terça-feira, 22 de abril de 2008

Os seis meses de liderança de Menezes deram muito pano para mangas, mas os candidatos e o período pré-eleitoral também prometem.
As coisas começam a definir-se para o bem e para o mal.
Hoje assume a candidatura Manuela Ferreira Leite, sendo que Passos Coelho continua, Aguiar Branco vai dar uma volta e Patinha Antão e Neto da Silva (que não constavam da minha lista de onze incógnitas) assumem ir até ao fim.
Posso estar errado, mas julgo que da linha protagonizada pela anterior liderança não vai aparecer ninguém.
Assim sendo, a batalha será entre Passos Coelho e Ferreira Leite, já que os outros dois são meros figurantes nesta peça teatral e nem mesmo a ligação entre Santana e Patinha Antão será suficiente para que daí resulte qualquer benefício.
E aqui reside o problema.
A fazer fé nas notícias, a lista de Ferreira Leite vai tentar congregar as diversas sensibilidades dentro do PSD, a saber barrosistas e cavaquistas, sendo por isso que se fala já dos nomes de Rui Rio, António Borges, Morais Sarmento e outros.
Mas será de esperar que os mendistas não acompanhem Ferreira Leite e isto porquê, porque mantém atravessado aquele episódio relativamente ao último congresso entre Mendes e Menezes em que a "dama de ferro" portuguesa teve alguns laivos decisórios pró-Menezes (facto que motivou alguma troca de palavras mais duras entre Marcelo e Ferreira Leite).
Se não acompanharem Ferreira Leite, a sua candidatura fica fragilizada logo à partida. Mas não será só este facto que irá fragilizar a candidatura, existem outros.
O primeiro resulta da aglutinação dos dois ou mais ismos. Quando se trata de derrubar alguém que não pertence à linha a junção serve perfeitamente, mas quando se trata de poder os -ismos não são capazes de serem um só.
O segundo tem a ver com o excesso de economistas que ficam na liderança. António Borges(não devo estar errado se disser que ele deseja ardentemente o Banco de Portugal), Ferreira Leite e Rui Rio são economistas com visões muito opostas, visões que vão desde o neoliberal puro ao economista de cariz social.
O terceiro prende-se com a imagem que Ferreira Leite deixou enquanto ministra quer da educação, quer das finanças e que, convenhamos, não é uma imagem deveras agradável.
O quarto e último tem a ver com a ligação de Manuela Ferreira Leite a Cavaco Silva. Ora todos sabemos que ela é uma das defensoras acérrimas do cavaquismo o que obrigaria Cavaco a ter redobrado cuidado. Por outro lado se ela ganhasse as eleições em 2009 e significaria que Cavaco não seria reeleito presidente, o que também não está nos seus planos.
Sendo assim a candidatura de Manuela Ferreira Leite não é algo de muito propício para o PSD, para além de que convém não esquecer que as bases não são tão "elitistas" e não gostam de uns certos senhores que têm a mania que tudo sabem, mas são incapazes de manter uma conversa com um qualquer militante numa qualquer secção.
Tratada que está a "dama de ferro", vamos a Passos Coelho.
Pedro Passos Coelho poderá configurar a grande surpresa e isto por várias razões.
Primeiro porque congrega aqueles que não perdoam aos nomes sonantes do partido não terem tomado as "rédeas" do PSD aquando da passagem de Santana como primeiro-ministro.
Segundo porque Ângelo Correia ainda é o que é e apoia Passos Coelho.
Terceiro porque pode receber o apoio dos mendistas que não esqueceram a postura de Ferreira Leite na vitória de Menezes.
Terceiro porque pode receber o apoio dos menezistas e santanistas que sem se exporem directamente se vingam destes seis meses.
Quarto porque tem o apoio de Marcelo que não perdoa a Ferreira Leite as palavras que esta lhe dirigiu a propósito do caso das eleições.
Quinto porque é um nome "limpo".
Esperemos pois o desenrolar de todos os factos.



Hoje é o Dia da Terra




O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de Abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Alguns textos importantes para hoje:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/300131
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/300222
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/300699
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/300642
e o suplemento Meia Hora.

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...