sexta-feira, 4 de agosto de 2006

É a semântica. Um alto responsável da Casa Branca disse, por ocasião da reunião em Roma sobre a paz no Médio Oriente, que a diferença entre urgente e imediato era uma questão de semântica. Claro que urgente e imediato referia-se ao cessar-fogo.
Hoje a Comissão Europeia "lamentou" (não "condenou") o bombardeamento israelita na noite de quinta-feira para hoje de quatro pontes a norte de Beirute, essenciais para o tráfego entre o Líbano e a Síria e o encaminhamento de ajuda humanitária.
A destruição destas pontes dificulta muito a circulação em direcção à fronteira síria, quando a passagem tradicional pela estrada internacional Beirute-Damasco não é feita devido aos repetidos bombardeamentos dos acessos ao posto fronteiriço de Masnaa, no leste do Líbano.
É importante que se diga que a via rápida que liga Beirute ao norte do Líbano era utilizada, por exemplo, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)para transportar ajuda humanitária desde a Síria por camiões.
E porque gosto imenso de gramática e para não fugir à temática, posso dizer que cretino é um substantivo masculino e um adjectivo e que cobardia é um substantivo feminino.

1 comentário:

Sérgio Xavier disse...

É complicado estas coisas terem piada, mas confesso que esta divertiu-me :)

Parece mesmo não haver remédio; a guerra continua a ser uma das grandes vergonhas humanas no séc. XXI. Tenho 25 anos e era suposto eu já fazer parte das pessoas que não tinham que passar por ela (a vergonha)...

A esta altura é demasiado fácil acreditar que o mundo não funciona sem desumanidades; é fácil acomodar-nos ao previlégio de estarmos num cantinho do mundo onde pouco se passa; é demasiado fácil tornar-mo-nos ignorantes.

É demasiado vã a força dos inconformistas; para além destes serem poucos, dos poucos que há, são ainda menos o que, em vez de procurarem os problemas, procuram as soluções. Destes últimos, há ainda menos que têm nas mãos o poder para as implantar...

Isto de mudar o mundo, dá trabalho, mas sim, felizmente, está ao alcance de qualquer.

Parabés pela pertinência do blogue.

Um abraço.

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...