terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vamos lá falar do Orçamento. É hoje entregue o Orçamento de Estado para 2009. Importa desde já salientar que se não fosse o grande aperto que tem sido feito, o combate feito ao deficit, a organização parcial das contas públicas e bem que estaríamos tramados mais do que já estamos.
Mas sobre o Orçamente propriamente dito e em especial sobre as novas soluções para reduzir os encargos com a prestação da casa, fico com a sensasão de que os grandes beneficiados (mais do que as famílias propriamente ditas) vão ser os bancos, as construtoras e as imobiliárias.
Eu percebo que importa dinamizar a economia e que quer os bancos quer as construtoras, são partes da economia que não podem ser desprezadas, mas...
É este mas que me preocupa.
É ou não verdade que os bancos sempre apresentaram resultados loucos para um país tão pequeno como o nosso (28/10/05 e 12/12/06 por exemplo)?
Para onde foram esses lucros todos?
Para além disso e mais uma vez é o incumpridor que sai beneficiado.
Estou à espera do Orçamento ser tornado público para o analisar de alto a baixo, mas desde já digo que não concordo com a ideia de os arrendatários terem um dedução quase tão grande como os que pagam as suas prestações por aquisição de casa própria.
É preciso não esquecer que quem compra tem mais despesas e paga mais impostos que quem aluga por isso essa equivalência não está correcta.
Esta é a primeira abordagem ao OE 2009, mas vai haver outras.

Sem comentários:

e lá aconteceu o apresentar dos nomes para o Governo de Portugal. curiosamente verifico que os nomes fortes do governo são aqueles que sempr...