segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Voltando ao BPN. Será possível que o Estado vá indemnizar os accionistas? Mas o Estado vai indemnizar aqueles que se encarregaram de promover maus negócios e/ou negócios escuros. Lamentavelmente tenho sérias dúvidas se alguém vai ser castigado como merecia (tomemos o exemplo do BCP).
O que acaba por acontecer é que vamos ter de pagar as asneiras que os administradores e accionistas andaram a fazer. Sim não tenhamos dúvidas que o BPN vai ser dissolvido na Caixa Geral de Depósitos, já que os privados não querem saber do BPN para nada.
Mas este caso traz a reboque mais algumas inquietações que é preciso salientar.
Primeiro. O Banco de Portugal, como entidade reguladora do sistema bancário, não está isento de culpa de tudo isto, como já não esteve no BCP. O cidadão comum que acompanhasse as muitas notícias que iam sendo publicadas nos jornais facilmente constatavam que algo de anormal se passava. Ao que parece, no meio bancário as desconfianças eram certezas.
Por isso, bem pode Vítor Constâncio dizer o que quiser que inocência não é uma capa que lhe assente bem.
Segundo. Estamos perante um problema financeiro ou político? Sim porque é preciso que exista coragem e tal como se falou no caso de Carlos Santos Ferreira, por ser apoiante do PS, é preciso dizer que o BPN está ligado aos sociais-democratas.
Terceiro. Eu percebo que o Estado pretendeu proteger os depositantes, mas não percebo o porquê de só nacionalizar o BPN e não a Sociedade Lusa de Negócios que é a detentora do banco, aliás os administradores e os accionistas são os mesmos. Mais, a SLN tem outros valores que podiam minimizar o buraco, como é o caso da Real Seguros. Então porquê ficar fora deste negócio.
Aqui fica mais alguma prosa que pode ajudar a esclarecer tudo isto.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/990779.html
http://www.bolsatotal.com/archive/index.php/t-14343.html
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd7034.pdf
http://arrastao.org/sem-categoria/a-eminencia-parda-de-um-pais-que-se-devia-chamar-sociedade-lusa-de-negocios/
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?noticia=5627317&canal=159
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1154905.html

Este é que anda mesmo por aí e de língua afiada.

Sem comentários:

estava a minha alma posta em sossego, quando fui confrontado com a decisão do Tribunal da Relação face ao recurso interposto pelo Ministério...