segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Hoje é um fartar meus amigos. Começo por mais uma alteração de pena emanada do Supremo Tribunal de Justiça, aliás coisa comum nestes últimos tempos.
Desta vez a cereja coube a um pedófilo, mas não é um pedófilo qualquer, é daqueles que abusa da própria filha e sobrinha.
Poucas palavras chegam para contar mais este asqueroso caso.
O STJ achou por bem reduzir em dois anos a pena de nove anos (pouco na minha opinião) a que um pedófilo tinha sido condenado por 15 crimes de abuso sexual sobre várias crianças entre os 10 e os 11 anos durante dois anos, incluindo a filha e a sobrinha.
O Tribunal da Relação de Lisboa achou por bem manter a sentença, só que o STJ, num longo acórdão, achou que não tinham sido provados 4 crimes, pelo que reduziu a pena para sete anos.
Lamento, mas não entendo. Só de ler o acórdão fico com náuseas e seriamente convicto de que 9 já eram poucos, quanto mais 7.
No último caso que comentei a questão tinha sido a idade e a problemática da erecção.
Agora foi o quê???!!!!

Continuando na justiça. A PJ deteve um homem por fogo posto. O detido confessou todos os crimes e até a forma que utilizou. Presente ao Tribunal de Vila Franca de Xira, foi mandado em liberdade com a obrigatoriedade de se apresentar na GNR duas vezes por semana.
Até aqui nada de novo e nada a que não estejamos já habituados.
O caricato acontece uma semana depois em que a PJ o deteve de novo por ter ateado mais um incêndio. Presente de novo ao juiz, este decide mandá-lo embora, só que com apresentações diárias.
Talvez que, e porque agora são apresentações diárias, não tenha tempo para atear mais fogos.

Mas não é só a justiça que vai mal neste país do faz de conta. Há não muito tempo fomos multados pela CE, por excedermos as quotas de produção de leite.
Agora vejo na imprensa que o preço do leite deverá aumentar cerca de 10% nos próximos meses, sendo que este aumento também se fica a dever à escassez do produto quer em Portugal quer nos outros países.
Primeiro execedemos a quotas, agora não temos!? Mas tá tudo doido ou quê?!
Os produtores ameaçam também que quando sairem as novas regras de obtenção de licenciamento que estão a ser preparadas pelo Governo, os preços podem disparar novamente.
E que tal se os produtores se agregarem e deixarem de lado os tubarões dos intermediários e das grandes empresas? É mais fácil aumentar o preço?! Só espero que depois não tenham que o utilizar na rega das hortas.

Estes rapazes não têm jeito, é mesmo caso para dizer que cada cavadela, cada minhoca. Dois deputados do PSD (Luis Carloto Marques do Movimento Partido da Terra eleito nas listas do PSD e Maria Ofélia Moleiro) e que fazem parte da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional de Defesa da Floresta (um nome pomposo, mas que só para dizer é uma canseira) fizeram um requerimento ao Governo, onde exigem explicações sobre a limpeza de vegetação nas bermas de estradas com máquinas que, segundo eles, "desrespeitam as leis" e "acarretam risco de incêndio".
Ora em vez de fazerem requerimentos, porque não levantar o fiofó das cadeiras da tal Comissão e irem in loco verificar isso mesmo. Sempre poupavam tempo, trabalho, burocracia e ficavam devidamente esclarecidos.

Hoje à noite vou acabar de ler "Eleições viciadas" o que quer dizer que amanhã falamos e vamos falar claramente, porquanto o que se passou não deixa ninguém incólume (uns mais do que outros é claro), para além de que prestaram um mau trabalho à democracia, mas falamos amanhã.

Sem comentários:

hoje escreveu-se uma página negra na nossa democracia eleger vice-presidentes na AR que quiseram derrubar o regime democrático é uma afronta...