segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Tem piada. Manuel Monteiro e o seu partido, o PND, têm clamado várias vezes contra o governo, acusando-o de compadrio, favorecimento e outros mimos que tais.
Pois é, diz o povo e com razão, que "quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras" ou "que desta água não beberei", etc. e etc.
O caso conta-se de uma penada. A reentré do PND estava marcada para ontem na marginal de Vila Praia de Âncora, mas existia um problema: Manuel Monteiro e o seu partido esqueceram-se que era necessária autorização da capitania.
Sabem como é que foi resolvida a situação?
Manuel Monteiro telefonou a António Costa, ministro da Administração Interna, e o adjunto do ministro telefonou ao Governador Civil de Viana do Castelo e este resolveu a questão.
Isto de atacar é muito lindo, mas na hora da verdade a cunha não tem ideologia: é de esquerda, de direita, do centro, etc., etc., etc..

Começou o campeonato nacional de futebol, e como é evidente começou embrulhado. Primeiro os membros eleitos da Liga de Clubes não puderam tomar posse devido a uma providência cautelar interposta pelo Nacional da Madeira, segundo porque não se vislumbra solução para o caso Mateus.
Quanto aos novos dirigentes da Liga já referi que não deveria ter sido candidato um político, mas sim um homem do futebol.
Quanto ao segundo caso ele é mais preocupante.
A embrulhada que eu vislumbro no horizonte vai sair cara ao Gil Vicente. Este clube tem de perceber que quando se assume como sócio da Liga ou da Federação assume as leis desportivas ditadas pela FIFA e pela UEFA. Sendo assim não posso aceitar que a proibição ditada pela FIFA sobre os clubes recorrerem aos tribunais civis para problemas desportivos seja excelente numas circunstâncias, mas já não preste noutras. E não venham com desculpas de que estamos perante um caso de direito do trabalho, porque o que está em causa é a inscrição de um jogador e nada mais.
Por outro lado, tudo tem estado bem porque os grandes ainda não entraram na dança. Porque não exista a menor dúvida assim que a FIFA proibir o Porto, o Sporting e o Benfica de continuarem na Champions, ou a Selecção ser arredada do Europeu ou do Mundial, podem ter a certeza que o Gil Vicente ou acaba de imediato ou vai para os distritais e ponto final.
Faz-me impressão que o sr. Professor Marcelo venha agora referir que nada se sobrepõe a justiça nacional e à Constituição.
É lamentável que o recém-nomeado comentador desportivo da RTP (o topa a tudo) não tenha referido antes esta posição a propósito de outras situações.
A propósito quantos clubes da I Liga tem os impostos e as contribuições da Segurança Social em dia, ou que pelo menos estão a respeitar o Plano Mateus?

Sem comentários:

não sei porquê (ou até sei) mas parece que é preciso ajudar Marcelo a terminar o mandato com dignidade