sábado, 20 de maio de 2006

0x0=0. Estamos perante uma operação matemática simples e lapidar e que bem pode resumir a entrevista concedida pelo sr. Procurador Souto Moura ao “Expresso” de hoje.
Nada diz que todos já não soubessemos (e demorou quatro meses): a culpa do imbróglio do “envelope 9” é da PT e dos jornalistas do “24horas”, sendo que quanto à PT o caso está arrumado já que qualquer procedimento criminal contra a mesma está fora de questão por prescrição. Já quanto aos jornalistas o caso afigura-se-me de outra índole e não excluo a hipótese de eles serem responsabilizados criminalmente.
Julgo, e porque não o fez antes, que se Souto Moura pedir a agora a demissão ainda poderá sair pela porta da varanda. Agora se demorar muito para além desta entrevista somente lhe restará a porta do fundo, aquela que dá acesso à última leira do quintal.

A SportTV e o mundial. Ao que dizem – e eu acredito -, a SportTV quer proibir a exibição pública dos jogos do mundial em ecrã gigante e em restaurantes (quer os jogos transmitidos em sinal aberto pela SIC, quer os transmitidos pelo canal codificado SportTV).
É caso para dizer que a cretinice quando ataca não escolhe a vítima, leva tudo a eito.
Acompanhem o meu raciocínio.
Sou proprietário de um restaurante. Pago os meus impostos religiosamente, comprei um televisor, sou assinante da TVCabo (posso não ser assinante e só ter os quatro canais que tudo se mantém) e pago a mensalidade devida, para além disso pago o que me impõem pelos canais codificados e como gosto de futebol tenho o aparelho do meu estabelecimento ligado na SIC ou na SportTV quando estas transmitem os jogos da Selecção.
Se a proibição for avante, das duas uma: ou expulso os clientes do meu estabelecimento, abdicando das receitas que me permitem pafar os impostos, os ordenados do pessoal, a mensalidade da TVCabo e da SportTV, enfim pagar uma série de coisas que também fazem andar este malfadado país; ou então eu, que gosto de futebol e que pago para isso, deixo de ver escolho como alternativa (para poder manter os meus clientes dentro do estabelecimento) por exemplo o canal brasileiro TV Record, o tal canal que nos impingiram sem que para isso tivessemos, nós os pagantes, sido consultados.
Agora digam lá se isto é ou não uma cretinice.

Tá tudo doido. O secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, disse em Coimbra (pobre cidade), que há a possibilidade de os pensionistas deixarem de receber o subsídio de férias (14.º mês), tudo isto para ajudar a equilibrar o Orçamento de Estado.
Claro que José Sócrates já veio desmentir.
Mas com desmentido ou sem desmentido apetece-me a fazer a seguinte reflexão: o sr. Secretário de Estado disse isto de ânimo leve ou fez contas que fundamentam essa opinião?
Estou convicto que foi a primeira e não se preocupou com a segunda. E porquê?
Não é verdade que está consignado no artigo 53.º Código do IRS que “Aos rendimentos brutos da categoria H de valor anual igual ou inferior a (euro) 7500 deduz-se, até à sua concorrência, a totalidade do seu quantitativo por cada titular que os tenha auferido” (al. 1)) e “Se o rendimento anual, por titular for superior ao valor referido no número anterior, a dedução é igual ao montante nele fixado” (al. 2)).
Quer isto dizer que os pensionistas que ganham mais de 7500 euros por ano pagam IRS.
Então sr. secretário de Estado, sabendo nós que quem paga IRS neste país é a classe baixa e média, experimente retirar o 14.º mês e veja quantos milhões o IRS deixa de arrecadar.

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...