quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Parece que a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu não acusar formalmente nenhum dos administradores do BCP nos três processos já concluídos. A entidade supervisora do mercado de capitais tem optado por dirigir todas as acusações contra a instituição financeira Millennium BCP.
Parece-me bem até porque foi a instituição que, dotada de vontade e autonomia muito próprias, decidiu fazer tudo sozinha, ninguém a mandou. Isto sim, isto é que são instituições...

Ultimamente muito se tem falado de racismo e xenofobia a propósito quer de brasileiros, quer de ciganos.
Para já penso que o trazer estes sentimentos à coacção é com o propósito de desviar a atenção da realidade dos factos.
É verdade ou é mentira que dois cidadãos brasileiros em situação ilegal tentaram assaltar uma agência bancária?
É verdade ou é mentira que os dois elementos mantiveram pessoas sequestradas com recurso a armas de fogo?
Então como é que as forças de segurança deviam actuar? Deviam colocar em perigo a sua integridade física e a das pessoas sequestradas?
Só por imbecilidade é que tal poderia acontecer.
Agora querem o quê? Processar o Estado? Tenham juízo.
E mais, quem paga as taxas de internamento e tratamentos?
E os patrões que deram serviço a estes ilegais? Vão ou não ser punidos?
A somar a este caso existe um lamentável com a comunidade cigana e que terminou com a morte de um adolescente.
Sem querer fazer juízo de valor, sempre gostaria de saber que é que leva um filho para esse triste fado? E esta deverá ser a questão primordial de tudo isto.
Nada disto tem a ver com racismo ou xenofobia. Pode vir quem vier - advogados, líderes de associações dos direitos humanos e etc e etc. - que o que aqui está em causa são comportamentos anti-sociais que não podem ser permitidos e nada mais.

O Cáucaso está a arder. Rússia, Geórgia, Ucrânia, Abkásia, Ossétia do Sul, tudo anda em efervescência.
A propósito deste problema o assessor de Cavaco publicou um artigo no Diário Económico atacando a Rússia, sendo que o artigo aparece sem que o Presidente se tenha ainda expressado, pode levar a concluir que esta será a ideia do presidente.
Uma coisa devemos não esquecer. Tempos atrás existiram em que só importava a queda do comunismo e nada mais. Poucos ou nenhuns se importaram com o facto de para lá da "cortina de ferro" existirem nacionalismos complicados e sangrentos muitos deles.
Caiu o "muro" e começaram logo a cair em cima da mesa as posições extremadas, os desejos de independência que até podem ser legítimos, mas que se sabe serem impossíveis de concretizar.
Claro que para o Ocidente isto era ouro sobre azul. Quanto mais fragmentado estivesse o Bloco de Leste melhor seria.
A América seria o "rei" sempre secundada pelo escudeiro-mor que seria esta velha Europa.
Passado todo este tempo assistimos a que os nacionalismos estão aí em força, a Europa pagou e está e continuará a pagar a desagregação do Leste para inteira satisfação dos americanos que se aproveitam para irem esticando os seus tentáculos (o apoio à Geórgia, o chapéu anti-míssil na Polónia e muito) e os povos é que se vão degladiando.
São assim os tempos da globalização.
Muito bom o gráfico animado do Expresso sobre esta temática.

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...