segunda-feira, 23 de junho de 2008

Então lá decorreu o Congresso do PSD. Como estava previsto Manuela Ferreira Leite lá foi entronizada. Até quando, sinceramente não sei. Pelo Menos será até 2009.
Sim, que eu não acredito que ela consiga passar além dessa data.
E desta vez a vichyssoise será substituída por umas "papas de sarrabulho", embora o cozinheiro seja o mesmo.
Vamos a uns dias antes do Congresso.
Que Marcelo Rebelo de Sousa gosta de criar casos políticos, todos nós sabemos, aliás Maquiavel ao pé de Marcelo é um anjo com direito a auréola, asinhas e tudo...
Mas voltemos a Marcelo. Porquê o boato do "bloco central"? E ainda por cima a poucos dias do Congresso.
Tudo tem a sua explicação e seguimento.
Primeiro, as fontes que lhe demonstraram o desejo do bloco central são muito vastas - os empresários -, depois porque a questão do apoio ou não a Menezes na disputa com Mendes nunca ficou bem resolvida entre os dois.
Mas esta foi a primeira etapa.
A segunda ocorreu ontem nas "conversas em família", quando ele disse que o grande perdedor tinha sido Santana Lopes e que mesmo o seu discurso tinha sido o menos aplaudido, elogiando o discurso de Passos Coelho como o mais aplaudido.
Quem esteve no Congresso sabe que não foi assim e que os discursos mais inflamantes foram o de Santana Lopes, Ângelo Correia e Ribau Esteves, sendo que os discursos dos dois primeiros são dois excelentes discursos.
Será que podemos dizer que Marcelo já acendeu a fogueira? Apesar de ser um fogueiro experiente, o Professor tem de ter cuidado, os homens que a rodearam e que a vêem como única esperança de chegarem ao poder, poderão não estar interessados no lume, mesmo que seja brando.

Deixo-vos aqui o Boletim da Direcção Geral do Orçamento. É deveras importante a sua leitura, para que possamos perceber que nem tudo caminha como o dizem alguns profetas da desgraça que por aí vão debitando discursos.

Só faltava era mesmo esta. As companhias de seguros querem construir e gerir clínicas de reabilitação para as vítimas de acidentes de viação.
Já agora porque não serem elas a constituir as juntas de avaliação? Assim ficava tudo em casa.

Se a anterior já é de pasmar, esta dá-me volta ao estômago.
Aqui fica nua e crua e sem comentários que nem é preciso.
"O actual vereador do PSD em Lisboa processou a PT, que se negou a aumentar-lhe a reforma actual de 17.900 euros. Salter Cid esteve 17 anos nos quadros da empresa, mas só lá trabalhou durante seis. E enquanto membro do governo de Cavaco aprovou um suplemento de 15% às pensões da Marconi, a sua empresa de origem.
Salter Cid trabalhou apenas 6 anos na PT, já que na maior parte do tempo esteve requisitado pelo governo de Cavaco Silva na presidência da Comissão de Coordenação de Lisboa e Vale do Tejo, e na secretaria de Estado da Segurança Social. Anos mais tarde, seria o governo de Durão Barroso a requisitá-lo à PT para ir presidir à Companhia das Lezírias, acompanhado pela secretária e motorista que tinha na PT.

Diz o semanário Expresso que nessa altura o Tribunal de Contas questionou o montante do salário auferido (27.500 euros mensais, em média) e sobretudo a ausência de qualquer contrato. De facto, o contrato viria a ser assinado um ano depois de Salter Cid assumir funções na Companhia das Lezírias, e assinado por ele em nome desta entidade que o contratava.
O actual vereador do PSD afirma que tem direito a receber o mesmo que o trabalhador mais bem pago no activo, com a mesma categoria com que Salter Cid saiu da empresa em 2007. A saída aconteceu utilizando a figura da "suspensão de contrato", usada para os quadros da empresa se reformarem antes dos 55 anos quando não preenchem os requisitos para a pré-reforma (20 anos de casa, quando Salter Cid tinha apenas 17).
Enquanto secretário de Estado de Cavaco, Salter Cid alterou as regras das pensões do grupo Marconi, através da regulamentação do Fundo Especial de Melhoria da Segurança Social do Pessoal da Marconi. Entre outras benesses, os pensionistas passaram a poder somar um suplemento extra de 15% em relação ao valor da pensão estatutária calculada na data de saída do activo. Diz o Expresso que no ano passado, este Fundo de Melhoria Marconi tinha um passivo de 12,481 milhões de euros"

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...