terça-feira, 3 de junho de 2008

Vejam lá vocês que depois de um mês de árduo trabalho a Autoridade da Concorrência chegou à conclusão que não há cartelização de preços entre os operadores que actuam no mercado português nem abuso de posição dominante pela Galp Energia.
Diz o presidente da AdC que "não encontrámos indícios de que tenha havido qualquer entendimento ilícito entre dois ou mais operadores do sector e não encontrámos porque a informação está disponível e todos sabem os preços de cada um e os preços internacionais" e ainda "num mercado em que os preços nacionais antes de impostos são fortemente determinados pelos preços internacionais e uma vez que todos conhecem o que os outros fazem, os operadores tendem a adoptar um paralelismo de comportamento" e em jeito de conclusão rematou salientando que "não encontrámos indícios e o paralelismo [de preços] resulta de uma adaptação ao mercado".
Lindo, lindo. Palavreado mais a gosto, nem de encomenda.
Resta-me saber uma coisa: o que é isso de adoptar um paralelismo de comportamento? Será o que estou a pensar?

Já começou a comédia. Manuela Ferreira Leite foi eleita no sábado e já começou o fado.
Vejamos: Quando Ferreira Leite se lançou na corrida não tinha nada preparado. O programa e demais trabalhos foram nascendo durante a campanha, sendo que ainda não houve tempo para ter tudo bem delineado, até porque o Congresso também está aí e importa ter tudo bem organizado, não vá o diabo tecê-las e de repente haver soldados que decidam mudar de general e originar problemas no exército.
Ora, como é evidente, todos estes meandros são do conhecimento do "menino guerreiro". Assim sendo ele decidiu meter uns grãos de areia na engrenagem.
Assim, o ainda líder parlamentar, Pedro Santana Lopes, anunciou a intenção de convocar eleições para a bancada para dia 11.
Se isto fosse um jogo de batalha naval, era um tiro em cheio no porta-aviões. Primeiro, porque é a véspera do debate quinzenal com o primeiro-ministro e Manuela Ferreira Leite está longe de ter a equipa pronta para pegar no partido e a pressa de Santana em deixar de ter responsabilidades vem dificultar a escolha das peças para colocar no tabuleiros de xadrez da direcção já que obriga a uma decisão rápida. Mas para além do debate existe uma moção de censura ao Governo do CDS-PP agendada para quinta-feira. Assim sendo quem liderará a bancada parlamentar?
É caso para dizer: a procissão ainda não saiu da igreja, mas o andor já abanou.

Ainda sobre Manuela Ferreira Leite importa ler o artigo de João Miguel Tavares hoje no DN.

Se alguém tinha dúvidas de que o facto de Alegre estar hoje no Teatro da Trindade era ainda a resposta ao facto de não ter recebido o apoio de Sócrates na candidatura a Belém, penso que a resposta a Vitalino Canas as dissipa por completo.
Diz Alegre que «antes do Dr. Vitalino Canas saber o que era a política, já eu tinha sido preso por lutar pela liberdade». Tá tudo dito. Felizmente Senadores é noutras paragens que não Portugal.

Sem comentários:

hoje escreveu-se uma página negra na nossa democracia eleger vice-presidentes na AR que quiseram derrubar o regime democrático é uma afronta...