sexta-feira, 21 de julho de 2006

Ontem pudemos assistir a uma verdadeira chacina política em plena Assembleia da República. A ministra da Educação foi literalmente cilindrada pela oposição.
Não vou tecer comentários ao acontecimento, tanto mais que já disse neste mesmo espaço que concordo com muitas das coisas que esta ministra alterou.
O facto de trazer aqui esta matéria, prende-se com duas coisas.
Primeira: O deputado CDS, Diogo Feio, perguntou à ministra se não considerava a pergunta do exame de História, que não incluía o regime comunista soviético no lote das ditaduras europeias, um erro grave.
Para além do fundamentalismo, desconhecimento da história e da confusão entre politiquice e história revelados pelo deputado, foi curioso ver o mestre-escola da bancada do PP/CDS (Paulo Portas) aos gritos, numa atitude pouco dignificante e ética para quem faz questão de atacar a falta de respeito e de ética dos políticos.
Segundo: Também foi curioso verificar que enquanto a deputada do PCP, Luísa Mesquita, atacava a ministra, foram focados várias vezes os sindicalistas da FENPROF Mário Nogueira e Paulo Sucena que acenavam e riam face ao que a deputada dizia.
Não é por nada, mas desconfio que os dois sindicalistas serviram de arguentes à deputada no "exame" que antecedeu o debate e se isso se verificou gostaria de deixar aqui expresso que isso não é motivo de orgulho para ninguém. A mistura sindicatos e partidos políticos (sejam eles que sindicatos forem e sejjam eles que partidos forem) foi, é e sempre será perniciosa aos trabalhadores face aos abusos, à dependência e ao tráfico de influências que tal ligação gera.
Os partidos políticos são uma coisas e os sindicatos são outra.
Para terminar gostaria de deixar um conselho à senhora ministra: nunca decida efectuar exames aos membros da Assembleia, pois arrisca-se a ter de dar uma segunda oportunidade em todas as as disciplinas.

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...