quarta-feira, 11 de julho de 2007

Marques Mendes é remunerado por empresa é um dos temas de primeira página do Diário Económico de hoje.
Lá dentro a notícia é tão somente esta:

"Marques Mendes é remunerado por empresa
O presidente do PSD é também presidente da Assembleia Geral da Paínhas, S.A..

Marques Mendes é “remunerado” pelo exercício do cargo de presidente da assembleia geral da empresa Paínhas S.A., participada da FIX, função que acumula com o cargo de deputado confirmou ao Diário Económico o chefe de gabinete do líder da oposição. Ainda assim Pedro Vinhas da Costa, recusou revelar o montante.
Embora o exercício de ambas as funções não seja incompatível, e estejam expressas no registo de interesses apresentado na Assembleia da República, em 2004, é o suficiente para o PS alegar a interferência do líder social-democrata numa decisão da PT sobre a não adjudicação à FIX de dois negócios, em Aveiro e S. João da Madeira.
Em causa está um e-mail enviado pela FIX a Marques Mendes onde a empresa se queixa de ter perdido duas adjudicações da PT para o fornecimento de infra-estruturas de telecomunicações.
Depois de ter conhecimento da situação, Marques Mendes, através da sua secretária, enviou às 19h53 do dia 27 de Junho, um e-mail para a secretária de Henrique Granadeiro, presidente da PT, expondo-lhe a estranheza da FIX depois de ter perdido o concurso.
Henrique Granadeiro ficou surpreendido com o teor da mensagem, que demonstrava conhecimento de assuntos internos da PT.
No dia seguinte, a 28 de Junho, o administrador da PT, António Caria, fez uma exposição, na reunião da comissão executiva, sobre esta adjudicação onde referiu que, ao contrário do habitual, não houve qualquer problema ou registo de qualquer queixa. A versão foi contrariada pelo próprio Henrique Granadeiro que disse ter recebido um protesto através de Marques Mendes.
Ao que o Diário Económico apurou, o presidente da PT fez, uma semana depois, a 6 de Julho, um despacho onde referia o discutido na reunião de 28 de Junho, demonstrando surpresa pelo conhecimento que o e-mail enviado por Marques Mendes revelava sobre os assuntos internos da PT. Por isso, decidiu submeter o caso à comissão executiva a que preside e que reuniu nessa mesma tarde. No entanto, as dúvidas de Granadeiro acabaram por não ser discutidas por falta de tempo, sendo expectável que este seja um dos temas em cima da mesa no próximo encontro - ainda no decorrer desta semana.
Certo é que o PS não quer deixar cair este caso. Ontem, o deputado José Junqueiro exigiu mesmo a Marques Mendes “explicações detalhadas” sobre a “informação privilegiada” a que teve acesso.
Fonte da Portugal Telecom confirmou ao Diário Económico a recepção do e-mail do gabinete de Marques Mendes, no final de Junho, mas frisou que este “não teve qualquer influência na decisão, dado que esta já tinha sido tomada anteriormente.”
Fix fornece infra-estruturas para PT e EDP
A Fix é uma empresa de engenharia e telecomunicações, subcontratada pela PT para o fornecimento de infra-estruturas e prestação de serviços. A Paínhas S.A., da qual Marques Mendes faz parte da administração, é uma participada da Fix e actua na área de infra-estruturas de energia eléctrica e telecomunicações. Fundada em 1980, esta empresa conta, entre os seus clientes, com a PT, a EDP, a Oni, a TMN, a Siemens e a Alstrom, actuando nos cinco continentes. A polémica que envolve Marques Mendes começou quando o líder do PDS reencaminhou um email que recebeu da Fix, onde a empresa se queixava de ter perdido duas adjudicações da PT. O email com a reclamação foi reencaminhado pela secretária de Marques Mendes para a secretária de Henrique Granadeiro. O presidente da PT terá ficado surpreendido com o conteúdo do email recebido, que demonstra conhecimento sobre decisões internas da PT. Será por isso mesmo que a comissão executiva da operadora nacional irá abrir um processo de averiguação, para apurar as responsabilidades neste processo." Francisco Teixeira e Cátia Simões no DE.

Não é por nada, até porque não morro de amores pelo cardeal Pina Moura, mas julgo que este deve estar a rir-se à gargalhada, é que se bem se lembram Marques Mendes e os seus compagnons de route (que já são poucos) sempre fizeram questão de clamar alto e bom som contra o facto de Pina Moura ser administrador da Iberdrola e permanecer como deputado. Pois é...
Também me lembro que foi Marques Mendes que atacou o arquitecto Salgado por este estar na lista de Costa às eleições de Lisboa, dizendo que o arquitecto tinha interesses na zona da Portela.

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...