quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Eu estava certo. E dizia Marcelo que achava que o debate deveria ocorrer na RTP. Talvez que agora tenha outra opinião. Mais não foi do que um agora acuso eu, agora acusas tu. De interesse para as eleições: zero. Para o país, nem merece que nos cansemos.

A Polónia obrigou ontem a UE a deixar de lado o seu projecto de instituir um dia europeu contra a pena de morte a 10 de Outubro. A iniciativa tinha sido apresentada pela Comissão Europeia, no âmbito dos esforços europeus para uma abolição universal da pena de morte, e deveria recolher apoio unânime. Mas tal não aconteceu.
É verdade que a pena capital não existe na UE, por isso o Governo polaco considerou "inútil" a instituição deste dia, sendo que só aceitava se também fosse instituído um dia de defesa da vida que incluísse a proibição da eutanásia e do aborto.
O que o governo polaco se esqueceu de dizer é que tudo isto se deve a dois factos:
- o primeiro reside no facto de estarmos numa altura em que decorrem negociações técnicas sobre o futuro tratado europeu, ao qual Varsóvia apresenta reservas;
- o segundo é que a Polónia vivem em clima pré-eleitoral, e o Governo polaco precisa de agradar aos eleitores ultracatólicos (sobretudo ouvintes da Rádio Marya), daí a história do aborto e da eutanásia.
A hipocrisia fala mais alto.

Compreendo. Até agora, nenhuma autarquia mostrou interesse em se juntar ao Sistema Nacional de Compras Públicas. Este sistema abrange formalmente apenas a Administração Central e institutos públicos, mas as autarquias podem também utilizá-lo para as suas compras, se assim o desejarem

Sem comentários:

não sei porquê (ou até sei) mas parece que é preciso ajudar Marcelo a terminar o mandato com dignidade