segunda-feira, 18 de junho de 2007

Na segunda volta das legislativas francesas, o partido de Nicolas Sarkozy conquistou a maioria absoluta.
Dos 577 lugares possíveis na Assembleia Francesa, a União para um Movimento Popular, de Nicolas Sarkozy, ganhou 314. Ainda assim, o resultado foi inferior ao esperado. Por sua vez, o Partido Socialista obteve 185 lugares, mais 36 do que há cinco anos. Também lá a abstenção não se esfumou, antes pelo contrário, atingiu os 40 por cento.
A maioria absoluta, ganha pelo partido do Presidente, vai permitir ao Governo de direita avançar com o desejado programa reformista. Sarkozy promete avançar com reformas alargadas, tais como leis de imigração mais apertadas, redução dos impostos e sentenças de prisão mais longas.
Importa realçar que o centro desapareceu, ficando assim um sistema bipolarizado entre a direita e os socialistas.

Ontem celebrou-se em todo o mundo o Dia Mundial da Desertificação e da Seca, com o lema «Desertificação e Alterações Climáticas: um desafio global». Nos estudos realizadas pela Agência Espacial Europeia e pela Desert Watch, a desertificação em Portugal, Itália e Turquia é das mais elevadas da Europa. A desertificação afecta cerca de 1/3 da superfície terrestre e mais de 1 bilião de pessoas, sendo por isso um tema premente que deve ser comemorado todos os dias e todos os anos.
A desertificação é um processo de degradação da terra que põe em risco a saúde e o bem-estar dos cidadãos, mas a manutenção da produtividade dos solos e o impedir o aumento da desertificação têm a ver com o comportamento dos mesmos cidadãos. E existem comportamentos simples que contribuem de forma elevada para lutar contra este problema.
Poupar água! Usar os solos de acordo com as suas aptidões, utilizando as culturas que mais se adequem. Fazer rotações e usar leguminosas que enriquecem os solos em azoto. Plantar segundo as curvas de nível para evitar as escorrências e a erosão. Usar sebes para diminuir a erosão eólica e proteger a vegetação dos fogos.
Simples não é.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto:
Ano Internacional, Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a FAO e muitos outros sítios.

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...