terça-feira, 21 de novembro de 2006

Ainda as TLEBS. José Saramago, escritor, Maria Alzira Seixo e Manuel Gusmão, professores catedráticos de Literatura e Teoria da Literatura e Eduardo Prado Coelho, professor associado de Literatura, são alguns dos nomes que integram a lista de assinaturas do abaixo-assinado entregue à Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, relativa à aprovação da Terminologia Linguistica para os Ensinos Básico e Secundário. No dizer dos linguistas e escritores, esta Terminologia pode trazer "consequências negativas " para o ensino.
No referido documento, professores e intelectuais criticam a forma como a terminologia foi proposta uma vez que foi feita "à margem dos especialistas" e "sem discussão publica", e que, por isso, "não permitiu medir os resultados das alterações introduzidas".
Neste abaixo-assinado é também solicitado à ministra "a suspensão imediata da terminologia" e também a sua "reconsideração" para assim poder "facultar o debate com vários tipos de especialistas". Segundo os signatários, esta terminologia é "incorrecta e abstrusa, inadaptável a certos níveis etários" o que poderá trazer "graves dificuldades de aprendizagem", e pode também levar a um significativo "aumento do preço do material escolar".
O grupo acrescenta ainda que caso esta terminologia não seja suspensa o ensino e o país poderão sofrer "graves consequências" uma vez que o português e as restantes disciplinas curriculares vão ser afectada.
E porque não sei se todos tiveram oportunidade de ler o artigo do "Expresso" deste fim-de-semana, que desde já reputo de fundamental, e com a devida vénia vou transcrever os três exemplos referidos:

cão: substantivo masculino singular
nova terminologia: nome comum, contável, animado e não humano

algum: pronome indefinido
nova terminologia: quantificador indefinido

possivelmente: advérbio de modo
nova terminologia: advérbio disjunto modal

É uma pena que nós tenhamos que recordar que um dia alguém com o nome de Maria do Carmo Seabra foi ministra da Educação e que Diogo Feio foi secretário de Estado, mas as TLEBS aí estão para que não nos esqueçamos.

Até que enfim que já nasceu. Nove meses após ter sido deduzida acusação por parte do Ministério Público, um juiz de instrução do Tribunal de Gondomar comunicou aos 27 arguidos do processo Apito Dourado o arranque da fase de instrução do processo.
Todos nós sabemos que agora estão em causa duas questões que podem abalar todo o processo: a eventual inconstitucionalidade do diploma que rege a corrupção desportiva e a nulidade das escutas telefónicas, mas também não é menos verdade que se os arguidos invocarem isto mesmo é porque não têm interesse em que a discussão chegue à barra do tribunal. Porquê... cada um dê a resposta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Você é burro ou arma-se.
Com que então, algum é um pronome na nomenclatura. Pois é, agora explique-me porque é que aparece com nomes e não em vez de nomes...
Boa: burrice nº1

Esse advérbio na nomenclatura era um advérbio de oração. Nunca foi advérbio de modo.
Genial: burrice nº 2

A nomenclatura também fala de nomes comuns... Lembra-se? Ah, pois... não se lembra porque não sabe do que está a falar.

Deixem de ser armar em intelectualóides das línguas e deixem-nos, a nós professores, trabalhar com os nossos alunos!

zaratustra disse...

Se é professor, como diz que é, deveria ter mais cuidado com a linguagem que utiliza, fico com pena dos alunos a quem ministra (?) conhecimentos e fica por aqui a questão.

hoje escreveu-se uma página negra na nossa democracia eleger vice-presidentes na AR que quiseram derrubar o regime democrático é uma afronta...