da Rússia/Ucrânia, porque escutar o Nuno Rogeiro é simplesmente patético

 

segunda-feira, 17 de março de 2025

para quem não se lembra aqui fica o que falei sobre a queda de Assad

continua a verificação sobre Luís Montenegro.
a empresa, a casa...
são demasiadas coisas para explicar.
aguardam-se pois essas explicações que tardam

estou cansado do julgamento (que ainda não começou) da Operação Marquês.
 

domingo, 16 de março de 2025

Fernando Alexandre,  ministro da Educação, foi ao Princípio da Incerteza e saiu de lá com a certeza de que aprendeu muito com o Pacheco Pereira. 

sexta-feira, 14 de março de 2025

o corrupio de políticos nas televisões excede tudo o que é possível e imaginário.
se pensarmos que vêm aí dois meses de campanha eleitoral...

Marcelo com o seu quê de maquiavélico, deu mais umas alfinetadas em Luís Montenegro durante a comunicação de ontem ao país.

preocupa-me o dia 19 de maio...

entretanto novos dados vão aparecendo sobre o primeiro ministro.
o lastro já vai extenso e não estou a ver que vá parar por aqui.

não prometeram, mas estão a cumprir: entregar o SNS aos privados.

Aguiar Branco ficará conhecido como o pior presidente da Assembleia da República.


terça-feira, 11 de março de 2025

hoje é dia de confiança
uma confiança que não existe, mas que ele teima em levar a plebiscito.
tem sido caricato este urgente aprovar de matérias
barragens, ordenados, e tudo e tudo
como se todos nós tivéssemos colado na testa uma placa a dizer burros.
o que mais me custou ouvir ontem, foi: mesmo se for considerado arguido, serei candidato.
perante tal anúncio pensei de imediato nos primeiros dois versos da estrofe 95 do canto IV dos Lusíadas (o episódio do Velho do Restelo):

— "Ó gloria de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade a quem chamamos fama!
..."

que tristeza...


agora mais à noite...
façam um desenho ao Anselmo Crespo para que é preciso uma Comissão Parlamentar de Inquérito, já que ele teima em não perceber

segunda-feira, 10 de março de 2025

Vítor Gaspar vai abandonar o FMI em novembro de 2025.
nessa altura o Banco de Portugal já tem nova equipa?

domingo, 9 de março de 2025

deliciado com o trabalho de Pedro Mexia sobre Camilo Castelo Branco na revista do Expresso.
vale a pena adquirir o Expresso só por este trabalho.





cortar energia?????!!!!!
aqui ninguém condiciona o dinheiro israelita espalhado pelo mundo




sábado, 8 de março de 2025

a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse hoje que a aprovação de novas parcerias público-privadas (PPP) em cinco hospitais não estão relacionadas com a atual crise política no país.
claro, e nós somos estúpidos...

Montenegro diz que "não fez nem mais nem menos do que faz qualquer português"
pois é, mas não é qualquer português que é primeiro ministro.
continuam a querer passar-nos atestados de burrice

sexta-feira, 7 de março de 2025

estou cansado destes jogos florentinos tão característicos do "Príncipe" de Maquiavel...
a última movimentação conhecida foi dada pela voz do ministro Castro Almeida.
como já perceberam que por muito que tentem, não conseguem imputar as culpas para os partidos da oposição, saiu então a terreiro que o governo retira a moção de confiança se o Partido Socialista retirar a Comissão Parlamentar de Inquérito e  Luís Montenegro dá todas as explicações.
mas porque não deu as explicações à duas semanas atrás?
porquê aquele triste espectáculo de sábado à noite com os ministros a fazerem de figurantes numa peça a que não pertencem? 
eu no caso deles teria preferido sair do governo, a prestar-me a tão triste figura.
o que se seguirá?
de que vale Hugo Soares ter imposto a figura de Montenegro como continuador?
esperemos por novos capítulos que irão surgir até terça-feira...
a terminar marque-se a cambalhota da Iniciativa Liberal.
o tacticismo político a funcionar em pleno.
é o deixem-me aproveitar agora pode ser que sobre algo para mim...

