segunda-feira, 13 de julho de 2009

Hoje foi lida a sentença do caso Fernando Ruas. Se fosse num país normal o sr. dr. Ruas tinha suspendido o mandato de presidente da Câmara e da ANMP. Mas claro como é Portugal empurra-se com a barriga para a frente.
Claro que o autarca foi considerado culpado e foi-lhe atribuída pena.
Mas o mais engraçado foi ouvir alguns presidentes de Junta, nomeadamente o de Silgueiros que disse que os magistrados deviam estudar linguística para perceberem melhor as expressões usadas na Beira.
Primeiro, sou da Beira e não vejo que a expressão «Arranjem lá um grupo e corram-nos[aos vigilantes da natureza] à pedrada. A sério, nós queremos gente que nos ajude e não que obstaculize o desenvolvimento. Estou a medir muito bem o que estou a dizer» seja uma expressão especial da Beira.
Segundo, deixo aqui a definição de Lingística de acordo com o Departamento de Linguística da Universidade Nova de Lisboa:

O que é a linguística? Para que serve a linguística?
A Linguística é o estudo científico da linguagem, que se manifesta na diversidade das línguas e dos textos e que define o ser humano por oposição às outras espécies. É objectivo central da Linguística estudar a estrutura de várias línguas, não para as aprender, mas para as compreender.
A Linguística procura responder a questões como as seguintes:
• Como funcionam as línguas? Como é que se relacionam entre si e como se diferenciam? Que características e estruturas das línguas se encontram em todas as línguas e quais as especificidades de cada uma?
• Como é que as crianças aprendem a falar? Como é que aprendemos novas línguas?
• Como é que se relacionam os sistemas de comunicação de outras espécies animais, como os golfinhos, com a comunicação humana?
• Haverá factores biológicos e inatos a condicionar o formato das línguas humanas?
• Como e por que é que as línguas mudam ao longo dos séculos?
• Que variáveis condicionam os diferentes usos das línguas?
• Qual a relação entre língua e pensamento, língua e sociedade e língua e cultura?

Para que se possa encontrar respostas para estas e outras perguntas, os linguistas estudam a estrutura das línguas em todos os seus níveis, como a organização dos sons nas palavras, das palavras nas frases ou das frases nos textos.


Estamos conversados

Sem comentários:

hoje escreveu-se uma página negra na nossa democracia eleger vice-presidentes na AR que quiseram derrubar o regime democrático é uma afronta...