sábado, 25 de fevereiro de 2006

Monopólio bancário

Após cinco anos de sossego, os bancos voltam agora de novo ao ataque para instalar taxas nas operações feitas nas caixas multibanco.
Os consumidores estão perante um ataque soez por parte de um grupo que ganha muito e paga pouco.
Quando apareceram as caixas multibanco, os bancos fizeram de tudo para incentivar os seus clientes a terem cartão multibanco e a passarem a utilizá-los em vez de irem ao banco. Diziam eles que era do interesse do cliente pelo tempo que poupavam.
É verdade. Mas se é verdade para o cliente também foi verdade para os bancos.
Estes puderam, à custa das máquinas multibanco, reestruturar o seu grupo de funcionários (basta verificar a saída de pessoal e a entrada após a intalação das caixas multibanco) e a diminuição de custos que isso mesmo provocou.
Mas para além deste enorme benefício devemos não esquecer que os utilizadores já pagam parte dos custos de manutenção do serviço Multibanco através da anuidade dos cartões de débito assim como os comerciantes, que desembolsam uma taxa pela utilização dos POS (equipamentos de Multibanco móveis).
Mas não nos fiquemos só pelas caixas multibanco.
Os custos que os clientes pagam pelas operações bancárias pela internet são não só calamitosos mas também vergonhosos. Neste caso pagamos triplamente porque pagamos as taxas das operações, pagamos a electricidade consumida pelo computador e pagamos os custos da internet.
É necessário e urgente que o Governo coloque travão nesta pretensão vergonhosa dos bancos.
Os bancos servem-se do nosso dinheiro e nós pagamo-lhes bem para eles se servirem do que é nosso. Assim não admira que tenham milhões de euros de lucro.

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...