sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Lembram-se de eu vos ter falado dos TLEBS (Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário), tendo eu prometido voltar ao assunto, pois bem aqui vai.
Primeiro quem quiser conhecer a nova nomenclatura pode consultar a Portaria n.º 1488/2004 e logo ficará a par da coisa.
Mas sobre a matéria propriamente dita importa dizer o seguinte:
De quando em vez aparecem uns artistas que não sei se é por não dormirem de noite ou se, pelo contrário, é por muito sonharem que dão à estampa umas ideias e as vendem como se se tratassem de uma das sete maravilhas do mundo. Se quisermos ter uma imagem mais real, comparemos estes artistas com os vendedores de banha da cobra que aparecem vulgarmente nos filmes de cowboys, embora esta comparação seja perniciosa para estes últimos.
Pois bem, estes artistas decidiram nada mais nada menos substituir a terminologia linguística que vigorava desde 1967. Porquê? Por certo que nem eles saberão, mas como ouviram dizer que era necessário inovar eles não foram de modas inovaram (substituiram).
O ensino do português já não está fácil, mas estes tipos teimam em complicá-lo ainda mais.
Porquê ensinar a terminologia no ensino básico? Porquê confundir?
Não seria preferível ensinar a escrever e a interpretar correctamente?
Imaginemos uma ida duma criança ou até mesmo de um adolescente ao médico. O médico ao observá-lo verifica que é portador de varicela. Será que o médico lhe diz que ele tem varicela ou, pelo contrário diz-lhe que ele tem catapora, ou que ele tem uma doença causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3).
Estou em crer que estes senhores nem se lembram do imbróglio que aconteceu nos anos 70/80, nas nossas escolas, quando limparam dos manuais de português tudo o que estivesse relacionado com a gramática tradicional, optando por dar à estampa aquelas tretas do generativismo.
Vamos estar perante uma nova desgraça.
Nem quem ensina, nem quem aprende vai entender nada disto. Não estarei a exagerar se disser que está instalado o caos no ensino do português.
Agora e para rematar, sabem quem foi o secretário de Estado que assinou a Portaria, foi o mesmo que na anterior época de exames questionou a sra. ministra da Educação no Parlamento sobre um exame de história do 12.º ano porque este não considerava o regime da URSS como totalitário, nada mais nada menos que o deputado do CDS/PP Diogo Feio.

Para terminar deixo-vos uma peça jornalística hoje publicada no DN e da autoria de Fernanda Cancio e que é de leitura obrigatória.

Sem comentários:

entrada de leão, saída de sendeiro... esta é a melhor explicação para a embrulhada governativa sobre o IRS, promovida por Miranda Sarmento e...