segunda-feira, 17 de abril de 2006

Hoje vou dar-vos a conhecer algo que vai acontecer em Coimbra e que merece toda a nossa atenção. Trata-se do Congresso Internacional O Artista como Intelectual. No Centenário de Fernando Lopes-Graça.
Este Congresso vai realizar-se nos dias 26, 27, 28 e 29 de Abril de 2006 no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Sala D. João III - Arquivo da U. C. e Teatro Académico de Gil Vicente e a sua organização está a cargo do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, coordenado pelo Prof. Doutor Luís Reis Torgal e o Grupo de Investigação “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais” coordenado pelo Prof. Doutor António Pedro Pita.

Deixo-vos de seguida a Apresentação e o Programa

O Artista como Intelectual.
No Centenário de Fernando Lopes-Graça

Congresso Internacional

Coimbra, 26-29 de Abril de 2006

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, coordenado pelo Prof. Doutor Luís Reis Torgal e o Grupo de Investigação “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais” coordenado pelo Prof. Doutor António Pedro Pita vão realizar o Congresso Internacional O Artista como Intelectual. No centenário de Fernando Lopes-Graça. O colóquio, com coordenação de Teresa Cascudo, investigadora do CEIS20 e Professora na Universidad de La Rioja, realiza-se no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra e na Sala D. João III do Arquivo da U.C. de 26 a 29 de Abril de 2006.

O congresso reúne a participação de investigadores das Universidades de Coimbra, Évora, ISCTE, Nova de Lisboa, de Aveiro, do Algarve, de Braga, Universidades Tuiuti do Paraná, de São Paulo, Federal do Rio de Janeiro e do Amazonas, Universidade de Graz, Universidade de Salamanca, Valladolid, Complutense, Granada, Oviedo, Universidade de Geórgia e Indiana Universidade de Oxford, Universidade de Oslo, Universidade Jean Moulin, Lyon 3, e musicólogos e compositores nacionais e internacionais. Paralelamente irão decorrer no Teatro Académico de Gil Vicente, acções de divulgação da obra musical de Fernando Lopes-Graça através de três concertos, entre os quais um recital do pianista António Rosado, e um programa especial destinado ao público mais jovem.

O compositor Fernando Lopes-Graça (1906-1994) é uma figura incontornável da cultura portuguesa do século XX. Como compositor, pianista, pedagogo, crítico, ensaísta e, ainda, como organizador de eventos musicais e estudioso da música tradicional portuguesa marcou de forma determinante a actividade musical em Portugal. Lopes-Graça partiu de premissas estéticas modernistas. Os acontecimentos históricos das décadas de 30 e 40 inscreveram os propósitos modernistas numa consciência social mais aguda e definiram uma posição política clara (foi militante do Partido Comunista Português) e muito interveniente num plano cívico. Assim, Fernando Lopes-Graça deu uma forma peculiar às relações entre as correntes modernistas, a recuperação da tradição e o envolvimento político activo.

Por isso, o congresso pretende focar a inserção da sua personalidade, da sua obra e da sua intervenção nos vários contextos a que pertenceu. Uma reflexão em torno de alguns conceitos fundamentais nos discursos artísticos contemporâneos de Lopes-Graça, - nomeadamente em Portugal e no Brasil, mas também em França, o país onde o compositor encontrou algumas das suas principais referências culturais, e Espanha, um país cuja vida artística têm traços comuns com a portuguesa – serão ser de grande utilidade para a compreensão aprofundada da sua obra.





O Artista como Intelectual.
No Centenário de Fernando Lopes-Graça

Congresso Internacional

Coimbra, 26-29 de Abril de 2006

Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Sala D. João III – Arquivo da U. C.
Teatro Académico de Gil Vicente

Comissão científica: António Pedro Pita, João Madeira, Maria Alice Volpe, Maria de São José Corte Real e Teresa Cascudo
Coordenação: Teresa Cascudo
Organização: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da U. C. – CEIS20


26 de Abril
Auditório da Reitoria

16.00 horas
Sessão de Abertura

17. 00 horas
Conferência inaugural: Rui Vieira Nery (Fundação Calouste Gulbenkian/Universidade de Évora/INET) – “Lá vamos, cantando e rindo...: A música na politica cultural do Estado Novo”

18.30 – 20.00 horas
Mesa Redonda “Fernando Lopes-Graça, um compositor para o Século XXI?”

27 de Abril
Auditório da Reitoria

Manhã

10.00 – 13.00 horas

Painel 1: Moderno/ Pós-moderno

10.00 horas
Ângelo Martingo (ESE/IPP) – “Pensamento pós-moderno como modernidade crítica: legitimação artística e crítica cultural em Fernando Lopes-Graça”.

