segunda-feira, 2 de junho de 2008

Gostei de ler a entrevista do ministro Vieira da Silva ao JN. Para além de estar a desempenhar um papel importantíssimo e de ser uma peça fundamental este governo, teve ainda discernimento bastante para ir além das palavras de circunstância.

Por falar em JN, parabéns pelos 120 anos. Um feito notável no seio do jornalismo nacional.

Mudando de assunto, vejam lá o quanto é de curioso... O Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo escutado em conversas com Fátima Felgueiras foi ilibado pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.
O órgão que gere a disciplina dos juízes dos Tribunais Administrativos e Fiscais não aceita o uso de escutas telefónicas como meio de prova em processos disciplinares contra magistrados.
Isto de julgarmos em causa própria é porreiro, não é...
Depois, mesmo que não queiramos, somos obrigados a olhar com simpatia algumas das tomas de posição do Bastonário da Ordem dos Advogados.

Vamos às eleições no PSD. Manuela Ferreira Leite venceu as eleições no PSD e é a primeira mulher a liderar um partido em Portugal.
Depois de dizer isto importa passar para outro ponto.
Ferreira Leite venceu as directas, não ganhou o partido e a prová-lo estão os resultados eleitorais:
RESULTADOS
APTOS A VOTAR: 77090
VOTAÇÕES: 46046/59,34%
MANUELA FERREIRA LEITE - 17342/38%
PEDRO PASSOS COELHO - 14224/32%
PEDRO SANTANA LOPES - 13519/30%
MÁRIO PATINHA ANTÃO - 309/0,7%

Estes resultados são uma máscara no sentido do futuro do PSD. O "menino guerreiro" não vai lançar fora os 30% que arrecadou. Eu acho que ele vai fazer render até mais não ser.
Pedro passos Coelho com os seus 32% vai ficar à espreita de 2009 e apesar de dizer que o que importa é a união, ele e os que o rodeiam não abdicam do poder. Depois porque entre Passos Coelho e Ferreira Leite nem tudo foram rosas durante a campanha.
A somar a isto importa referir que a elite do barrosismo está dividida entre Passos e Manuela, sendo que esta divisão tem por finalidade chegar ao poder. E quem chegar fica a liderar o barrosismo (Morais Sarmento com Manuela e a atacar Passos; Miguel Relvas com Passos e seu estratega.
Manuela não teve uma tão grande vitória e tem um passado como ministra das Finanças que deixa desde logo muitos apreensivos, para além de representar muitos ismos que mais não querem senão cher ao poder.
Perante os resultados obtidos, recordando os últimos dias de campanha fico com a ideia que estas directas só serviram para posicionamento para a corrida de 2009, e o resto é folclore.

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...