quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Embora não se dê por isso, está a decorrer a Universidade de Verão do PSD. A iniciativa tem início no dia 1 de Setembro e encerra a 7 com o discurso da líder. Este é o evento que actualmente representa a rentrée política dos social-democratas uma vez que a Festa do Pontal perdeu a importância de outros tempos.
A Universidade deste ano é aguardada com grande expectativa porque vem colocar um ponto final no longo período de silêncio de Manuela Ferreira Leite.Ferreira Leite, desde que foi eleita, tem optado por uma estratégia de gestão muito cuidada das suas intervenções, tendo mesmo sido acusada por algumas figuras do seu partido de um silêncio excessivo acerca das questões nacionais e até internacionais.
Mas o verdadeiro problema é que a líder social-democrata, ao ter-se remetido ao silêncio, colocou a fasquia muito elevada. As expectativas são muito altas para o dia 7, só que na verdade o silêncio ensurdecedor criou profundas mossas dentro das hostes que nem o facto de ter convidado Pedro Passos Coelho, ou mesmo António Vitorino do PS poderão abonar a seu favor.
Mas pior do que isto é ainda o facto do PSD ter apresentado uma estratégia que assenta na errância do sim e do seu contrário.
Para além disso, Ferreira Leite não tem nada de novo para dizer.
O facto marcante do Verão para o PSD foi o pedir a cabeça do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, só que esse facto acabou por ser diluído pela promulgação de Cavaco Silva da Lei de Segurança Interna e da Lei de Investigação Criminal, acabando assim a protecção que lhe tinha sido dada por Cavaco com a Lei do Divórcio(matéria que não é consensual dentro do PSD) e com o Estatuto dos Açores (há mesmo quem diga que é a Ferreira Leite que incumbe a tarefa de mostrar o que Cavaco vai fazer).
Perante tudo isto estão difíceis os dias para Ferreira Leite. E bem pode vir o seu apaniguado José Pedro Aguiar Branco, num artigo de opinião, escrever que os inimigos de Ferreira Leite a atacavam por estar calada porque sabiam a importância da sua voz, que isto só demonstra que a falta de sensibilidade e perspicácia política de Ferreira Leite começa a ser gritante. Então se a voz de Ferreira Leite é tão importante por que é que a líder laranja à dois meses que está calada.O grande problema é que ela não te nada para dizer. E até Marcelo Rebelo de Sousa já teve que vir a terreiro dizer que o Orçamento de Estado é a última possibilidade para Ferreira Leite.
Só que ninguém acredita que Sócrates deixe de manter o rumo que tem vindo a trilhar nesta matéria, e assim sendo, não será por aí que a líder social-democrata consiga louros.
É por tudo isto que muitos que ontem votaram em Ferreira Leite na mira de chegarem ao poder, hoje já digam que esta liderança é um flop e dos grandes.

A propósito da Universidade de Verão fiquem com estas pérolas e depois digam lá para serviu tal iniciativa.

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...