segunda-feira, 22 de outubro de 2007

E agora? A guerra aí está. A Turquia avança em território iraquiano com a desculpa dos curdos. Se fizermos marcha-atrás no tempo, lembrar-nos-emos de certo da satisfação com que a Turquia assistiu ao derrube de Saddam, quanto mais não seja porque de há muito que vinha lançando o olho aquele espaço.
Por outro lado quando perceberam que os curdos estavam a apoiar e a ser apoiados pelos invasores do Iraque depressa se esvaneceu a sua alegria e de imediato aumentou a sua preocupação.
Convém não esquecer que após a Primeira Guerra Mundial, em 1920, um acordo internacional prometeu aos curdos a criação de um Estado, mas três anos depois Kemal Ataturk anulou a decisão e reprimiu o nacionalismo curdo.
Vejam a diferença: aos Judeus não foi só prometido, foi-lhes dado de bandeja um espaço roubado a outros e que por sua vez eles próprios se encarregaram de aumentar sem olhar a meios. Aos curdos, foi-lhe prometido, mas nada lhe foi dado e ainda por cima foi feita uma tentativa de limpeza étnica.
Mas a política internacional é feita de hipocrisia.
Reparem: os europeus não querem a Turquia na Comunidade Europeia e vão sempre adiando a questão, só que para tirarem com uma mão têm que dar com a outra, por isso são contra os curdos e a favor da Turquia.
Os americanos apoiaram os curdos qundo se tratou do derrube de Saddam no Iraque, mas agora e porque os Turcos podem fechar as bases americanas que existem no seu território, vai de apoiar os turcos.
Tenham vergonha na cara e pensem que por estar a começar um novo imbróglio igual ao que hoje se verifica entre os israelitas e os palestinianos.
Uma coisa é certa: se Saddam não conseguiu destruir o PKK (O Partido dos Trabalhadores do Curdistão), não vai ser a Turquia a consegui-lo.

Para mais, podem ler:
- Os curdos e a Turquia; Curdos; Curdistão e muitos outros.

Fiquei a saber (vi fotografias do autocarro da Câmara de Aviz) que existiram câmaras do PCP que cederam os seus transportes para trazer pessoal para a manifestação e possivelmente até existiram pessoas arregimentadas em lares e associações.
Fiquem a saber que sou contra.
Fica mal na fotografia a CGTP e sem necessidade.
Já as autarquias nem merecem comentário, só espero é que se forem investigadas sobre gastos depois não digam que foi retaliação.

Sem comentários:

entrada de leão, saída de sendeiro... esta é a melhor explicação para a embrulhada governativa sobre o IRS, promovida por Miranda Sarmento e...