terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

De quando em vez aparecem por aí uns grupos de estudo formados não sei com que critérios que têm a seu cargo debitar conclusões sobre determinadas matérias.
Este a que me vou referir tem um nome estranho: GAAIRES, que significa Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário.
Pois bem, o GAAIRES entregou ontem à ministra uma recomendações deveras interessantes. Este grupo defende a extinção do curso de Línguas e Literaturas e a redução dos actuais programas de Física, Química, Geologia e Biologia dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.
Esta equipa propõe a integração das disciplinas específicas de Línguas e Literaturas nas disciplinas de opção bienais e anuais do curso de Ciências Sociais e Humanas. A extinção de Línguas e Literaturas é justificada pelo "reduzido leque de opções no prosseguimento de estudos".
A revisão dos programas de Física e Química é justificada por ser "recorrente e consensual a referência a múltiplas dificuldades de concretização dos programas das disciplinas das ciências experimentais", recomendando ainda o documento "o aumento da carga horária em tempo semanal (90 minutos) nas disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, nos 10.º e 11.º anos.
O tal GAAIRES aconselha ainda a realização de exames nacionais para a componente prática daquelas disciplinas e que sejam definidos os trabalhos experimentais que são obrigatórios.
Na avaliação ao Ensino Secundário é ainda recomendado que a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) exista no 3.º Ciclo do Ensino Básico - do 7.º ao 9.º anos - e deixe de ser obrigatória no 10.º ano. Em contrapartida, é sugerida a criação de uma disciplina bienal (mais aprofundada) para os alunos que queiram seguir informática e de uma outra, anual, no 12.º, para os estudantes dos cursos científico-humanísticos. A associação "de TIC à Área de Projecto, com a atribuição de tempo lectivo semanal ao professor de TIC"é outra das recomendações.
Quanto ao peso que a disciplina de Educação Física (EF) deve ter no cálculo da média de acesso ao Ensino Superior, o grupo deixa uma proposta imprevista que seja o estudante a escolher. "O aluno pode decidir se pretende contabilizar a classificação de EF", diz o relatório dos peritos. Dos cenários possíveis, o GAAIRES rejeitou a exclusão da disciplina da fórmula, por não haver razões "consistentes" para que tenha "um estatuto diferente do das outras disciplinas"; a obrigatoriedade, porque a opinião pública é adversa à solução; e a hipótese da opção de "excluir uma disciplina cuja classificação lhe seja menos favorável".
Face a isto tudo, deixo uma questão: não podemos exterminar estes grupelhos?

Hoje fico-me por aqui embora existisse muito para dizer. A estadia que tive no hotel Fernando da Fonseca (na foto) até ontem obriga-me a andar com calma. E novamente e ao contrário do que é habitual ouvir encontrei gente muito boa. O Nuno, a Teresa, a Helena, a Diana e tantas outras pessoas (a motard) que tentam que as férias sejam curtas e proveitosas.


Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...