quinta-feira, 16 de março de 2006

Vamos lá ao Plano Tecnológico

Começo por afirmar que sou a favor do Plano Tecnológico. Julgo até que é vital para um país que se deseja desenvolvido e consistente com o mundo em que se encontra inserido.
Cada vez mais as novas tecnologias são o motor duma sociedade que tem deveres, mas também tem direitos, sendo que este peca por tardio.
Mas dotar um país de um plano desta monta não pode ser só uma resolução governamental de ligar as escolas à banda larga, o pequeno comércio em rede, protocolos com a Microsoft e a vinda para Portugal do MIT.
Dotar um país de um Plano Tecnológico é mais do que isso.
E o mais que eu me refiro é obrigar, por exemplo, os fornecedores de internet a cumprirem o preceituado nas velocidades, a ter custos mais baixos, a serem lestos na análise das muitas queixas que recebem, que estendam os serviços de rede a todo o país com iguais condições, e por aí fora.
No que concerne aos produtores de material informático, tanto o hardware, como o software devem ter preços que possibilitem a sua aquisição, nomeadamente no software (aqui os protocolos seriam ouro sobre azul), evitando os downloads tantas vezes problemáticos.
Mas não podemos ficar só por aqui.
O Estado deve apoiar todos na concretização desse Plano: às empresas e aos particulares.
As empresas e outros serviços têm apoios a fundo perdido, créditos especiais, eu sei lá mais o quê. Os particulares que invistam em novas tecnologias (aquisição de computador, instalação de internet, aquisição de programas legais, etc. e etc. têm o quê? Nada. Nada disto é contemplado sequer em matéria de benefícios fiscais.
Mais. Imagine-se que alguém decide estudar pelo sistema de ensino à distância.
Quem envereda por este caminho, porque está fora de causa o ensino presencial, vê-se na circunstância de possuir computador e ligação à internet, até porque o contacto quer com os professores, quer com o estabelecimento de ensino é feito somente por carta, telefone ou correio electrónico. Os testes formativos estão na rede, os resultados de exame estão em rede, os apontamentos estão em rede.
Ora os custos com internet e com a aquisição de material informático não entram nas despesas de ensino. O porquê não sei!
O que eu sei é que o desenvolvimento de um país não se mede somente pelas empresas e pelos serviços, é sim a soma de um conjunto diverso de factores onde todas as parcelas devem ser analisadas.

Os Bush

Estamos perante uma família suis generis sem sombra de dúvida.
Enquanto o filho vai organizando confrontos imbecis (anda a preparar-se para o Irão, mas talvez se aleije ainda mais do que se está a aleijar no Iraque), o pai "ataca" no Chile.
Leiam e meditem

"Pascua Lama
Primeiro vou situá-los no contexto do assunto:
Chile, um país com grandes reservas de àgua doce, entre rios, lagos e glaciares. Como todos devem saber, a àgua é um recurso muito importante e pelo qual se irão realizar os grandes conflictos bélicos do futuro.

Existe na III Região deste país um lugar chamado “el Valle de San Félix”, que é habitado por agricultores que realizam a 2ª maior quantidade de dinheiro do país (como região), este lugar abastece-se de agua por 2 rios que nascem dos "desgelos" de glaciares das cordilheiras que os rodeiam e que têm a agua mais pura do Chile.
O problema é que, como muito pouca gente sabe, debaixo destes milenários glaciares se encontra o “TESOURO DA AMÉRICA” que consiste em DEZENAS DE BILHÕES DE DÓLARES em ouro, prata e outros muitos metais.

Para extrair estes metais é necessário romper estes glaciares, algo que nunca foi feito no mundo e fazer de dois rios como Chuquicamata, um para extracção e outro para despejos porque as companhias mineiras não reciclam nada.
Este projecto ja está aprovado pelo governo chileno e vai começar no próximo ano, só porque os humildes agricultores da zona tiveram lucro em vendê-lo.

O projecto tem o nome de “Pascua Lama” e será realizado por uma multinacional da qual é socio Bush pai....
O terrível de tudo isto é que eles, ao destruir o glaciar não só destroiem uma reserva de água como juntam os 2 rios que abastecem a zona, e devolvem a água às gentes, convertida em água que só serve para regar, (ou seja, nem consumo humano nem animal) sendo que à parte de tudo, ATÉ À ÚLTIMA GRAMA DE OURO VAI TUDO DIRECTAMENTE PARAR À RESERVA AMERICANA, NÃO FICA NEM UMA GRAMA NO CHILE, E A ÚNICA COISA QUE VÃO GANHAR É ÁGUA SUJA, CONTAMINAÇÃO E DOENÇAS.
...Esta gente leva muito tempo lutando pela sua terra e sua fonte de trabalho, não apareceram na TV por ordem do Ministerio do Interior, e a sua única esperança é que mais gente o saiba e que esta tragédia possa chegar aos Tribunais Internacionais..."

Se quiserem saber mais sobre o assunto:

http://www.atinachile.cl/drupal/index.php?q=node/1235
Ing. Hiram Avila Toledo Subgerente de Información y Seguimiento CONAFORmailto:CONAFORhavila@conafor.gob.mx

http://www.cmaq.net/fr/node/23223

http://www.redvoluciones.org/index.php?option=com_content&task=view&id=412&Itemid=93

http://www.pieldeleopardo.com/modules.php?name=News&file=article&sid=914

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...