é engraçado ver Marques Mendes a pedir a Marcelo para este fazer uma "ultima tentativa"
é o chão a fugir-lhe debaixo dos pés...

segunda-feira, 3 de março de 2025

continuemos para bingo
ou se não quisermos usar a palavra bingo diremos: cada cavadela cada minhoca

https://leitor.jornaleconomico.pt/noticia/solverde-politica-de-privacidade-do-site-nao-e-revista-desde-setembro-de-2020

e viva a folia...


domingo, 2 de março de 2025

ora vamos lá à noite de ontem
Luís Montenegro veio ontem de arrogância extrema falar de um Portugal feito oásis. 
está  muito longe disso este país.
mas ontem não era dia de comício, era dia de explicações e quanto a estas zero, continuamos na mesma, ou talvez não, porque se adensaram as certezas do senhor Primeiro Ministro ter estado a receber uma avença de uma empresa particular enquanto desempenhava funções de número um do Governo, coisa que lhe está vedada pelo estatuto dos cargos políticos e governativos (que eu me lembro, Manuel Pinho foi considerado culpado por situação idêntica).
claro que a noite saiu bem a Montenegro teve uma ajuda preciosa: a moção de censura do PCP que, como muito bem Pedro Nuno Santos definiu, mordeu o isco.
e de nada vale o sr ministro Miranda Sarmento vir dizer que já não é necessária uma moção de confiança porque a de censura do PCP tem chumbo anunciado.
que eu tivesse percebido Paulo Raimundo disse que a moção de censura visava as políticas deste governo.
ora o que está aqui em causa é a atuação do senhor Primeiro Ministro (aliás nem percebo, a não ser pela questão de comício) o porquê da presença dos ministros ontem.
ontem ficou claro que acabou a confiança no chefe do governo e como tal era a porta de saída o fim lógico de todo este caso.
diz ainda que Montenegro que vai pedir escusa relativamente a decisões que envolvam as empresas ligadas ao seu gabinete, ora isto é uma falácia já que é ele o chefe do governo e todas as decisões passam por ele.
para terminar, três simples questões:
o que vai fazer o Ministério Público?
vai ou não a conservatória que efetuou o registo de cedência de quotas ser investigada à luz do Código Civil?
senhor Presidente da República (que tanto gosta de opinar sobre tudo e sobre todos) o que se lhe apraz dizer sobre isto (não nos esquecemos de Galamba, nem de Costa)?


um acrescento do Correio da Manhã



sábado, 1 de março de 2025

o CDS não tem vergonha de ter um militante como Paulo Núncio?
eu se fosse militante desse partido pedia a minha desfiliação enquanto tal personagem fosse militante.
é uma vergonha para gente que fundou o CDS/PP

escutei o Primeiro-Ministro e tive vergonha de ele ser Primeiro-Ministro do meu país.

o PCP acaba de fazer um favor a Luís Montenegro com a apresentação de uma moção de censura. Era deixar que fosse o governo a apresentar uma moção de confiança.
a vitimização está em marcha

e o CDS aflito com medo de desaparecer de vez.



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Luís Montenegro ainda é Primeiro Ministro?
este não é um caso ou um casinho, é mesmo um casão.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

está desvendado o mistério dos clientes da empresa de Luís Montenegro.
amanhã esta será a primeira página do Expresso




terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

 diz hoje o Público que em Portugal há bancos a oferecer spreads negativos a autarquias  e até a isenção de comissões (que normalmente encarecem o crédito final).
primeiro porque é um segmento poderoso e em segundo porque têm os clientes particulares para lhes dar uma imensidão de lucros, sejam eles na remuneração de depósitos a prazo(miserável), sejam eles no pagamento de comissões de conta ou mesmo nos créditos à habitação.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

hoje faz anos que começou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
são 3 anos de desinformação constante.
por mim continuo a não me esquecer do jornal Público de junho de 2020.

  




ontem as televisões portuguesas falaram de tudo.
da Ucrânia, da Rússia, do Papa, da empresa de Luís Montenegro etc, etc...
só se esqueceram que passavam 38 anos da morte do Zeca.

e por falar no Papa (embora eu seja ateu) devo dizer que gostava que os hipócritas do clero de todo o Mundo que reuniram em Sintra e mesmo alguns que não reuniram, mas que estão desejosos que Francisco desapareça para continuarem no seu ócio conservador e se possível "sentados" em cima do Vaticano II a lerem o de Trento, fossem todos desmascarados.


