sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Tanta preocupação

A organização católica ultraconservadora Opus Dei espera que o filme "O Código Da Vinci", baseado no livro homónimo de Dan Brown, seja proibido a menores para protegê-los da "manipulação da história".
Marc Carrogio, director da Opus Dei para as relações com os meios internacionais, declarou "Uma questão interessante é se este filme não teria que ser reservado apenas a adultos. Qualquer adulto distingue realidade de ficção basta ter um pouco de cultura. Porém, ante uma manipulação da história, a uma criança faltam elementos de juízo: não basta acrescentar a palavra "ficção". E acrescentou ainda "Assim como se protege os menores das cenas explícitas de sexo e violência, não deveriam ser protegidos da violência expressa de forma mais subtil e por isso mais insidiosa?".
Carroggio admitiu que o livro de Brown e a expectativa provocada pelo filme resulta em publicidade indirecta para a organização. Em relação à estreia do filme, que foi rodado no Museu do Louvre (Paris), "não há qualquer declaração de guerra contra ninguém", acrescentou.
E estamos a falar de uma ficção, fará se o mesmo senhor lesse "P2, Mafia e Opus Dei" resultado de uma investigação feita por um jornalista português, de certeza tinha um ataque de coração.

Que estranho

Transcrevo aqui uma peça jornalística que vem publicada no JN de hoje. E faço-o, porquanto estamos perante algo muito estranho e por muito que eu a leia não consigo perceber o advogado José António Barreiros.

"PGR não pode falar de processos pendentes
A Assembleia da República (AR) não tem legitimidade constitucional para chamar o procurador-geral da República (PGR) para prestar esclarecimentos sobre um processo judicial pendente. Ao fazê-lo, está a intrometer-se "na esfera privativa de acção do poder judicial". A tese é defendida pelos advogados da Casa Pia, que, sem afirmar taxativamente que Souto Moura não deve ir à Assembleia da República, mostraram-se esperançosos de que saiba distinguir entre os seus "deveres de cortesia" e os seus "deveres constitucionais".
Numa conferência de Imprensa realizada ontem, no centro cultural casapiano, José António Barreiros lembrou que o processo está na alçada dos tribunais e que a juíza que preside ao julgamento já encetou diligências no sentido de apurar tudo o que se passou com as disquetes que contêm a facturação detalhada de altas figuras do Estado.
"Se é grave que a AR intervenha a propósito de processos judiciais pendentes, mais grave que se pronuncie sobre documentos concretos desses processos, gravíssimo é que se possa sobrepor àquilo que já está determinado por juízes nesse processo", continuou, afirmando que os pedidos de esclarecimento da AR configuram "uma intromissão na esfera de autonomia do Ministério Público e na independência dos tribunais"
Para o advogado, a situação "assume foros de intolerável" num Estado de Direito, que não permite a "interferência" do poder político no poder judicial.
O advogado que chefia a equipa de juristas da Casa Pia chegou mesmo a defender que nem a Jorge Sampaio Souto Moura deve explicações concretas e específicas sobre um processo pendente.
"O procurador-geral da República garante que é da legalidade, não tem, no que respeita a processos judiciais pendentes, que prestar contas nem ao presidente da República que o nomeia, nem à Assembleia da República, à qual é estranho", afirmou.
Sublinhando que não é seu objectivo "evitar" que Souto Moura esclareça tudo o que se passou, os advogados da Casa Pia esperam que o caso das disquetes com a facturação detalhada seja esclarecido no foro judicial próprio, sem "quaisquer condicionantes de cunho político"."

Perante tudo isto fico cada vez mais convicto que o processo Casa Pia é um embuste de todo o tamanho. Há muito mistério que nunca será desvendado, porque, por certo, não interessará desvendá-lo.

Faltava-nos este

Ao que parece Paulo Portas vai ter um programa na SIC já a partir de Fevereiro.
Tenho a convicção que é mais um tiro nos pés que a SIC vai dar. Se pretendia ter um espaço de opinião ligado`a direita, escolhia alguém que sendo dessa corrente tivesse igualmente uma postura de seriedade, sem demagogias baratas, falsos moralismos ou populismo bacoco. Claro está que estou a referir-me a Adriano Moreira.

Ainda a televisão

Era já do meu conhecimento que a TVI e a Endemol se estavam a preparar para mais um "reality show" com famosos, programa esse que iria decorrer no circo.
Esfreguei as mãos de contente e preparei-me mentalmente para não perder uma imagem que fosse desse mesmo programa.
Hoje obtive informação sobre esse mesmo programa que me deixou desiludido e triste, originando até que eu perdesse o apetite para o programa. E isto tudo porquê?
Porque afinal as jaulas vão ter os mesmos habitantes de sempre, os animais.
Isto estamos nós fartos de ver. O que eu queria mesmo era ver um famoso amestrado, isso é que tinha piada.

A terminar

A campanha para as presidenciais acaba hoje.
Fazendo fé nas sondagens D. Ajudante será eleito à primeira volta. A dúvida persiste nos lugares que se lhe seguem. Será D. Osculador e depois D. Montador de Tartarugas Gigantes III ou será o inverso.
Preparemo-nos pois que os tempos próximos são de arrepiar se as sondagens baterem certo.

Sem comentários:

não sei porquê (ou até sei) mas parece que é preciso ajudar Marcelo a terminar o mandato com dignidade