quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

São piores que animais

Um homem de 22 anos, residente em Moselos, Viseu, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) e apresentado ao juíz, sob suspeita de ter violado e espancado a filha, de um mês e meio, que se encontra agora internada no Hospital Pediátrico de Coimbra em perigo de vida.
Mais tarde provou-se que não teria havido crime de violação, somente de maus tratos.
Se os animais irracionais protegem as suas crias até com a própria vida, como é que estes animais, racionais, fazem isto.
Este acto bárbaro e ignóbil não tem defesa possível. É um crime que deve ser castigado com o máximo que a lei permite, sendo que deve ficar expresso na sentença que nem por boa conduta podem ser libertados e mais, devem ficar junto com os outros presos, sem nenhum regime de excepção.
Também não esqueço a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Viseu. Não faço a mais pálida ideia de quem é que depende a referida Comissão, mas uma coisa eu sei, já tinham guia de marcha assinada e rubricada.
Aliás é confrangedor se analisarmos os casos em que, quer esta Comissão ou outras que tais, os menores em risco têm sentido na pele os enganos destes grupos (um caso que seja já fosse preocupante)
Há uns anos atrás uma criança foi retirada à família de acolhimento e devolvida aos pais, embora todos estivessem conscientes que era melhor a criança permanecer com a família de acolhimento.
Qual foi o resultado? O menor faleceu vítima de maus tratos por parte dos pais. Isto aconteceu em Coimbra. Raul é o nome do pai adoptivo do menor em questão.

Vamos lá ver se entendo

No julgamento do caso Casa Pia recorreu-se às declarações por videoconferência com a finalidade de não sujeitar as "vítimas" a estarem no mesmo espaço que os arguidos, para que não houvesse intimidações e para salvaguardar psicologicamente as "vítimas". E, posso estar enganado, que eu saiba a questão da videoconferência foi colocada pelo colectivo de juizes, pelas "vítimas" e seus defensores, pela Casa Pia e pelo Ministério Público.
Agora estou surpreso por 6 dessas alegadas "vítimas" estarem dispostas a sentarem-se nos bancos do tribunal para enfrentar Paulo Pedroso.
Então agora as intimidações e a salvaguarda psicológica, onde estão

1 comentário:

FORA DE CONTROLE disse...

Aqui no Brasil nós temos o E.C.A , que é o estatuto da criança e do adolescente , o Estatuto é muito bem elaborado , mas como na teoria a prática é outra , o legislador esqueceu de punir com mais severidade esses "pais" que submetem seus filhos a tratamentos repugnantes e anormais. Concordo com o teor de seu texto as punições para esses casos devem ser mais severas.Abraços....

hoje escreveu-se uma página negra na nossa democracia eleger vice-presidentes na AR que quiseram derrubar o regime democrático é uma afronta...