 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

é deprimente verificar o caminho que um jornal(DN) com 161 anos, que noticiou a queda da Monarquia e a implantação da República, a Grande Guerra, o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e o advento do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, a Revolução de 25 de Abril de 1974 e a conturbada transição democrática, e a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia e à União Europeia, está a seguir...
ler algumas (muitas) crónicas do editor e do diretor é tão só uma dor de alma.
que sejam muito felizes... por mim terminou aqui.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Luís Montenegro lá fez aquela remodelação mal amanhada que deixa uma pergunta no ar: no ministério da Saúde quem é mais importante, a ministra ou a secretária de Estado? 
vamos tomando nota.
ainda na questão da remodelação, veio logo à tona a questão do novo secretário de Estado de seu nome Silvério Regalado que contratou por ajuste direto o gabinete de advogados de que era sócio Luís Montenegro.
pois bem, quem trouxe o assunto à tona lá saberá porquê.
a mim preocupa-me outra alteração.
a da nova secretária de Estado da Segurança Social, Filipa Lima.
quem tiver a paciência de passar em revista as suas publicações científicas verificará que uma delas (pág. 65) fala, entre outras coisas, sobre a sustentabilidade da Segurança Social, onde destaca o importante que é "diversificar as fontes de provisão de pensões para que os fundos de pensões privados desempenhem um papel mais importante na garantia de um rendimento de reforma adequado".
fique-se com esta memória

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

gosto de Zelensky...
disse a Trump que "Não podemos aceitar, como país independente, quaisquer acordos feitos sem nós".
o grande problema é o queijo que ataca a memória, porque se não fosse o queijo iria lembrar-se da conferência para a paz na Ucrânia que decorreu na Suíça em junho de 2024 e onde não esteve a Rússia.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

tudo gente engraçada...
a Fertagus, empresa de transportes portuguesa, parte do Grupo Barraqueiro que opera um serviço ferroviário suburbano de passageiros concessionado pelo Estado Português, entre a estação de Roma-Areeiro em Lisboa e a estação de Setúbal, decidiu alterar os horários.
fê-lo sem saber se tinha capacidade transportadora para operar com esta alteração.
percebeu-se que o material circulante era inferior às necessidades apresentadas depois desta alteração.
vai daí que o sr. ministro das Infraestruturas decidiu pedir à CP ajuda, que o mesmo é dizer pediu material circulante; para resolver o problema de uma empresa privada.
talvez tivesse sido mais ajuizado perceberem se tinham ou não condições para efetuar as alterações.
afinal o Estado é mau, é castrador da iniciativa privada, mas... na hora do aperto vai de tocar à campainha.
por acaso tinha interesse em saber quais eram as contrapartidas propostas pelo sr. ministro para a cedência.

hoje foi caricato assistir ao Nuno Rogeiro e ao Milhazes no Jornal da Noite na SIC a falar das novas ideias do Trump para a Ucrânia e da aceitação de Zelensky do plano americano com perca de terreno.
andaram aqui durante este tempo todo a dizer coisas e loisas e hoje meteram a viola no saco...

a senhora ministra da Saúde disse na comissão da Assembleia da República que os gestores privados têm mais capacidade que os públicos... ora toma

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

enquanto a Europa só faz reuniões por causa das ameaças de Trump, há pessoas que têm outras atitudes.
deixo aqui o link com o original da declaração da presidente mexicana e uma tradução livre:

A PRESIDENTE MEXICANA CLAUDIA SHEINBAUM DIRIGE-SE A TRUMP

Então vocês votaram para construir um muro... Bem, queridos americanos, mesmo que vocês não entendam muito de geografia, já que a América é o seu país, não um continente, é importante que vocês descubram, antes do primeiro tijolo ser colocado, que além deste muro há 7 bilhões de pessoas.
Mas como você realmente não conhece o termo “pessoas”, vamos chamá-los de “consumidores”. Existem 7 mil milhões de consumidores prontos para substituir os seus iPhones por dispositivos Samsung ou Huawei em menos de 42 horas.
Eles também podem substituir Levi’s por Zara ou Massimo Duti.
Em menos de seis meses podemos facilmente deixar de comprar carros Ford ou Chevrolet e substituí-los por Toyota, KIA, Mazda, Honda, Hyundai, Volvo, Subaru, Renault ou BMW, que são tecnicamente melhores do que os carros que produzem. Estes 7 mil milhões de pessoas podem até deixar de subscrever a Direct TV, e nós não queremos, mas podemos deixar de ver filmes de Hollywood e começar a ver mais produções latino-americanas ou europeias que têm melhor qualidade, mensagens, técnicas cinematográficas e conteúdo.
Embora possa parecer inacreditável, podemos pular a Disneylândia e ir para o resort Xcaret em Cancún, no México, no Canadá ou na Europa – há outros grandes destinos na América do Sul, na América do Leste e na Europa.
E mesmo que você não acredite, até no México existem hambúrgueres melhores que o McDonald's e têm melhor conteúdo nutricional.
Alguém viu pirâmides nos Estados Unidos? Egito, México, Peru, Guatemala, Sudão e outros países têm pirâmides
Descubra onde estão as maravilhas do mundo antigo e moderno... Nada disso nos Estados Unidos... Que vergonha para Trump, ele teria comprado e vendido!
Sabemos que a Adidas existe, não apenas a Nike, e podemos começar a usar tênis mexicanos como o Panam. Sabemos mais do que você pensa.
Sabemos, por exemplo, que se estes 7 mil milhões de consumidores não comprarem os seus produtos, haverá desemprego e a sua economia entrará em colapso (dentro do muro racista) ao ponto de nos implorarem para derrubar este feio muro.
Não queríamos, mas... Se você quer um muro, faça um muro. Com minha sincera gratidão.


