quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Ao que parece hoje era o grande dia de manifestação dos alunos contra as aulas de substitição. Malgrado os SMS enviados para agigantar a coisa, a manifestação foi um rotundo fracasso.
Mas vamos lá falar das aulas de substituição.
Não acredito que todo este burburinho tenha só origem na cabeça dos alunos. É verdade que a eles estas aulas só chateiam, mas deve (tem) haver mais "cabeças ilustres" nesta contestação.
Eu estou inteiramente de acordo com as aulas de substituição e aproveito para referir que estas não são a complicação que muitos docentes, sindicalistas e alunos tentaram vender à opinião pública.
Estas aulas são demasiado importantes para serem mandadas para o lixo, sendo que só pecam pelo seu aparecimento tardio no ensino.
E lanço daqui uma ideia: aproveitem-se algumas das aulas de substituição para inserir os alunos no Plano Nacional de Leitura, já que é vulgar muitos dos alunos que finalizam o 12.º ano nuncaterem lido um livro que seja.

Por falar em 12.º ano vi ontem nos serviços noticiosos que agora qualquer pessoa o pode obter, desde que justifiquem num centro qualquer de competências que possuem uma aprendizagem profissional de três anos.
Não é por nada, mas estamos a abastardar a coisa.
Depois não se queixem que estamos a formar ignorantes.

E agora digam-me que não é verdade
- que os funcionários das finanças recebem um prémio calculado com base nos impostos arrecadados;
- que os funcionários judiciais também têm um prémio de produtividade;
- que as mesmas funções na função pública têm ordenados diferentes (centros de informática do ministério da Saúde e do ministério da Educação, funcionárias administrativas - secretárias - da Assembleia da República e secretárias de um qualquer centro de saúde, etc.)
a ser verdade tudo isto porquê os sindicatos nunca falaram publicamente disto e o próprio ministro?

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...