sexta-feira, 28 de julho de 2006

Como e porquê. Estas são as duas palavras que me apraz dizer face às declarações ontem proferidas pela pianista Maria João Pires à "Antena 2".
A pianista anunciou que vai instalar-se definitivamente no Brasil e desistir do Centro para o Estudo das Artes de Belgais, próximo de Castelo Branco, numa quinta que comprou há sete anos.
Sem adiantar pormenores do que motivou a decisão, afirmou que partia porque "estava a ser vítima de uma verdadeira tortura". "Parto para me salvar um pouco dos malefícios que Portugal me estava a fazer".
As queixas não são de agora, já têm barbas.
Eu só pergunto é como é que se deixam as coisas chegar a este ponto? E pergunto ainda porquê? Será que possuimos um nível e uma formação cultural tão elevada que nos possamos dar ao luxo de ver partir alguém com as credenciais de Maria João Pires e pior que isso deixar cair por terra um projecto como Belgais.
Podem uns quantos iluminados desta praça atirar com o facto de estarmos em período de austeridade. É verdade. Mas para um projecto destes até valia a pena cortar nas gordas reformas que por aí têm sido anunciadas e solicitadas.
E o mecenato?
Nunca me apercebi de que as grandes empresas nacionais (Telecom, Galp, EDP e outras) estivessem dispostas a apoiar o projecto, preferem pagar somas astronómicas por eventos bem menos efémeros ou em publicidade perfeitamente absurda.
Foi pena a Maria João Pires ter criado um projecto cultural, tivesse ela criado uma equipa de futebol e estaria descansada para o resto da vida.
Deixo-vos de seguida alguns links para perceberem o projecto: Belgais 1, Belgais 2, Belgais 3.


Árvore de Belgais

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...