estou deveras curioso sobre este novo projeto do ensino superior.



 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

a história do ex-secretário de Estado Hernani Dias já me parecia um pouco (para não dizer muito) rocambolesca com a autorização da Entidade para a Transparência, agora que esta Entidade veio negar a autorização, então passou de rocambolesca a coisa mesmo muito má.
foi pena que o Primeiro Ministro que teve a língua tão afiada para os casos e casinhos do governo de Costa, agora faça como a avestruz e enfie a cabeça na areia.

a senhora ministra da Cultura Dalila Rodrigues andou a espalhar aos quatro ventos que o anterior ministro Pedro Adão e Silva tinha feito um "assalto ao poder" no CCB e que era uma instituição de cunhas e compadrios.
afinal vai a ver-se e a senhora ministra é referenciada num barómetro do JN como sendo pior que o próprio Adão e Silva
ora toma...

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

ausências...
é sempre complicado estar ausente daquilo que gostamos.
e sim, eu gosto disto.
gosto de escrever sobre a atualidade, dar a minha opinião, seja ela a favor ou contra a corrente maioritária, é o que penso
assim deixo aqui a promessa que regressarei sempre que a saúde me permitir.
obrigado a todos os que por aqui passam.

e agora vamos lá...

a Iniciativa Liberal teve a sua convenção este fim de semana.
Rui Rocha continua firme no seu "trono".
mas para além da "entronização" de Rocha, destaco dois aspetos curiosos.
primeiro: foi curiosa a apologia das regras de Milei da Argentina, ao mesmo tempo que nas ruas de Buenos Aires o povo clamava contra as políticas do presidente argentino. significativo penso eu...
segundo: foi a apresentação de Mariana Leitão como candidata presidencial.
as candidaturas presidenciais, são candidaturas unipessoais e não de partidos, por isso fiquei deveras surpreso por ter sido Rui Rocha a apresentar a candidatura. sinais dos tempos? não sei...

queria escrever mais, mas a notícia da morte de Maria Teresa Horta, deixou-me sem palavras.
desaparece a última das "Três Marias", mas ficam-nos as "Novas Cartas Portuguesas" de leitura obrigatória



segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

que coisa estranha...
o gabinete do deputado eleito pelo Chega e agora não inscrito desde sexta-feira, Miguel Arruda, no parlamento, foi hoje alvo de buscas e apreensões, numa ação presidida por uma magistrada do Ministério Público.
até aqui nada de anormal face à questão que está a decorrer.
o mais estranho prende-se com o comunicado da assessoria do Chega que fez saber que o partido “autorizou hoje que as autoridades policiais e judiciárias se deslocassem ao gabinete” do deputado Miguel Arruda.
primeiro o Chega não tem que autorizar ou não autorizar já que a polícia ia a coberto de um mandado de busca e apreensão e acompanhada por uma magistrada do Ministério Público.
segundo, se o deputado é não inscrito e não deputado do Chega como é que é o partido que autoriza?
fiquemos assim...

o país continua a divertir-se com o deputado das malas. 
os memes não param.
e se num primeiro momento a diversão aflora aos nossos sentidos, num segundo momento fica-se seriamente perturbado pensando o que isto provoca de mal à nossa democracia.
o descrédito na escolha daqueles que representam o povo na casa da democracia acaba por se repercutir num todo.
o populismo grotesco precisa de ser eliminado, com penas de caminharmos para um retrocesso civilizacional.
está em causa o nosso futuro enquanto país e enquanto democracia.
demoramos a conquistá-la, mas parece que perdê-la pode levar menos tempo.

