sábado, 22 de outubro de 2005

Algumas soltas

- Os juízes e magistrados do Ministério Público convocaram uma greve para a próxima semana. Boa. Quantos dias são? Dois, três, cinco, ..., pouco importa meus amigos se nos lembrarmos de quanto tempo leva a justiça a resolver situações. É tanto ou tão pouco que às vezes os casos prescrevem.

- O presidente da República, Jorge Sampaio, promulgou a lei que acaba com os privilégios dos titulares de cargos políticos, como por exemplo as subvenções vitalícias. É uma matéria que devia ter merecido atenção há mais tempo.

- Afinal a lei de interrupção voluntária da gravidez, pode ser alterada em sede de Parlamento. Lamento, mas tenho de o dizer: é uma solução que só peca por tardia.
A cobardia de uns associada à hipocrisia de outros não se deve sobrepor ao sofrimento e ao direito invidual.

O quê?!

Foi o Ministério Público que revelou ao Banco Espírito Santo a identidade das demais entidades bancárias que estavam sob investigação por indícios de evasão fiscal, fraude fiscal e falsificação de documentos. A alegada violação do segredo de justiça, que envolvia o BCP, o BPN e o Finibanco, posteriormente alvo de buscas judiciárias, partiu do próprio Departamento Central de Investigação e Acção Penal, que lidera o inquérito. Tudo aconteceu na segunda-feira, quando os investigadores se deslocaram à instituição financeira liderada por Ricardo Salgado para fazer buscas e levantamento de sigilos bancários.
E agora? Como é que ficamos.
Ah! ... já me esquecia, o sr. Procurador Geral da República já mandou instaurar processos aos jornalistas por violação do segredo de justiça.
Tem razão a Polícia Judiciária ao criticar a forma como esta investigação ocorreu.

Esquisito... ou talvez não, sei lá!

As razões que levam o PSD a apoiar Cavaco a presidente:
* "Por uma questão de confiança - porque Portugal vive uma crise económica e social e o prof. Cavaco Silva é o estadista que melhores condições tem para renovar e gerar confiança;
* por uma questão de credibilidade - porque o País precisa de recuperar a credibilidade e o prof. Cavaco Silva, pelas suas características de rigor, é capaz de devolver o prestígio às instituições; e * por uma questão de esperança - enquanto primeiro- -ministro, o prof. Cavaco Silva soube dar esperança aos portugueses e esse espírito de missão é importante."
São estas as razões?! Estamos conversados meus amigos porque percebe-se que o PSD não quer um presidente de acordo com o nosso sistema, o que ele pretende é que Cavaco seja um presidente, mas ... à americana, com todos os poderes e mais alguns.
Só não percebo é o porquê de Marques Mendes "embarcar neste navio" pois isto pode levar a pensar que o PSD é incapaz de fazer seja o que for e que só Cavaco é capaz de resolver todos os problemas. O sacana do mito sebastianista é lixado.

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...