sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Uma exposição que merece ser visitada

Não é que seja meu hábito, mas hoje vou fazer duas entradas.
Se a primeira foi dedicada áquele que eu considero um dos expoentes máximos da música portuguesa, esta é consagrada áquela que eu também considero um dos expoentes máximos da pintura. Trata-se de Frida Kahlo.
A exposição está patente a partir de hoje no Centro Cultural de Belém. Antes do CCB a exposição esteve patente na Tate Modern e na Fundacíon Caixa Galicia, em Santiago de Compostela.

Frida Kahlo nasceu em 1907 no México, mas porque gostava de declarar-se filha da revolução dizer que tinha nascido em 1910. A sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomelite, o que a deixou coxa. Já tinha superado essa deficiência quando o autocarro em que passeava embateu contra um eléctrico. Neste acidente sofreu múltiplas fracturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa disto fez várias cirurgias o que originou que permanecesse muito tempo presa numa cama.
Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima da sua cama.
Frida sempre se pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".
A sua vida com Diego Rivera, seu marido, foi bastante complicada. Diego tinha muitas amantes e Frida não ficava atrás, compensava as traições do marido com amantes de ambos os sexos. A maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais do que uma vez, as sequelas do acidente impossibilitaram-na de levar a gestação até final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros.



Meu nascimento

Os seus quadros reflectiam o momento pelo qual passava e, embora fossem bastante "fortes", não eram surrealistas: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade". Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa imensas dúvidas: "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida". Talvez porque Frida não suportasse mais.

Flores Fato

Frida Kahlo foi uma artista única, para muitos é considerada a pintora do século XX. Apesar do seu pouco tempo de vida, deixou-nos obras magníficas e ao mesmo tempo intrigantes.

Algumas obras


Raízes

Auto-retrato com cabelo solto

A coluna partida

1 comentário:

Anónimo disse...

Não conhecia, mas pelos exemplos que publicaste, quero conhecer.

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...