Rui Moreira pede desculpa ao CDS em nome da cidade do Porto pelo cerco ao Palácio de Cristal
porquê???????


quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

e não é que a ministra da Saúde permanece no Governo?!!!!!

a limpeza deve começar dentro de casa...

10 anos de boca fechada e agora quer isto tudo:  “contribuir para o reforço da participação democrática dos cidadãos e para a promoção de uma sociedade livre, justa, plural, humanista, progressista, coesa, solidária, desenvolvida e ecologicamente sustentável” no UPortugal.
pois, pois...

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

a galeria dos horríveis logo nas primeiras filas da tomada de posse.
não vislumbrei o Ventura


sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Luís Montenegro deve estar a morder a língua de arrependimento pelo que disse dos casos e casinhos do anterior governo

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

nunca fui um leitor assíduo das crónicas jornalísticas de Vítor Rainho.
passo os olhos por vários jornais porque gosto de comentar aqui algumas notícias que vou lendo.
por acaso peguei no "Sol", coisa pouco recomendável na minha modesta opinião, para ler sobre a amnistia proposta pelo bispo de Setúbal e eis que me deparo com um texto deveras interessante do Vítor Rainho sobre o comentário de Marques Mendes na SIC e sobre a jornalista que o acompanha e gostei do que li.




terça-feira, 14 de janeiro de 2025

se o ridículo matasse a senhora ministra já tinha caído para o lado.
então não é que hoje revogou a portaria que altera os requisitos de admissão ao curso de formação de agentes da PSP!
passaram duas semanas após de ter sido publicada em Diário da República...
o motivo é simples: não foram ouvidos os sindicatos como determina a lei.

parece que o novo secretário-geral do Governo, nas palavras de Luís Montenegro, "está a pagar para trabalhar".
pois com o nível salarial no nosso país, está ele e estamos todos nós...

o secretário-geral da Nato, Mark Rutte avisa aliados da NATO: ou gastam mais na defesa, ou começam a aprender a falar russo.
este senhor tem umas piadas engraçadas...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

ao que parece a questão Rosalino teima em continuar.
o Governo não quer deixar por mãos alheias o castigo a Centeno pela sua recusa em pagar o salário de Rosalino no Governo.
todos fariam bem em dar um passo em frente e embrulhar a questão num pano de fioco e lançar ao rio.
talvez o Governo se deva lembrar que o ter sido "alfaiate" e ter feito um fato à medida no decreto do dia anterior à nomeação é que veio trazer pedregulhos para a engrenagem.
Montenegro devia ter-se lembrado que é o "maestro da orquestra" e colocar o "primeiro violino" com um valor superior não seria de todo curial.
Centeno por sua vez criou um espinho e o Governo está a querer queimá-lo em lume brando embora de quando em quando jogue umas gotas de combustível para acelerar a chama.
falta referir uma última personagem: António José Seguro.
este tentando colocar pedras no caminho do seu adversário presidencial, vai de falar dos ordenados do Banco de Portugal.
pena é que não se tivesse lembrado disso quando foi secretário-geral do Partido Socialista.
enfim, continuemos com a novela...

deixo somente estes dados para vergonha de todos nós 
 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

que mal terá feito Eça para ir desterrado para o Panteão?
leiam-no, apreciem a sua escrita sobre este país (tanta crítica tão atual) e deixem-no sossegado.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

e eu a pensar que comemorar o Jubileu seria a Igreja acertar as contas com os abusados sexualmente por membros da Igreja...

na semana passada foi publicada em Diário da República a portaria que altera os requisitos de admissão ao curso de formação de agentes da Polícia de Segurança Pública, tendo entrado em vigor na passada sexta-feira.
hoje a ministra da Administração Interna entregou aos sindicatos, para auscultação, a tal portaria que mandou publicar na semana passada e que altera os requisitos de admissão ao curso de formação de agentes da PSP.
eis uma nova forma, primeiro publica-se a lei e depois pergunta-se se estão de acordo

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

gostei desta quadra
no natal Montenegro falou ao país, mas Marcelo, que não deixa nada ao acaso, escreveu num jornal.
no ano novo Marcelo falou ao país e Montenegro não se deixou ficar e devolveu a "carícia" e escreveu no jornal.
é só amor...

alguém me pode explicar quais foram os benefícios da nomeação de António Gandra d'Almeida como novo CEO do SNS?

 

e as televisões todas caladinhas e os comentadeiros nem abriram o pio... aguardam-se as cenas dos próximos capítulos  protagonizados pela Ch...