domingo, 15 de julho de 2007

"Reino de Portugal" (cerca de 1640), de João Teixeira Albernaz I. Foto do Expresso

A Biblioteca Nacional vai receber da Fundação Gulbenkian o primeiro manuscrito de um mapa de Portugal que representa a totalidade do território, criado por João Teixeira Albernaz I no século XVII.
O documento cartográfico com o nome de "Reino de Portugal" é composto por 1 mapa, em 6 folhas coladas: manuscrito, pergaminho, colorido; 132 X 234 cm.; escala ca 1:291 000 e tinha sido adquirido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1964, à Livraria Pregliasco, de Turim.

Deplorável a entrevista de Saramago ao DN. Quantos escritores portugueses é que foram mandados às urtigas e que eu saiba nenhum emigrou. O que me preocupa é que vai nascer mais uma fundação. Em Portugal são como os cogumelos.
Leio esta entrevista e vejo no mesmo jornal referências a Torga e salta-me à memória o homem alto de nariz comprido e cara afilada com a sua voz forte a dizer-me a propósito de um acidente que sofri na caça: "Aleijaste-te rapaz?" "Foi ontem na caça!" respondi eu com a reverência devida a um médico famoso e insígne homem das letras. "Também caças?" questionou-me ele afundado numa cadeira no gabinete do grande amigo dele Padre Valentim. E sem que eu tivesse tempo de responder de imediato começou uma dissertação sobre as suas caminhadas por montes e vales na procura das perdizes. É este Torga que não ganhou o Nobel por razões que são estranhas à escrita (leiam o livro da "Correspondência entre Sophia e Jorge de Sena" e saberão as razões) e é por este Torga que fico pasmo face às declarações de Saramago.

Sem comentários:

a isto chama-se comprar votos e ter a felicidade de imprimir papel moeda sempre que é necessário. sabia-se que a carreira de Fernando Araúj...