sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

A propósito do que escrevi ontem

Quando ontem escrevi o que escrevi estava longe de saber o que se tinha passado no Ministério da Defesa quando Portas foi ministro.
Pois bem Paulo Portas confirmou, pelo seu ex-assessor no Ministério da Defesa, que contratou uma empresa para copiar para CD-ROM todos “os documentos pessoais, cartas, memorandos, despachos, programas, etc.”, com dois objectivos: “Para se defender em caso de ataques políticos e escrever as suas memórias.
Parece e de acordo com Pedro Guerra, Portas pediu ainda para ser copiada toda a documentação referente aos sete anos em que foi líder do partido. O mesmo ex-assessor negou que o ministro tenha mandado microfilmar documentos confidenciais e/ou classificados como segredo de Estado, pois isso seria crime. Confirmou ainda que Portas aconselhou os ex-ministros Luís Nobre Guedes (Ambiente) e Telmo Correia (Turismo) a fazerem também cópias da documentação antes de saírem dos respectivos ministérios.
Primeiro e confirmando o que ontem disse, a direita tem a mania da perseguição. Como se qualquer um deles merecesse críticas que não sejam do âmbito político e para isso não precisão desses documentos para se defender.
Segundo os documentos são pertença dos Ministérios e se fosse preciso contraporem algo solicitavam-nos.
Terceiro como é que a Comissão de Protecção de Dados vê o facto de alguém possuir os registos de um partido? Não nos podemos esquecer que nesses registos podem estar dados pessoais de militantes que os forneceram ao partido e não a uma pessoa individual.
Quarto. O que significa o etc. de “os documentos pessoais, cartas, memorandos, despachos, programas, etc". É que nestas três letras cabe muita coisa.
Quinto e último. Quem é que define o que é classificado e não classificado? E mais: como é que foi feita a passagem para CD-Rom?
O Governo e a Assembleia da República devem investigar este assunto até à exaustão e rapidamente.
E o Ministério Público acha isto normal?
Digam lá se é ou não uma "direita" arrogante, convencida que tudo pode e tudo quer?

1 comentário:

Anónimo disse...

Verdade pura e dura. Pessoalmente não tenho duvidas e profissionalmente apenas tenho suspeitas de que muita coisa de ex- ministros tambem ficou em "caixa", para silenciar vozes que ousem tocar na historia dos helicopteros. Quanto à Moderna...........viva a justiça deste país. Ant. H.

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...