segunda-feira, 8 de maio de 2006

Ir buscar lã e sair tosquiado. Não há melhor frase para ilustrar o congresso do CDS/PP.
Ribeiro e Castro convocou este congresso para meter na ordem uns quantos que passam a vida a tirar-lhe o tapete e a lançar-lhe cascas de banana.
O resultado não podia ser pior. Primeiro porque a sua vitória sobre o líder da Juventudo Centrista não foi tão expressiva quanto era espera e em segundo porque perdeu o Conselho Nacional para Pires de Lima.
A Batalha confirmou o que toda a gente já sabia: há dois partidos debaixo da mesma sigla, sendo que um perfilha a democracia cristã e outro é um partido totalmente liberal.
Já se percebeu que o CDS não consegue esvaziar o PP, agora só falta saber quanto tempo falta para que o CDS se dilua no PP.

Mendes e as directas. Marques Mendes foi eleito através de eleições directas líder do PSD. Estranhava-se que assim não fosse tanto mais que era ele o único candidato.
O resultado que obteu consagram-no como o líder do momento, mas será que foi um resultado bom? Eu diria que não.
Marques Mendes obteve 36 por cento dos votos. Com este resultado não percebo o porquê de tanta alegria.
Este resultado só prova que o PSD está longe de ser um partido mobilizado e interessado e que Marques Mendes não motiva os militantes. Se o resultado fosse acima dos 50 por cento então outro galo cantaria.
Acresce a isto que o poder muda de mãos (pelo menos em Portugal) por demérito de quem o detém e não por mérito de quem o deseja, sendo que todas s sondagens mostram um primeiro-ministro em alta, um governo conceituado junto da opinião pública, o líder do PSD arrisca-se a permanecer no deserto por muito e muito tempo.
De igual forma é conhecida a apetência do PSD pelo Estado, logo como este está ocupado com outro inquilino e porque o partido que apoia esse inquilino continua a subir nas sondagens, a travessia promete ser longa e só já que nada existe que possa servir de estímulo (tipo condicionamento clássico de Pavlov).
Por último e para cúmulo da desgraça José Sócrates é um fervoroso adepto do socialismo nórdico, também conhecido por verdadeira social democracia, logo está a ocupar os terrenos do PSD, sendo que muitas das medidas que estão a ser tomadas inserem-se na óptica daquilo que o PSD gostaria de ter feito mas nunca teve coragem com medo de perder votos.
Mendes vai ser agora entronizado em congresso, entronização essa que se deve a 36 por cento e nada mais.

Sem comentários:

estava a minha alma posta em sossego, quando fui confrontado com a decisão do Tribunal da Relação face ao recurso interposto pelo Ministério...