sexta-feira, 4 de agosto de 2006

É a semântica. Um alto responsável da Casa Branca disse, por ocasião da reunião em Roma sobre a paz no Médio Oriente, que a diferença entre urgente e imediato era uma questão de semântica. Claro que urgente e imediato referia-se ao cessar-fogo.
Hoje a Comissão Europeia "lamentou" (não "condenou") o bombardeamento israelita na noite de quinta-feira para hoje de quatro pontes a norte de Beirute, essenciais para o tráfego entre o Líbano e a Síria e o encaminhamento de ajuda humanitária.
A destruição destas pontes dificulta muito a circulação em direcção à fronteira síria, quando a passagem tradicional pela estrada internacional Beirute-Damasco não é feita devido aos repetidos bombardeamentos dos acessos ao posto fronteiriço de Masnaa, no leste do Líbano.
É importante que se diga que a via rápida que liga Beirute ao norte do Líbano era utilizada, por exemplo, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)para transportar ajuda humanitária desde a Síria por camiões.
E porque gosto imenso de gramática e para não fugir à temática, posso dizer que cretino é um substantivo masculino e um adjectivo e que cobardia é um substantivo feminino.

1 comentário:

  1. É complicado estas coisas terem piada, mas confesso que esta divertiu-me :)

    Parece mesmo não haver remédio; a guerra continua a ser uma das grandes vergonhas humanas no séc. XXI. Tenho 25 anos e era suposto eu já fazer parte das pessoas que não tinham que passar por ela (a vergonha)...

    A esta altura é demasiado fácil acreditar que o mundo não funciona sem desumanidades; é fácil acomodar-nos ao previlégio de estarmos num cantinho do mundo onde pouco se passa; é demasiado fácil tornar-mo-nos ignorantes.

    É demasiado vã a força dos inconformistas; para além destes serem poucos, dos poucos que há, são ainda menos o que, em vez de procurarem os problemas, procuram as soluções. Destes últimos, há ainda menos que têm nas mãos o poder para as implantar...

    Isto de mudar o mundo, dá trabalho, mas sim, felizmente, está ao alcance de qualquer.

    Parabés pela pertinência do blogue.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

ao olhar para alguns desabafos de presidentes de algumas autarquias locais que, por esta ou por aquela razão, deixaram essa atividade veio-m...