quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Não resisti a transpor para este espaço um texto do DN de 14 de Setembro (versão online).
Diz então o referido texto:

Onde páram as autárquicas? As eleições não estão só nos programas sérios também estão no entretenimento

Autarquias na TV, sabe-se como é. Ou, antes, pensa-se que se sabe. Mas há vida autárquica na televisão para além dos debates da SIC Notícias e da RTPN. Sim, também ao popular Você na TV!, da TVI, chega a palavra que esclarece, a opinião fundamentada, o debate enriquecedor. E de forma inesperada. Passe-se à descrição. Para quem não vê, Você na TV! é o programa da manhã da TVI, com Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Trata de assuntos que vão da vida dos famosos ao reencontro de famílias desavindas. E o que tem isso a ver com o trânsito, o urbanismo ou outros seríssimos problemas que nos afectam a todos? Para dizer a verdade, nada. No Você na TV!, as eleições autárquicas cruzam-se com a dramatização da vida privada, típica dos talk shows à portuguesa. Não é bem como nos debates moderados pelo João Adelino Faria. Mas tem graça. E é importante mostra como a política entra no universo televisivo por portas insólitas.Estava eu então a ver o dito programa e passava uma daquelas típicas reportagens sobre um casal de jovens, com uma filha. A história mete consumo de drogas e a família vive na miséria. A música sublinha o dramatismo da coisa. Acaba a reportagem e aí temos a tal família em estúdio, com a filha a passear pelo plateau. Manuel Luís Goucha anuncia que o programa não resolve tudo, mas falou com quem pode. E quem pode era, neste caso, o presidente da Câmara Municipal de Sintra. E Fernando Seara lá apareceu, com o emblema da vila, a felicitar o jovem por este ter deixado a droga e assim por diante. Fiquei aterrado propaganda autárquica, num programa destes? Escandaloso! Mas estava errado. As coisas evoluem e até os talk shows já se regulam por normas mais ou menos pluralistas. E porque estamos em campanha, o programa também mostrou um vídeo de outro candidato à câmara. E portanto lá apareceu João Soares a felicitar o jovem... por este ter deixado a droga. Passei de escandalizado a perplexo. Faz mais sentido ouvir dois candidatos do que só o presidente, claro. Mas aquilo era o quê? Informação ou entretenimento? O problema está nessa confusão. A rubrica acabava com a TVI a pagar as dívidas do casal o número de euros em falta aparecia em contagem decrescente num ecrã. E quando chegou ao zero apareceu a palavra "Pago!", com ponto de exclamação, deu-se a catarse do costume e todos aplaudiram. Eu fiquei a perguntar porque é que não apareceram por lá o candidato da CDU, o candidato do Bloco e assim por diante. Nem que fosse para felicitar o jovem. Afinal de contas, toda a gente precisa de aparecer. Será?
Miguel Gaspar


É a televisão que temos, possivelmente com os programas que merecemos.
É tão fácil nivelar por baixo.
E o que mais me surpreende é que ainda existam candidatos dispostos a embarcar neste "navio".

Espanto porquê

Os militares que tinham convocado e se preparavam para desfilar em manifestação, viram esta ser proibida pelo tribunal.
Embora acatassem a ordem do tribunal (melhora fora se não o fizessem) "terceram espadas! contra tal decisão e, de uma forma encapotada, acabaram por se manifestarem na Casa do Alentejo e, mais do que isso, avisaram que vai haver uma manifestação convocada pelos cônjuges.
Que eu saiba a sua condição de militares veda-lhes o direito à manifestação. A Lei de Defesa Nacional e a Constituição dizem-no claramente.
Mas, gostaria de deixar aqui um desafio a estes senhores: porquê não publicar numa página de jornal como publicidade as alterações que o Governo se propõe realizar.
Assim ficaríamos todos ao corrente.

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...