10.30 horas
Pedro Boleo Rodrigues (CESEM) – “O moderno é de sempre?” Fragmentação, montagem e música”

11.00 horas
Roseane Yampolschi (Universidade do Paraná) - “Intertextualidade e estetismo na música brasileira pós-moderna”

11.30 – 12.00 horas – Intervalo
Painel 2 : O artista como intelectual – I (1ª parte)

12.00 horas
Nuno Rosmaninho (Universidade Aveiro/CEIS 20) - “Desamparo de Fernando Lopes-Graça: A música no contexto das outras artes nacionais”

12.30 horas
Sérgio Neto (FLUC/CEIS 20) – "Mar, música e ideologia - entre Os Lusíadas e a História Trágico-Marítima"

13.00 – 14.30 horas – Intervalo para almoço

Tarde

14.30 – 17.45 horas

14.30 horas
Conferência: Javier Suárez Pajares (Universidad Complutense de Madrid) – “Adolfo Salazar y el sueño musical de la República Española”

15.30 – 15.45 horas – Intervalo

15.45 – 17.45 horas
Painel 2 : O artista como intelectual – I (continuação)
15.45 horas
António Pedro Pita (FLUC/CEIS20) – “O músico como intelectual: o modernismo de Fernando Lopes-Graça”

16.15 horas
Teresa Cascudo (Universidade de la Rioja /CEIS20) – “A arte ou a vida? : Fernando Lopes-Graça e a contenda intelectual dos anos 30”

16.45 horas
Maria de São José Côrte-Real (CIED) – “Pela Criatividade Contra o Fado: Imperativos Pedagógicos nos escritos de Fernando Lopes Graça”

17.15 horas
Manuel Deniz Silva (CESEM) – “Sob o signo da razão…”: uma polémica entre Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça sobre filosofía da história da música”

27 de Abril
Sala D. João III - Arquivo da Universidade de Coimbra

Manhã

11.15 – 12.45 horas

Painel 3: Formas de sonata e narratividade

11.15 horas
Julio Ogas (Universidad de Oviedo) – “Sonata y Museo Sonoro en España:Tres estrategias de inserción del patrimonio histórico musical”

11.45 horas
Patrícia Bastos (Universidade de Aveiro) – "As sonatas e sonatinas para piano solo de Fernando Lopes-Graça"

12.15 horas
Carlos Villar-Taboada (Universidad de Valladolid) – “Usos y significados del concepto de «sonata» en Enrique X. Macías”

Tarde

15.45 – 17.45 horas


Painel 4: Tradição e modernidade na composição musical

15.45 horas
Gregory W. Brown (University of Georgia, USA, D.M.A. Candidate) – “The Canções Regionais Portuguesas of Fernando Lopes-Graça: methods and significance of the adaptation of folk-materials into the choral medium”

16.15 horas
Helena Santana e Rosário Santana (U.A. / ESEG) – “Bela Bartók versus Fernando Lopes-Graça – Discrepâncias e similitudes”

16.45 horas
Kalliopi Stiga (Professeur de Musique, Musicologue, Pianiste) – «L’union de la musique traditionnelle grecque et de la poésie contemporaine néo-hellénique donne-naissance à “une musique pour les masses”»

17.15 horas
Lamia Bouhadiba – «Entre tradition et modernité : analyse juridique du rapport de l’artiste à la musique populaire»


27 de Abril
Teatro Académico Gil Vicente
19.00 horas
Recital de canto e piano: Ana Ester Neves e João Paulo Santos

28 de Abril
Auditório da Reitoria
Manhã
9.00 – 12.15 horas
9.00 horas
Conferência: Christiane Heine (Universidad de Granada) – “Musical teaching in Paris during the 1930th: Charles Koechlin (1867-1950) and the composers of the pyrenean peninsula”

10.00 – 10.15 horas – Intervalo

10.15 – 12.15 horas

Painel 5 : Intercâmbios artísticos

10.15 horas
Flávia Camargo Toni (Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo) – “Curioso destino ou curiosa escolha? Lopes-Graça e Camargo Guarnieri, alunos de Charles Koechlin”

10.45 horas
José María García Laborda (Universidad de Salamanca, compositor) –“Presença portuguesa na Sociedade Internacional de Música Contemporânea”

11.15 horas
Gemma Pérez Zalduondo y Mª Isabel Cabrera García (Universidad de Granada) - “La música en el contexto de los intercambios artísticos entre España y Portugal a través de la revista La Gaceta Literaria

11.45 horas
Isabel Nogueira (CEIS 20) – “Fernando Lopes-Graça e a Presença”

Paulo Cunha (CEIS20) – “O papel da música na construção do sentido moderno do Novo Cinema Portugués”


Tarde
14.30 – 18.15 horas

14.30 horas
Conferência: Luís Augusto Costa Dias (CEIS 20) – “Para uma história dos Intelectuais em Portugal . `A republicanização da república ´ na constituição do uma nova intelectualidade”

15.30 – 15.45 horas – Intervalo

15.45 – 18.15 horas

Painel 6: Arte e Comunismo

15.45 horas
João Madeira (Instituto de História Contemporânea) – “A pena e a espada ou o paradigma do intelectual comunista segundo o PCP”

