terça-feira, 27 de setembro de 2005

Epístola de S. Paulo, in greco.
Manuscrito em pergaminho do séc. X.

Uma boa notícia

A British Library através da secção interactiva "Turning the pages" (www.bl.uk/onlinegallery/ttp/ttpbooks.html) permite folhear 'online' livros raros ou únicos e manuscritos intocáveis.
Entre as 14 preciosidades bibliográficas que a British Library já pôs online desde 1998 (data da criação desta secção), contam-se o Atlas de Mercator, o primeiro feito na Europa (1570); o manuscrito- -base de Alice no País das Maravilhas, com ilustrações do próprio Lewis Carroll; o Sutra Diamante chinês, o mais antigo livro impresso conhecido (868 a.C.), o livro de anatomia de Vesálio De Humani Corporis Fabrica (século XVI); o célebre Livre du Golf flamengo (século XVI); o Livro de Horas da família Sforza (século XV); o manuscrito da História de Inglaterra, de Jane Austen, escrita quanto a autora tinha apenas 15 anos; ou um caderno de apontamentos de Leonardo Da Vinci.
A tecnologia utilizada foi criada e aperfeiçoada na British Library, e utiliza a animação em 3D para conferir um máximo de tangibilidade e realismo aos livros, digitalizados em imagens de grande qualidade, e dar assim ao leitor a impressão mais próxima possível da do manuseamento real. A reprodução de cada livro é acompanhada de uma lupa para ampliar pormenores do texto ou dos desenhos, bem como um comentário áudio opcional, lido por actores conhecidos.O mais recente acrescento à colecção da "Turning the Pages" é o já referido manuscrito de Alice no País das Maravilhas (1864), com 90 páginas e 37 desenhos do punho de Lewis Carroll, e originalmente intitulado Alice's Adventures Under Ground. Seria publicado mais tarde em forma de livro, depois de expandido, reescrito e editado pelo autor, com o título por que hoje o conhecemos. Dele consta o primeiro desenho feito por Carroll da pequena Alice Liddell, inspiração e modelo da Alice dos seus livros clássicos, feito quando aquela tinha sete anos. Carroll não gostou do desenho, por isso cobriu-o com uma foto de Alice Liddell. A ilustração a lápis só seria descoberta em 1977, quando a foto se descolou.
A British Library disponibiliza ainda os 14 livros desta colecção digital sob formato de CD-ROM, em duas modalidades ou os destaques de cada uma das obras, ou as obras completas.
De quando em vez temos algo que nos anima.

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...