sábado, 1 de novembro de 2008

Tinha de vos falar do tal ranking das escolas. Todos os anos somos confrontados com rankings que mais não fazem senão enaltecer as virtudes do ensino privado e deitar por terra o ensino público e curiosamente encontramos alguns docentes que leccionam no público a acompanhar e até mesmo a corroborar este bota-abaixismo.
Não sei se enaltecer o privado e escorraçar o público fará parte de alguma estatégia ou se será tão só uma qualquer demência.
O lamentável de tudo isto é que se analisarmos esta tão propalada lista verificamos que nos lugares cimeiros estão estabelecimentos que "vendem" formação por preços altíssimos, logo onde só pontuam pessoas com elevadas posses, mais um dos estabelecimentos dos lugares cimeiros pertence a uma determinada congregação religiosa que tem mais estabelecimentos, só que não figuram nos lugares cimeiros. Por que será?
Porque neste vende por preços altissímos e nos outros aluga ao Estado por preços bem inferiores. Explicitando: no que está nos lugares cimeiros são os filhos das famílias que podem comprar a formação, nos outros dois os utilizadores são famílias de menores recursos e que recebem subsídio do Estado.
Chocados?!
Não, já que era disto que estava à espera.
Chocados com a palavra vender?
Não sei porquê? Não estamos perante uma empresa privada que tem por finalidade o lucro? Então chocados porquê?
Talvez por isso, o melhor é mandar os rankings às urtigas e preocuparmo-nos seriamente com uma formação académica como deve ser.

Ainda no campo do ensino. Vai haver nova manifestação dos professores. Lamentavelmente os professores continuam a dar tiros nos pés. O memorando assinado pressupunha a existência de avaliação e atenção que o memorando foi mesmo assinado. Pior do que isso, ninguém percebe a recusa em serem avaliados como qualquer outro profissional.
Por muitas voltas que possam dar ao texto, será sempre e tão só uma manifestação contra a avaliação.

As autárquicas continuam a colocar o PSD em bolandas. Como se já não fosse suficiente a guerra Santana versus Marcelo/Pacheco, junta-se agora ao triunvirato Pedro Passos Coelho. Carreira deve estar furibundo e Ferreira Leite tomou por certo mais um Prozac. O tio Ângelo Correia continua bem como sempre. Aprendam enquanto o "velho barão" dá aulas gratuitas.

Sem comentários:

a isto chama-se comprar votos e ter a felicidade de imprimir papel moeda sempre que é necessário. sabia-se que a carreira de Fernando Araúj...