16.15 horas
José Neves (ISCTE/ bolseiro FCT) - “A “Cultura Nacional” – Interpretações do Conceito pelos Intelectuais Comunistas Portugueses”

16.45 horas
Paulo Granja (FLUC/CEIS20/ bolseiro da FCT) – “Cinema e comunismo: do valor do cinema como arte”

17.15 horas
Ángel Llorente Hernández – “Dos formas de comprender el arte contemporáneo en el Partido Comunista de España”

17.45 horas
Diósnio Machado Neto (Universidade de São Paulo) – “Gilberto Mendes: música, teatro e ...comunismo”

28 de Abril
Sala D. João III - Arquivo da Universidade de Coimbra


Manhã
10.15 – 11.45 horas
Painel 7 : O artista como intelectual – II
10.15 horas
David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa) - “O artista como intelectual: Camille Saint-Saëns”
10.45 horas
Paloma Otaola (Université Jean Moulin Lyon 3) - “Consideraciones de Oscar Esplá sobre el artista como intérprete”

Tarde
15.45 – 17.15 horas

Painel 8 : Recepções do Modernismo
15.45 horas
Josefa Ruiz (Universidad de Salamanca) – “Recepción del canon modernista en España, desde la perspectiva de Adolfo Salazar”

16.15 horas
Ruth Piquer San Clemente (Universidad Complutense de Madrid) – “El concepto estético de Neoclasicismo Musical en España ( 1915-1936 ). Tradición y modernidad”.
16.45 horas
Fernando Delgado (Universidad Complutense de Madrid) – “La recepción de los cuartetos de Bartók en Madrid (1923-1960)”

17.15 horas
Francisco Parralejo (Universidad de Salamanca) – “Critica musical e ideologia en ABC (1931-1936)”


28 de Abril
Teatro Académico Gil Vicente
19.00 horas
Concerto de câmara – Quarteto Cappella com Miguel Borges Coelho

29 de Abril
Auditório da Reitoria
Manhã
9.00 – 12.15 horas
10.00 horas
Conferência: Jane Fulcher (Indiana University) – “The composer as intellectual and as a “resistant” in France: Francis Poulenc”

11.00 – 11.15 horas – Intervalo
Painel 9 : O artista como intelectual – III
11.15 horas
Elisa Lessa (Universidade do Minho) – “Contestação intelectual à orientação estética do Estado Novo: o caso do compositor Eurico Thomaz de Lima (1908-1989)”
11.45 horas
Germán Gan Quesada (Universidad de Granada) – “Tomando ora la Espada, ora la Pluma… Compromiso político y perspectiva estética en la obra de Vicente Salas Viu durante la Guerra Civil Española”

12.15 horas
Carina Infante do Carmo (Universidade do Algarve) – “Senhor da Serra, ano 1945”

12.45 horas
Kjell Skyllstad (Universidad de Oslo) – “A Nordic Requiem for the Victims of Fascism: Musical imagery in Arne Nordheim’s Eco (1968)”

Tarde

14.30 – 18.00 horas
14.30 horas
Conferência: José Maria Pedrosa (Universidade de Coimbra) – “O Requiem e a profissão de fé de Fernando Lopes-Graça”

Painel 10: Paralelos Brasil-Portugal

15.30 horas
Ricardo Tacuchian (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Unirio e Presidente da Academia Brasileira de Música) – “Envolvimento de Lopes-Graça com músicos brasileiros”

16.00 horas
Márcio Páscoa (Universidade do Estado do Amazonas) – “Reflexões sobre o Neo-realismo e um artigo de Lopes -Graça na revista Vértice (1949)”

16.30 horas
Luciane Viana Barros Páscoa (Universidade do Estado do Amazonas) – “A posição social do artista no movimento Neo-realista em Portugal: artigos de Júlio Pomar e Lima de Freitas na Revista Vértice nas décadas de 1940 e 1950”

17.00 horas
Maria Alice Volpe (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – “Traços romerianos no mapa musical do Brasil”

17.30 horas
Régis Duprat (Universidade de São Paulo) – “O Manifesto da Música Nova de 1963”

29 de Abril
Teatro Académico Gil Vicente

19.00 horas
Recital de piano: António Rosado – obras de Fernando Lopes-Graça, Alban Berg e Zoltán Kodály

Organização:
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20
Coordenação:
Isabel Maria Luciano
Secretariado:
Marlene Taveira, Ângela Lopes, Luís Gonzaga

Patrocínios:
Reitoria da Universidade de Coimbra, Fundação Eng. António de Almeida, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Luso-Americana, Embaixada de Espanha, Barclays Bank, CGD

Apoios: Arquivo da Universidade, Teatro Académico de Gil Vicente

Inscrições:
Estudantes (incluindo alunos dos Conservatórios) – 25,00€
Público em geral – 50,00 €

Nota: A inscrição inclui a entrada nos Concertos

Toda a informação e Ficha de Inscrição disponível em
www.ceis20.uc.pt



Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...